Um psiquiatra pode me indicar um ansiolítico já na primeira consulta?

Feita por >Ananda · 27 jul 2021 Ansiedade

Olá, estou com problemas para controlar ansiedade. Infelizmente não posso realizar terapia no momento, pois não tenho tempo para ir a consultas. Tenho muita insônia, pensamentos repetitivos de preocupação, fortes crises (fala de ar, dormência pelo corpo, medo de morrer, e vômitos). Queria saber se um psiquiatra pode me receitar um medicamento na primeira consulta. Já fui a alguns médicos e não tenho nenhum problema cardíaco ou pulmonar.

A melhor resposta 28 JUL 2021

Olá, Ananda.
Do ponto de vista médico, o psiquiatra tem autonomia para prescrever um medicamento, se achar necessário.
Mas do ponto de vista psicológico, a ansiedade e todos os sintomas que relatou pode ser uma informação importante que seu corpo esteja transmitindo de que algo precisa ser ajustado. A medicação visa inibir os sintomas, e portanto remediar o que está te incomodando, mas é justamente a angústia que sente é quem pode te ajudar a elaborar um conflito que precise resolver.
Como, no momento, está sem condições de investir em uma terapia, sugiro fortemente a prática da meditação.
Há vários vídeos no youtube de pessoas que explicam sobre vários métodos diferentes, mas a proposta é que para obter alivio de uma mente que está te pilhando com preocupações, é que possa "sair" um pouco da lógica do pensamento e substituir para a lógica do sentimento.
No fundo, todos nós temos uma verdade interna, como se fosse uma voz, ecoando para a direção que devemos tomar. A meditação, quando feita de forma regular, te auxilia a reconhecer esta verdade através do discernimento do que vem da mente e o que vem do seu coração.
Pense nisso e se tentar, depois nos conte como foi.

Thais Souza Psicólogo em São Paulo

109 respostas

28 OUT 2021

Olá! Sim, o psiquiatra vai fazer uma avaliação e se houver necessidade passa a medicação. O melhor tratamento para ansiedade é medicação e terapia.
A terapia você pode fazer online, não há a necessidade de deslocamento e pode fazer da onde você estiver. Quando estiver se sentindo mais ansioso avalie quais são seus pensamentos, os pensamentos influenciam os sentimentos.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

4 AGO 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser entrar em contato comigo é so agendar que lhe respondo o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 AGO 2021

Olá Ananda, espero que esteja bem!

Se você vai a um psiquiatra não espere outra coisa diferente de uma receita para que você use algum tipo de medicamente que, aparentemente, irá cessar o sintoma que é sua queixa principal. É preciso compreender a fundo quais as causas e raízes dessa sua ansiedade e demais sintomas que descreve, e isso um psiquiatra não irá fazer. Você pode até tomar um ansiolítico e sentir aquela sensação de leveza e aparente calma, mas quando o seu efeito passar a probabilidade de tudo voltar, é muito grande. É preciso que você entre em um processo de Psicoterapia para investigar detalhadamente as causas destes sintomas que descreve. Eles podem ter origem em uma série de fatores que você nem sequer imagina. Mesmo que você não tenha tempo de ir para consultas, hoje em dia existe a possibilidade atendimento on-line que facilita todo o processo, dando mais praticidade para o paciente ter uma consulta sem sair de sua casa. Sugiro você buscar um profissional de Psicologia para que ele possa te acompanhar um tempo e te dar uma resposta mais precisa sobre suas queixas. Caso contrário, você pode passar anos usando um medicamento que servirá apenas como um paliativo, e não resolverá realmente suas questões. Espero ter te ajudado e desejo que fique bem!

Abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

31 JUL 2021

Ananda. Eu te aconselharia respiração diFragmatica medicação....
Abs

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

28 JUL 2021

Oi, Ananda.

É possível sim que ele prescreva logo na primeira consulta, no entanto, vale considerar o quanto você se sentiu confortável e ouvida durante a sessão. Já ouvi relatos de pacientes que optaram por uma segunda consulta com outro psiquiatra por não se sentirem seguras e assistidas no atendimento anterior. Infelizmente, ainda existem profissionais da saúde que estão no automático e pouco consideram as especificidades de cada paciente.

Sobre a possibilidade de fazer psicoterapia, considerando que a inviabilidade do seu caso diz respeito apenas a tempo, não é possível fazer de maneira remota? Alguns profissionais atendem em horários específicos como às 05h ou às 23h por exemplo. Seria de muita importância no seu caso conciliar o medicamento com o acompanhamento psicológico.

Espero ter ajudado, desejo força.
Se precisar de algo mais, me coloco à disposição.

Grande abraço,
Vivian Curvelo - Psicóloga

Vivian Curvelo Psicólogo em Hortolândia

175 respostas

28 JUL 2021

Olá Ananda! Grato por perguntar. Você está colocando que tem a sensação de que o psiquiatra não teve dados suficientes para forma convicção sobre o uso de medicamento ou não. De outro lado, pela experiência de consultório, posso te afirmar que, sendo a psicoterapia com psicólogo, uma prioridade, você direcionará o tempo. Tanto você pode conseguir a psicoterapia pertinho de você, quanto pode fazer de modo virtual.
Ansiedade é algo a se aprender a lidar, vivenciando o melhor controle e nível possível. Será bastante interessante uma pesquisa com psicólogo, de forma mais aprofundada, detalhada, para que possamos te ajudar.
A princípio, sendo possível, é melhor evitar medicamentos.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de políticos falsos, de grande maioria de falsos religiosos, até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Instituto Butantan, TV Cultura, Universidades Públicas, Organização Mundial da Saúde!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

28 JUL 2021

Ele vai analisar seu caso e, dependendo, pode sim receitar uma medicação no primeiro encontro. Porém, pode haver um tempo até que se acerte a medicação e a dose correta. Além do mais, a medicação demora um certo período até surtir efeito. Mas fique tranquila, com acompanhamento, tudo dará certo! A psicoterapia ajudaria nesse processo, potencializando os resultados.
Fique bem!

Carina Rocha Meneghetti Cassi Psicólogo em São José do Rio Preto