Uma relação conturbada com minha mãe.

Feita por >mikeland2022 · 28 dez 2022 Terapia familiar

Oi para você que está lendo tudo bem? Eu não sei se coloco meu nome aqui ou se ele aparecerá, mas colocarei o codinome de Mike, ok? Tenho 25 anos e no momento ainda moro com minha mãe. Quis vir hoje aqui desabafar sobre um problema familiar que acabei de ter, mas para chegar no episódio de hoje, quero contextualizar a pessoa no qual tive o problema, que é minha mãe. Desde que eu era novo, ela sempre foi uma mãe coruja sabe? Aquela mãe que parou a própria vida em prol do próprio filho (eu particularmente acho isso uma loucura, mas ok, até certo ponto agradeço por isso), que sempre é a mãe curiosa para saber o que o filho faz etc. Desde que fiz 18 anos comecei a ter alguns embates com minha mãe pois nessa idade todo filho acha que já sabe tudo, que é o senhor do mundo, e que pode tudo kkkkk Mas, de uns anos para cá, minha mãe vem se mostrando três coisas, retrógrada, preconceituosa e negativa. Retrógrada por começar a falar coisas em relação ao meu hábito de fumar como: "Prefiro que você encha a cara, pegue o carro e atropele 10 pessoas do que por esse baseado na boca". Preconceituosa pois ela é uma ex madame, uma mulher que quando mais nova tinha tudo de bom e perdeu tudo e vê as pessoas (as de baixa renda) como algo ruim, inferiores. E negativa pois em tudo ela vê problema, trás todos os problemas para cima de mim etc. E sério gente, 25 anos nas costas tendo que aturar uma mãe assim? Pô ta dificil.... E não gente, infelizmente no momento eu não recebo o suficiente para poder sair de casa, infelizmente. Minha mãe tem 62 anos, eu até tenho uma psicóloga e a mesma disse que ela não irá mudar. Minha mãe é aquela mãe que é a dona da razão e ninguém mais pode contraria-la sabe? Mas então, meu problema de hoje (como citei no inicio do texto) deu-se inicio desde que comecei a namorar a minha atual companheira, ela é de Belém, lá no Pará, E obviamente, a ex madame não aprova esse namoro. Xinga a menina para mim, fala que ela não é uma pessoa para estar comigo, que ela é baiana e todos termos pejorativos que vc pode pensar de uma sogra xingando a nora. Ela ja havia proibido dela entrar aqui em casa (moramos em um prédio), porém, no dia de hoje minha namorada veio até aqui para poder me devolver o cabo do carregador que havia ficado com ela, e com isso, ficamos sentados no salão de festa do prédio. Acreditam que do nada ela desceu e me viu ali com minha namorada e começou a falar um monte?! Acreditam? Na frente da menina, sério, foi algo vergonhoso e humilhantes para todos. Minha namorada que é uma bocuda também, já levantou e questionou minha mãe; "Eu fiz algo para senhora? Porque você me trata assim?". Minha mãe é tão retrógrada que nem soube responder a coitada direito, somente disse em voz alta "Se enxerga garota!" e foi saindo andando em direção ao elevador para subir, mas quando minha namorada só comentou "Que falta de educação" minha mãe já virou e proferiu "Eu vou bater nessa menina" e prontamente eu a segurei e a "joguei" (modo de falar ok?) para dentro do elevador e ainda pude ouvi-la dizer: "Essa baiana, desgraçada". Depois de todo essa cena, eu obviamente pedi para sairmos do prédio e fomos dar uma volta no shopping para esfriar a cabeça, porém, agora quando cheguei de volta em casa, pasmem, a porta estava trancada e eu não conseguia entrar em casa kkk Hilário ou trágico? Vocês escolhem.... Fiquei mais de uma hora com o dedo na campainha sem parar, e aí lá foi ela na cozinha e desligou a força do apartamento inteiro porque não aguentava mais eu tocando a campainha. Logo após comecei a fazer barulho na maçaneta fazendo força nela e fazendo um belo barulho e quando ela percebeu que não ia rolar ficar sem energia no apartamento por conta disso, ela foi e abriu a porta, porém, teve pela primeira vez (nos meus 25 anos) uma atitude que eu nunca esperava, partiu para a agressão. Me bateu, tentou me chutar, gritou, xingou, meteu a unha em mim e me furou.... Mas calmem, obviamente eu não revidei, afinal, ainda é minha progenitora, ela é depravada, mas me criou bem, sério, me criou bem nesse ponto. Mas agora eu to aqui, trancado no quarto, bem pensativo sobre isso tudo, passando pomada regeneradora na pele (pois ela me furou) e fico aqui me perguntando e deixo o questionamento aqui: O que eu faço? Ou o que você que está lendo faria? Já pensei em várias coisas, mas no momento me sinto encurralado sem saber o que fazer. Não vou terminar meu namoro, pois sou extremamente apaixonado por ela. Não posso sair de casa pois tem dois pontos, eu não recebo o suficiente nem para pagar o caução de um aluguel. Sendo sincero, 25 anos nas costas e não me sinto nem um pouco preparado para uma vida adulta, nem me formei na faculdade ainda kkkkk. Só sei que tudo o que estou passando está me deixando com depressão. Já passei em um psiquiatra (porém é os de convênio, então é 5min de consulta e tchau) e estou tomando um remédio também, que é o Reconter, mas sinto que não está ajudando, pois o foco era solucionar meu déficit de atenção, desânimo e rápida perca de interesse pelas coisas, mas de verdade, nem to sentindo diferença em nada. Só sinto que aumentou um pouco meus pensamentos suicidas e o remédio tirou bastante minha libido. Enfim, se você chegou até aqui embaixo e leu tudo, eu agradeço o seu tempo por ler meu desabafo, é a primeira vez que faço algo do tipo na internet. Mas queria muito ler a opinião de vocês por favor. Obrigado!

A melhor resposta 31 DEZ 2022

Olá Mikeland
Voce precisa fazer duas coisas:
1ª Parar de tomar medicamentos porque vão te arruinar
2ª Cortar o cordão umbilical com a sua mãe... voce veio atravpes dela, mas não é dela. E, voce veio para se realizar, cumpriri com o teu objetivo de vida e através dele, ser feliz.
O problema não é a sua mãe... ele é assim e não vai mudar, não tem nenhum poder sobre outras pessoas; elas mudam se quiserem mudar. Mas tem plenos poderes sobre voce mesmo... voce já tem 25 anos e ainda está subjugado a ela... se continuar assim, vai continuar sendo infantil e terá dificuldade de encontrar companheira para voce.
Voce é que pode se impor e começar a administrar a sua vida...
OK... a casa é dela, ela que manda, mas pode namorar fora da tua casa.
Precisa resolver o teu problema de dependência, emocional e financeira; se continuar dependente voce terá que comer nas mãos dela. Viabilize voce administrar a tua vida e na medida que pode, rejeite a ajuda dela.
Voce não é dela, apenas nasceu dela... agora vai em busca do teu mundo, com muita responsabilidade e dignidade.
Abraços

5817 respostas

22 FEV 2023

Olá Mike.
Escrever é uma forma de colocar pra fora de sua mente aquilo que está te incomodando, ajuda a aliviar esta sensação horrível que está sentindo e costuma diminuir a vontade de sair e falar um monte para sua mãe. Você fez bem em escrever. Se preferir, se acontecer de ficar assim novamente, poderá pegar caneta e papel e escrever até cansar, depois rasgue tudo que escreveu, eu costumo chamar esta escrita de limpeza mental, por isso se rasga e joga fora, lixo não se guarda e evita que alguém leia e se sinta mal.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

6 JAN 2023

olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar comigo que eu lhe responderei o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 JAN 2023

Olá Mike! Obrigado por escrever. Você e sua mãe são vítimas do mesmo mecanismo. Aos vinte e cinco anos, a imensa maioria das pessoas quer ter espaço próprio, viver a própria vida, ter autonomia, e essa mesma maioria não se preparou para isso. É o lado conveniente dos pais e mães que dão o sustento, prolongando a dependência e a adolescência. Arranje um trabalho e comece a viver conforme tuas possibilidades materiais autônomas. Isso não quer dizer que você tenha que morar em lugar diferente da tua mãe, quer dizer que você, para ter autonomia, precisa sentir-se como quem cuida das questões básicas da tua subsistência. Não será tão difícil. Os dados que você apresentou não consolidam depressão, consolidam conforto de costume se a antecipada ponderação das implicações.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.