Como lidar com o autoritarismo de minha mãe?

Feita por >Caio Gabriel · 12 dez 2016 Psicologia clínica

Minha mãe é maravilhosa e sempre fez de tudo por mim. O principal problema é que as vezes ela é muito autoritária, muito por conta da idéia muito forte que ela tem de "hierarquia familiar" que sempre foi passada paras as gerações da minha família, ou seja, ela nunca aceita nada dos que os seus "subordinados" (seria o filho, no caso eu) dizem que seja contrário ao que ela acha, oq eu tô tentando dizer é que, se ela diz que uma coisa é de tal modo ela não aceita que eu pelo menos tente argumentar sobre aquilo, mostrar que há outros pontos de vista. Ela acha que é unânime em tudo e que sempre está certa, e as coisas não são assim, eu tenho total consciência de que ela é minha mãe eu devo obediência a ela, mas tem certas coisas que não dá. A cada dia nossa relação se agrava mais por conta dessas questões, exemplo disso é que sempre que eu começo a discutir uma coisa com ela e ela percebe que eu estou certo, ela manda logo um "cala boca" e impõe sua razão.

Preciso muito de ajuda pois amo muito minha mãe mas assim não tá dando.

Agradeço desde já.

A melhor resposta 14 DEZ 2016

Prezado Caio, boa noite.
Veja, existem diversos pontos a serem considerados na sua escrita acima. Poderíamos pensar essas funções como “hierarquia familiar” existem e fazem parte do sistema familiar. Porém, se elas forem enrijecidas, fixas, acabam se tornando danosas, corrosivas, como aparentemente esta acontecendo. A possível orientação, seria sugerir, a sua mãe, passar por um processo psicoterapêutico, para que assim, neste processo, ela mesma possa perceber essa rigidez entende? Algo que poderia ser acrescentado Caio é que você mesmo possa ter um momento para resignificar estes papeis desempenhados. Da mesma forma em que pode existir uma rigidez na forma de ser da sua genitora, acaba por repercutir em outra rigidez, que seria o de obediência plena, o que pode causar uma anulação de si entende? São algumas coisas a serem consideradas no limite que é os meios de comunicações.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

22 DEZ 2016

Uma vez que é portadora desta diagnose os familiares devem estar se inserindo em associações e grupos de apoio objetivando conhecimento e troca de experiências a fim de ajudarem a adaptação dentre o nível de autismo desenvolvido.
Acredito que ela já deva ter acompanhamento e que os profissionais deverão auxiliá-la a entender a terapêutica que vem sendo adotada no tratamento.

San Med Psicologia Psicólogo em São Paulo

63 respostas

14 DEZ 2016

Oi Caio, primeiramente não sabemos sua idade e do porque de tantos conflitos, hierarquia familiar, não faz mal a ninguém. Tenho minhas dúvidas quanto a será que ele impõe o que julga estar certo, ou você não quer ouvir o que sua mãe tem a dizer? Quando não concordamos com algo, as vezes deixamos de ouvir os motivos do outro... Não sei se é isto que está acontecendo, pois pelo seu relato pode haver inúmeras interpretações. Aconselho a buscar ajuda de um profissional para poder entender o que acontece. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

14 DEZ 2016

Prezado Caio, boa noite.
Veja, existem diversos pontos a serem considerados na sua escrita acima. Poderíamos pensar que essas funções como “hierarquia familiar” existem e fazem parte do sistema familiar. Porém, se elas forem enrijecidas, fixas, acabam se tornando danosas, corrosivas, como aparentemente esta acontecendo. A possível orientação, seria sugerir, a sua mãe, passar por um processo psicoterapêutico, para que assim, neste processo, ela mesma possa perceber essa rigidez entende? Algo que poderia ser acrescentado Caio é que você mesmo possa ter um momento para resignificar estes papeis desempenhados. Da mesma forma em que pode existir uma rigidez na forma de ser da sua genitora, acaba por repercutir em outra rigidez, que seria o de obediência plena, o que pode causar uma anulação de si entende? São algumas coisas a serem consideradas no limite que é os meios de comunicações.
Atenciosamente.
Wellington Albuquerque.
Psicólogo Clínico - CRP 18809/02

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

14 DEZ 2016

Prezado Juan, boa noite.
Veja, a memória está intimamente ligada ao psicológico, porém, deve-se buscar entender aos possíveis origens dessa perda (ou fuga) dos pensamentos, sentimentos e vivencias que fazem parte desse sistema complexo. Neste caso o indicado seria tanto o profissional de Psicologia como o Neurologista.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

13 DEZ 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

13 DEZ 2016

Olá Caio!
Segundo seu relato, a maneira de relacionamento que está vivenciando hoje é de bastante conflito. Já pensou em iniciar Psicoterapia? Seria muito bom para você, conseguir ter um outro olhar com relação ao que está vivendo e possibilitar outros caminhos para uma melhor relação entre vocês.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

12 DEZ 2016

Olá Caio Gabriel!
A situação que vivencia gera muito conflito e desconforto e existem duas possibilidades para melhora da relação:
a primeira é a terapia de família, onde o psicólogo será um mediador entre você e sua mãe, influenciando de maneira positiva na comunicação e convivência de ambos
A segunda, caso ela não aceite o processo de psicoterapia, é que você realize terapia individual, possibilitando seu fortalecimento e segurança no posicionamento desta relação, sentindo menos desconforto com situações que o desagradam.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo