O que fazer quando você tem dependência emocional na sua mae?

Feita por >cr!s · 14 nov 2022 Dependência emocional

Olá, espero que esteja tudo bem. Meu nome é Cris, tenho 18 anos e sou estudante. Queria um conselho/socorro com oque eu tenho passado. Bom, eu ainda moro na casa dos meus pais e eles são extremamente conservadores e religiosos. Eu até que tenho uma "boa relação" com eles mas ultimamente está bastante dificultoso conviver. Bom, minha mãe é uma pessoa controladora e super protetora. Ela não deixa eu ter autonomia, independência financeira (controlar minha mesada por exemplo), me expressar totalmente (sempre fala que alguma palavra que eu disse está errada e que ofendi ela), ser eu mesmo e etc. E além disso tudo eu sou LGBTQIAP+, e eu não consigo me assumir pra eles. E meio que esse "segredo" que eu guardo deles está me corroendo. Como compulsivamente, as vezes tento ser legal e engraçado com amigos pra tentar preencher essa necessidade de liberdade. Tenho problemas com ansiedade, depressão, TOC, autoestima... enfim, um misto de sentimentos e problemas. Mas voltando pro tópico, mesmo assim, toda vez que minha mãe faz algo errado e/ou que me magoa eu sempre vou perdoar ela mesmo inconscientemente porque eu tenho essa dependência nela e que sem ela eu não consigo viver. E meio que ela pode fazer o que quiser comigo (e me deixa totalmente desasolado) que minha mente e consequentemente eu vou perdoá-la.

A melhor resposta 16 NOV 2022

Oi Cris,
Todos nós nascemos e nos tornamos dependentes deles, porém desta idade em diante (18 anos) é uma necessidade voce cortar o cordão umbilical psicológico com seus pais, se quiser proporcionar o nascimento o seu verdadeiro Eu.
E não vão ser eles que vão abrir as portas... é voce que precisa conquistar este espaço, é voce que precisa construir o teu caminho.
Claro que pode fazer isso usando muita flexibilidade, mas voce precisa ser pai e mãe de ti mesma.
Eles tem a história deles, suas crenças, seus valores... voce apenas veio através deles.
Precisa agora verificar e resolver tuas carências, tua dependência e aos poucos conquistar tua autonomia, se quiser ser dona da tua vida; precisa aprender a lidar com o sistema; voce apenas está num sistema, não é do sistema.
Ansiedade, depressão, toc, autoestima... são todos relacionados com o sistema... precisa entender e resolver.
Abraços.

5817 respostas

15 NOV 2022

Olá Cris! Obrigado por escrever. Hoje nós temos os opostos de comunicações tão amplas, distantes, que desconsideram as particularidades da construção de cada cultura localizada. Por exemplo, na crença de uma religião, muitas vezes, pequena, sem fundamentos legítimos elevadores, outras vezes, com a nobreza de uma religião essencialmente do afeto e da correção as pessoas direcionam suas vidas. As pessoas inseguras, muitas vezes fecham-se em ditos ídolos ditos religiosos, supondo a elevação de entendimento da vida neles. Infelizmente a maior parte dos religiosos de televisão e outras mídias são falsos religiosos. (todo aquele que quer enriquecer pela fé dos outros, não é religioso, é falso religioso)
Não sei se aplica à vivência de vocês. De outro lado, aos dezoito anos, nossa construção de identidade pessoal, incluindo o aspecto sexual, ainda não está forte e amadurecida o suficiente para ter certeza. A mesma comunicação ampla e universal sobre os costumes e possibilidades, nos ensina mas também nos faz decidirmos sem profundas bases: cuidado!
Dependência emocional é uma inadequação. A emoção acontece dentro de cada um de nós, sob inteira responsabilidade nossa. Não podemos explicar pelas posturas das outras pessoas.
Mães, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, querem e lutam pelo melhor possível para seus filhos. Não se pode desconsiderar a experiência de vida delas associada ao amor e desejo que elas têm para que seus filhos tenham a melhor vida possível. Mais amadurecido, em certa medida, você entenderá isso. De outro lado, você, para o que é adequado aos dezoito anos, precisa assumir tuas responsabilidades.
Será que você está predominantemente LGBTQIAP+ ou busca insegura por identidade?
Venha se conhecer de forma mais científica, mais adequada, com a ajuda de um psicólogo.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.