Relação de dependência mãe e filho

Feita por >Mara · 14 mar 2023 Abordagem psicológica

Olá! Bom dia! Meu noivo possui um relação de dependência emocional com a mãe dele e vice-versa. Nós estamos numa relação de 7 anos, moramos na casa dos meus sogros. Desde o início observei ao fazer uma atividade de laser convidava os pais dele, eu não me importava pois eles sempre foram legais. Raramente saíamos sozinhos juntos, se fosse para pescar sempre convidava o pai, se fosse para as outras atividades a mãe sempre estava junto. De uns dois anos para cá a situação mudou, pois nas minhas férias a minha sogra ficou só reclamando do casamento, que era uma grande merda e ela sempre se mostrava como vítima. Eles até tiveram uma briga e meu sogro falou que nunca pode contar com ela que nem tinham mais relações há muitos anos. Enfim, realmente acreditei que ela queria se separar e só não fazia isso porque não tinha para onde ir, então, como conheço uma pessoa que tem um certo poder aquisitivo e sempre ajuda as pessoas, pedi se poderia ajudar nessa situação e, diante disso, foi oferecido um apartamento sem precisar pagar aluguel até tudo se estabelecer. Estranhamente minha sogra não quis, ela não disse diretamente que não, mas sempre que eu perguntava ela enrolava, até que eu disse para ela que iria falar com o proprietário para liberar o apartamento, pois ele poderia alugar. Nisso eu disse para meu noivo, nós poderíamos aproveitar e ir para o nosso canto, mas, para minha surpresa, ele disse que nunca sairia da casa dos pais. Desde então comecei a observar que raramente saíamos sozinhos, que minha sogra está sempre se fazendo de vítima e reclamando de tudo, falando mal de todas as pessoas que ela conhece, etc... Daí comecei a realmente querer sair e montar um lar só para mim e meu noivo. Fui falando com ele sobre isso, que como era ruim morar com uma pessoa que só reclama e, além disso, queria ter momentos só nós dois (viajar, laser, etc) e também podermos formar nossa família (pois não tem como ter filhos com minha sogra, ela é capaz de deixar a criança fazer tudo que quiser e depois mentir para mim para eu não repreender a criança). Ele não dizia diretamente que não, mas sempre saía da conversa. Até que um dia me foi ofertado ir para uma chácara passar um final de semana (pois a proprietária precisava de alguém para dar uma olhar, pois iria viajar), daí eu disse para meu noivo ele ficou super interessado, mas quando disse que ele não poderia levar a mãe dele ele ficou enrolando até não ir. Ele não disse não diretamente, mas inventou vários probleminhas que iria ter que resolver, mas na verdade não resolveu nenhum. Bom, isso vez eu realmente ver a relação de dependência que existe entre os dois e vi que nunca teria uma relação de casal, quis me separar e meu noivo pediu um tempo para pensar. Saí de casa, estou numa parente, já faz um mês e ele, ao me trazer umas roupas, me respondeu que ainda não conseguiu pensar. Agora ele está numa viagem pela empresa e irá voltar o mês que vem e esse foi o prazo que dei para ele me dar uma resposta definitiva se ele irá começar a mudar para nós podermos viver como casal e daqui um tempo termos nossa própria casa. Agora minha sogra está se sentindo sozinha (mesmo morando com o marido dela), fica só me ligando para eu ficar com ela enquanto o meu noivo está viajando, daí vi o quanto ela é dependente emocionalmente, até de mim. Vejo ela como uma vampira que fica sugando as energias de todo mundo.

A melhor resposta 21 MAR 2023

Boa noite Mara, pelo teu relato ficou evidente que o teu noivo não consegue se separar dos pais, então cabe a ti decidir se é esse tipo de parceiro que tu queres pra tua vida, avalie e tome as rédeas da tua vida e felicidade.Abraço, Luciana Berton.

Luciana Berton Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

21 MAR 2023

Ola Mara vale uma conversa e alinhamento com seu esposo, e caso não consiga busque uma terapia de casal.

Abraços!

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

16 MAR 2023

Oi Mara,
Fez muito bem sair da casa onde estava.
Tua sogra e sogro, eles são assim mesmo, procuram sugar os outros. Nada pode fazer pra eles além de manter distância.
O problema é teu namorado:
Ele é que precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe, para possibilitar o nascimento de si mesmo.
Se não fizer isso, jamais será um homem de valor; será sempre dependente emocionalmente, não vai conseguir te amar porque voce sempre será a segunda. A primeira, será sempre a mãe dele, a preferência é dela.
E a mãe dele não vai entender e não vai facilitar, se afantando do filho.
O teu namorado é que precisa conquistar este espaço a unhas e dentes.
Se ele não quiser, a escolha é sua de querer um "filhinho da mamãe" ou um marido de verdade.

Abraços

5817 respostas

15 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

15 MAR 2023

Olá Mara! Obrigado por escrever. Certamente há muitos dados que precisaremos saber para construir resposta consistente e fundamentada. Por exemplo, tua idade, história de vida, configuração familiar, metas. É sempre necessário, embora a maioria de vocês não goste de tomar conhecimento disso: namoro é experiência de aproximação para amadurecer, para se conhecer melhor, muito mais do que para casar-se. O namoro com o outro somente pode ser inteiro, se a pessoa, tiver como prioridade o namoro consigo mesma. Veja que sua sogra reclama nessa linha, você está reclamando nessa linha. Cuidado para não repetir sua sogra.
Amadurecer será preciso.
Estarei a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e antidemocráticos.

8634 respostas

15 MAR 2023

Olá Mara,
Lendo seu relato, fui me perguntando algo que considero muito importante e coloco o questionamento para que você possa pensar com muita sinceridade e carinho: onde está você nessa história? Onde estão seus verdadeiros desejos e anseios?
É importante você voltar-se para o seu interior e colocar-se para pensar também. Assim como deu um tempo para o seu noivo pensar e te dar uma resposta pronta e explícita (que pelo que observei ele não costuma dar), você também pode buscar essa e outras respostas dentro de você, o que você realmente quer para a sua vida?

Paula Laini Psicólogo em Patos de Minas