Estou junto há 8 anos e sinto ciúme de outra mulher: consertar meu casamento

Feita por >João · 21 dez 2020 Terapia de casal

Sou casado a dois anos, tenho 32 anos e ela 28, estou junto dela a 8 anos, ela foi uma conquista muito difícil , ela tinha outro no começo e eu amava muito ela, corri muito atrás dela até que ela cedeu e começou a gostar de mim, os anos passaram e ela se mostrou uma excelente companheira e amante, e nós nunca tivemos problemas extra conjugais, nos sempre se respeitamos, nunca tive contatinho de meninas no whatsapp e nem ela de homens.
Meu problema começou esse ano, ano do corona virus, passei muito stress com nossa casa que está sendo construída, além de meu sobrinho passar todo o tempo livre que tinha aqui em minha, mudando totalmente minha rotina e me estressando mais porque não podia fazer muito das coisas que fazia no meu tempo livre e minha esposa ficava por aqui tbm, e em decorrência do sobrinho na minha casa não tinhamos quase nenhum relacionamento pq ele tinha aula on-line e ela tinha q ficar junto, eu tentava ficar em paz em outro cômodo da casa. Não sei se isso foi o motivo do problema que estou passando agora com uma pessoa do serviço.
Em outubro entrou na empresa novos funcionários, entre eles os jovens aprendizes, de idade entre 16 e 17 anos, uma bela tarde uma dessas jovens bonitinhas ficou próxima do meu setor e nós começamos a conversar, eu sempre fui brincalhão, e brinquei com ela, rimos muito, ela ficou trabalhando ali me encarando, foi ai que perguntou meu nome, na hora já senti que ela sentiu interesse sexual em mim, e ao longo daquele dia ela demonstrou outros pequenos sinais de interesse.
Mexeu muito com minha cabeça, pq nunca tinha acontecido isso, as meninas sabiam que era casado e nunca avançaram o sinal comigo, mas ela não sabia pq não podemos usar aliança no serviço, continuei conversando com ela ao longo dos dias, ela parecia interessada ainda, e eu me sentia até nervoso como um adolescente quando vê a paquera chegando, mas eu nunca avancei o sinal com ela, conversava sobre tudo com ela, até q contei que era casado, ela foi pega totalmente de surpresa pq não esperava isso. A gente foi conversando e ela perguntava da minha esposa direto, ai já comecei a ver q ela já não queria mais nada comigo, fui ficando até mais tranquilo pq eu não queria trair minha esposa e eu gostava de falar com ela. Um dia, sai pra fazer o horário de janta e fui no setor dela conversar , as pessoas maldosas viram isso e falaram q estavamos tendo alguma coisa, naquele dia tive q conversar com minha esposa sobre ela, pq não queria que chegasse no ouvido dela que estava traindo ela sem ter feito nada, apenas amizade. Minha esposa ficou bem chateada comigo, falei q iria me afastar dela e conversei tbm com a menina sobre isso, ela entendeu, mas eu não esperava que eu ia sentir falta de falar com ela, de ela passar perto de mim e não me dar muita bola, isso está me matando, as vezes ela me vê e conversa comigo, mas nem de longe parece aquela menina q gostava de mim, eu tenho ela no facebook e no instagram, um dia ela estava falando comigo pessoalmente e saiu sem dar tchau nem nada e eu fiquei ali com cara de tonto, fiquei bravo e mandei uma msg pra ela no face, cheguei em casa minha esposa viu meu face aberto, e viu a msg e que eu procurava ela no face direto, a casa quase caiu, ainda bem não tive nada com ela, só amizade, voltamos a ficar bem, mas sinto q ela ainda lembra as vezes do problema e isso machuca muito ela, e eu fiquei muito chateado com o ocorrido, um remorso enorme de ter chateado a mulher da minha vida por alguém q não eu queria nada, depois disso eu comecei a perceber o problema que estava me metendo e estou buscando uma solução. Não consigo não ser simpático com a jovem, puxar algum assunto quando se esbarramos no serviço mas falar oi não vai estragar meu casamento, minha esposa mesmo sabe q oi eu sempre vou dar pra ela, o que vai estragar meu casamento é o ciúme que eu tenho quando vejo ela conversando com outro cara, principalmente se é boa pinta, não sei como faço pra parar com isso, isso está me matando, pq eu sinto uma culpa enorme por me sentir assim, eu acho q eu vejo isso e fico pensando que eu queria estar ali conversando com ela, me ajudem se puderem, não quero estragar mais ainda meu casamento. ps: esqueci de falar q desde q comecei a conversar com a menina, meu apetite sexual melhorou muito com minha esposa, mas nunca fiz sexo pensando nela, não sei se me sinto mais masculino por ter conquistado o interesse de uma novinha ou é a culpa, não sei, só sei que ela está gostando disso pq não eramos muito assim antes ... ah, e ela voltou a trabalhar e eu ter meu tempo livre de novo.

A melhor resposta 22 DEZ 2020

Olá João.
Grata por sua pergunta.
Sim. É muito bom sentir-se amado e reconhecido. Ainda mais quando se está carente e estressado olhar feminino pode mexer mesmo com o ego. Mas agora que está consciente da magnitude do seu envolvimento procure focar-se no seu relacionamento conjugal e invista nele. Use a sua própria experiência para isso. Programe atividades prazeirosas e procure novidades com a sua esposa nos momentos livres. Lembre-se de como a conquistou e das coisas que fez para isso use a mesma energia daquela época para manter o seu casamento. Procure inovar e surpreendê-la. O diálogo é muito importante sempre. Façam atividades prazeirosas juntos, à exemplo podem ser, dança, yoga, caminhadas, passeios, leituras, enfim realize coisas que vêm adiando por falta de tempo ou negligência. Procure a terapia de casal se ainda estiver com dificuldades para solucionar essa questão da colega de trabalho.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

22 DEZ 2020

Olá João! Grato por escrever. Seu casamento não está estragado; sua mente é que está caminhando por caminhos indevidos para o que você diz querer. A confiança em si está um pouco abalada. Com isso você está em dificuldades para agir naturalmente nas situações de convivência, conforme a naturalidade de cada vínculo.
Será importante você consolidar seus planos, metas objetivos, alinhando-os com as práticas nas trocas sociais e afetivas. Para tanto a conduta científica de um psicólogo será de grande valia.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, evitação de aglomerações, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.