Como lidar com mãe que não te reconhece e não respeita suas mínimas vontades

Feita por >Alisson · 25 mar 2018 Terapia familiar

Olá, me chamo Alisson, 26, e estou com muita dificuldade em lidar com minha mãe. Ela não é tão idosa, tem 53 anos.

Moramos eu meu pai e ela dentro de casa, onde dividimos as contas. Quem paga o aluguel do apartamento sou eu.

Meu problema é que minha mãe não respeita minimamente minha vontade de não querer que crie gatos dentro de casa. Já foi feita a experiência antes e não foi nada legal, além do forte odor da urina desse animal, tem o problema dos pelos.

Ainda assim ela insiste em criar esse animal. Infelizmente hoje tivemos uma discussão um pouco exaltada em que expus estes pontos, mas não adiantou muito, pois ela começou a dizer " tá jogando na cara", "um dia você também vai ser pai" e por fim começou a chorar.

Mesmo tendo consciência que não houve nada que justificasse esse comportamento de choro dela, a abracei e pedi desculpas.

Nunca dei trabalho, sempre fui uma pessoa caseira e de estudo, tenho dois diplomas. Mas isso não está ajudando muito a saber lidar com a situação, me parece que minha mãe não dá a mínima importância pra o que penso, enfim não me respeita como adulto dentro de casa.

Esse ano saio de casa pra fazer o doutorado, mas isso acontecerá lá pro final do ano. Gostaria de saber como lidar com a situação até lá.

Agradeço a todos.

A melhor resposta 26 MAR 2018

Boa noite Alisson é um pouco complicado ir de contra a opinião de outra pessoa e ai fica mais delicado ainda quando é com a nossa mãe, mas o que você relata trás a questão do respeito e de limites, contudo você para evitar o conflito sede ao desejo da sua mãe que usa o choro como reforço nessa relação, sugiro que você procure uma psicoterapia se já faz e, se não faz terapia procure fazer para tratar desses questões que estão tão presente na sua relação materna, fortalecer e se preparar para dizer não, exigir respeito, impor limites e se manter firme para quando sua mãe utilizar as emoções, o afeto você não desistir, pense, reflita sobre essa questão. Um forte abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador