Até onde é normal a relação de mãe solteira e filho?

Feita por >Flor · 18 jul 2023 Abordagem psicológica

Meu namorado foi criado pela mãe e vive voltado à ela. Diz que o maior objetivo dele na vida é orgulhá-la. Já não acho certo viver com dependência nisso (sou grata aos meus pais, mas não acho que nascemos para salvá-los), porém este nem é o problema, e sim o tratamento dos dois. Ela, até hoje solteira, passeia sozinha com ele pra todo lugar e o apelido fixo dele é "mô" (até na minha frente). Quando sai com ela não me responde pois dá atenção total ao que estão vivendo. No perfil dela só tem fotos com ele (sempre grudados) e as legendas nunca mencionam "filho". Quem vê pode até pensar que não é. Ele se preocupa muito com ela e como ela está em todo lugar que vamos. Quando viajamos juntos, requer a presença dela entre os nossos momentos pois tem medo de que se sinta sozinha. Houve uma vez em que ele voltava de um evento importante na vida dele e demorou 2 horas para me responder pois estava conversando com ela sobre como foi (enquanto eu só fiquei sabendo de alguns detalhes dias depois, quando perguntava). Fiquei sabendo (pela própria avó dele, que também não apoia o apego excessivo dos dois) que quando ele era criança, sentou entre ela e um namorado e, quando o namorado pediu para ele sair, a minha sogra terminou com ele. Disse que a prioridade sempre seria o filho. Desde então não teve mais namorado. Fico triste pois sinto que ela precisa disso, é uma mulher linda e interessante, não entendo porque não se abre para um romance. Também parece que ele tenta suprir o papel do pai na vida dela, e ela está confortável com isso. Com relação a ele, já conversei da forma mais delicada possível e ele disse que não iria se afastar da mãe, e que eu acho que estou numa competição com ela. Quando é exatamente esse o problema: eu não deveria estar. Sinto que isso atrapalha nossa relação, acho que ele deveria saber separar as prioridades corretamente. O que a orientação psicológica pensa a respeito desse caso? E como acham que posso resolver isso com ele para não ficar mais incomodada?

A melhor resposta 19 JUL 2023

Olá Flor! Obrigado por escrever. Com base em teu relato, podemos dizer que eles vivem uma relação de codependência. Namoro é experiência para se conhecer melhor, para amadurecer, não é experiência que implique todas as pessoas devem ter um namorado, que fatalmente evoluirá para casamento, sociedade, compromisso jurídico, filhos, integração cultural entre as famílias. Você não citou tua idade, mas em sociedade complexa como a nossa, as pessoas demoram para adquirir certas habilidades sociais/culturais complexas, sem contar o entendimento mais amadurecido da natureza humana. Assim sendo a maior parte das pessoas, deve cuidar, até aproximadamente vinte e sete anos de idade, mais de turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, estudos consistentes, trabalho consistente, grupos de estudos, teatro, esporte coletivo de contato, arte, cultura, grupos de serviços comunitários, deixando o namorar profundo em segundo plano.
A maior parte das pessoas, até aí, namoram uns cinco ou seis, em média, para amadurecer e conhecer, não para casar-se.
Outro dado importantíssimo é levar em conta que há ex-namorada, ex-marido, mas não há ex-mãe, não há ex-filho.
Amadureça reflexão.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8664 respostas

20 JUL 2023

Flor,
Nada pode fazer por ele...
Ele pode mudar se cortar o cordão umbilical psicológico com a mãe dele. Ele continua sendo dependente dela.
Ela o mantem ligado a ela, até para se realizar sexualmente e ele, está nulo para a vivência contigo ou com outras.
Enquanto ele se mantiver ligado assim a ela, voce e nenhuma mulher terá espaço no coração dele.
O espaço está reservado para a mãe dele; voce, para ele, sempre será a segunda.
Portanto, repense e pergunte-se por que se ligou a ele, qual a necessidade de voce estar esperando um convívio realizador com ele.
Ele não poderá te dar o que voce procura.
A escolha é tua... ser sempre a segunda ou partir para outra conquista.