Como lidar com uma mãe tóxica?

Feita por >Woofeisa · 11 fev 2021 Desenvolvimento pessoal

Olá, queria saber o que fazer à respeito. Minha mãe sempre me controlou e sempre fez muitos comentários, raramente me elogiando. Mas, mesmo assim, eu sei que ela me ama e quer o meu bem. Mas ela sempre coloca ela mesma em primeiro lugar, e cada vez se torna mais insuportável. Todo dia eu me estresso no mínimo dez vezes com ela, e quando falo é pior. Ela se estressa mais ainda, joga coisas no chão, se isola e me xinga, um dia eu comecei a chorar por causa de uma discussão com meus pais. Minha mãe não se importou e meu pai me ajudou. Meu pai viaja pro trabalho, então passo cerca de dois meses com a minha mãe. Ha pouco tempo que eu abri o olho e percebi a pessoa tóxica que ela é, e estou com muito, muito medo de ficar com ela de novo, sozinhas, porque sei que ela vai me destruir emocionalmente aos poucos de novo, sem nem perceber. E eu não sei como lidar com isso.

A melhor resposta 12 FEV 2021

Olá, você já fez um grande movimento, que foi o de conseguir se dar conta de algumas coisas muito importantes. Não temos a capacidade de mudar o comportamento das pessoas, porém temos como modificar a forma como esse comportamento do outro nos afeta. Acho que você se beneficiará muito neste momento de buscar ajuda especializada de um psicólogo. Penso que você conseguiram-se blindar muito e deixará de ser tão afetada pela sua mãe. Será muito importante para você conseguir ser independente, inclusive desta forma de amor distorcida. Pense com carinho em fazer terapia, você será muito beneficiada.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

18 FEV 2021

Woofeisa,
Talvez a tua mãe não seja tão tóxica como voce imagina.
Quem é voce? De onde vem? O que veio fazer aqui? Qual o objetivo da tua vida?
Voce nasceu através dos pais mas não é deles. Veio para se realizar...
Teus pais já cumpriram com a missão deles contigo. Agora voce precisa se separar dos teus pais para cumprir com a tua missão.
Voce está na casa deles e não tem direito de exigir nada deles. Trata-se de voce entender e retirar-se quando puder fazer.
Invista em sua autonomia afetiva, emocional e financeira. Aos pucos, quando tiver condições deixe a csa deles e construa a tua realidade. A eles, toda a gratidão pelo que fizeram por ti.

5817 respostas

13 FEV 2021

B Tarde. Vc tem questões com sua mãe q não consegue resolver, e além de vc ter receio de q vcs se aborrecam cada vez mais uma com a outra, vc não sabe como lidar com ela .
Relações humanas são complexas . Aprender a lidar melhor com nossos sentimentos vc consegue através da psicoterapia. Procure ajuda.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

12 FEV 2021

Olá Woofeisa! Grato por escrever. Sua mãe não é tóxica, é mãe. Mãe contém uma infinidade de características, dentre elas, uma pode ser, ser percebida como tóxica. Certamente ela é muito próxima de você e quer o seu bem, do jeito dela. Você também quer o bem dela, do seu jeito. Ambas tem suas razões. A razão maior situa-se em construir a si mesma.
Algumas perguntas ajudam a ponderar sobre isso:
- Como você planeja e utiliza seu tempo?
- Sua alimentação sono, atividade física, trocas socais reais e rotina de vida, estão adequadamente temperados?
- Quais são as metas e objetivos que estão direcionando tuas ações em busca da realização?
Cabe uma observação muito importante: ninguém pode poder destruir emocionalmente a mim, sem eu participar. O controle disso precisa ser administrado por você.
Será importante você aprofundar essas reflexões através da conduta científica de um psicólogo.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8604 respostas

12 FEV 2021

Olá, bom dia!
Vc já iniciou seu trabalho de autoconhecimento ao identificar a relação tóxica que vive.
Pelo seu relato é filha única, consequentemente o centro das atenções, por isso é tão vigiada.
Se vc chegou até aqui procure apoio psicológico, vai se sentir melhor e mais segura para fazer suas escolhas.
Boa sorte.
Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro