Ansiedade ou paro de fumar

Feita por >Guilherme Teixeira · 9 jan 2023 Abordagem psicológica

Olá, Sou Guilherme Teixeira, tenho 21 anos e a mais ou menos 3 anos venho tendo tremores no corpo quando me sinto em situações desconfortáveis, por exemplo quando estou em perigo, em lugares estranhos com muita gente, mas são até que passageiros, mas de uns meses para cá, quando fumo (maconha) eu sinto esse tremor em mim, não cai nada da minha mão ou algo do tipo mas o tremor é nitido sabe, não consigo ficar quieto parado sem tremer e algumas pessoas percebem (tento disfarçar bem), seria um caso medico ou psicologico?

Obrigado a todos que tirarem um tempinho para responder

A melhor resposta 10 JAN 2023

Olá, Guilherme, tudo bem?
Fiquei com uma dúvida: o ato de fumar está ligado a essas situações desconfortáveis? Porque fiquei imaginando se tremores = situação desconfortável, logo há algum desconforto durante o uso?
Acredito que o que mais possa nos interessar seja esse desconforto em si, já que, a maconha pode ter alguns efeitos adversos em pessoas diferentes. Te indico realizar algumas sessões com um psicólogo que te ajude a explorar esse fato. Busque alguém que não faça julgamentos a respeito da maconha em si, acho que isso pode te deixar mais confortável, ok?
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

13 MAR 2023

Olá Guilherme.
O ideal é que procure um médico e um psicólogo, pois seu relato parece indicar a necessidade de um médico psiquiatra e de um psicólogo.
Tem certos tipos de tremores que estão relacionados a TAG (transtorno ansioso generalizado) e há outros tipos de tremores que podem estar vinculados ao uso de substâncias como maconha, cocaína e álcool.
Para sua informação, embora há um grupo de pessoas que acham a maconha inofensiva, estudos mostram que esta substância pode afetar o cérebro, causando esquizofrenia ou demência. O uso de álcool também pode causar tremores, principalmente na abstinência.
Buscar ajuda médica e psicológica poderá te ajudar a entender melhor o que está acontecendo.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 JAN 2023

Olá Guilherme! Obrigado por escrever. Certamente você precisa de ajuda de um de nós, psicólogos. A questão será você vir com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade. Três anos de tremor aos vinte e um anos, é idade boa para refletir essa etapa da vida e as exigências da cultura. Certamente você precisa melhorar a auto estima e treinar a troca social ética, saudável, harmônica e integrada com a parte da cultura mais adequada ao que lhe for de melhor medida.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.

8602 respostas

10 JAN 2023

Ola Guilherme, tudo bem ?
A visita a um médico seria indicada, para o acompanhamento necessário e se recomendado o uso de medicações.
Mas o acompanhamento psicoterápico é indispensável, visto que na sua fala você diz sobre lugares desconfortáveis e muita gente isso emite insegurança.
Caso decida, agende uma sessão comigo. Desejo luz.

Ana Koller Psicólogo em Porto Velho

3 respostas

10 JAN 2023

Olá! Se você precisar de ajuda é só marcar comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

10 JAN 2023

Olá! Guilherme
Como tem passado?
Compreendo como você tem se sentido
É importante o acompanhamento psicológico para trabalhar as situações que te gera desconforto
E o acompanhamento médico se faz necessário para verificar os sintomas e se existe necessidade ou não de ação farmacológica

Gostaria de marcar uma consulta inicial para conversarmos a respeito do que tem gerado desconforto e sofrimento?

Me mantenho a disposição

Rebeca Souza Psicólogo em Salvador