Sou mãe autista e não sei lidar com meu filho

Feita por >carol · 23 dez 2020 Autismo

Sou uma mãe autista e n sei lidar com meu filho mais velho de 3 anos pois sou mto individualista moro com meu marido autista tb e tá mto difícil fazer as coisas juntos, a criação, o q mostra na tv, etc
Não consigo criar uma rotina pois qdo tento meu marido n segue e aí fico mto brava com ele, pois ele n direciona nosso filho e qdo meu filho tá no vácuo sem fazer nd começa a surtar fazendo birra ou querendo td do jeito dele eh mto difícil lida com isso
Penso até em me separar
Pois eh impossível conseguir fazer uma rotina p dois bebês de idades diferentes um 3 e o outro 1 ano
Aí o mais velho sempre surta mais e chora mto qdo n fico mto tempo com ele mas eh q n tenho mta paciência p as brincadeiras dele e ele eh mto instável

A melhor resposta 25 DEZ 2020

Carol, ter um diagnóstico de autismo já faz c q sua vida seja diferenciada e q vc tenha acompanhamento psicólogico. E neste caso seu marido TB. Para saber lidar com demais relações.
Busque terapia.
ABS Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

26 DEZ 2020

Oi Carol,
Seria importante aprofundar sobre o diagnóstico do seu filho, ele tem apenas 3 anos e é preciso fazer um acompanhamento para ter certeza do diagnóstico. Essa idade requer muito dos pais, você relata que não tem muita paciência para brincar, muito provável que tenta chamar sua atenção o tempo todo.
Procure fazer terapia.
Um abraço.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

26 DEZ 2020

Oi Carol... tens um filho e o marido que são autistas ... realmente é um grande desafio para ti.
Ser autista não é problema, problema é querer colocar os autistas no mundo dos "normais" e aí não tem como porque eles não vivem e não sentem as coisas como os "normais", dentro de rotinas, de regras.
Eles são muito emotivos, sentem mais do que os demais e aí que podes utilizar eles para a tua aprendizagem... Viva mais com o coração e não com o pensamento racional.
Precisa sim fazer Psicoterapia para obter ajuda a compreender esta situação desafiadora para ti mesma.
A solução não é adequar eles na "regra" dos normais porque neste aspecto (emotivo e sentimental) eles são superiores.

5817 respostas

24 DEZ 2020

Olá Carol! Grato por escrever. Diagnóstico de autismo fechado aos três anos, não é comum. Autismo é um transtorno de espectro. Em outras palavras, há uma variação muito grande de possibilidades. Como você relata que seu marido também é autista, você tem outra criança, será importante você procurar por instituições da tua cidade ou de cidade vizinha que dão apoio a essas situações, envolvendo famílias de autistas. Em outra frente, será muito importante você poder contar com psicólogo para ponderar mais profundamente possibilidades melhores para a tua vida. Evite decisões precipitadas e definitivas.
Procure por essas frentes. Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos ainda muito mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.