O que fazer para controlar a dependência emocional

Feita por >Afetiva · 27 jun 2023 Dependência emocional

Quando estou no meu auge de solidão, acabo chorando muito e sendo dura com as palavras com meu namorado. No momento tenho uma vida muito parada, desempregada e com muito tempo livre para pensar demais. Me sinto inferior ao meu namorado, por já ter filhos de outro relacionamento e achar que ele pode encontrar alguém melhor, ele tbm não colabora, não é romântico o que aumenta minha insegurança. Apesar de todos os defeitos, sou incapaz de imaginar nosso término, de ver ele com outra. Preciso constantemente me anular, em vontades para manter o relacionamento. Tento ler, assistir algo que gosto, fazer caminhadas, mas ainda sobra muito tempo livre e mesmo fazendo algo continuo a pensar nele, somos namorados e Cristãos, então temos bastante limitações o que nos distância ainda mais me deixando com sensação de abandono... Ele trabalha em 3 empregos, então o dia inteiro e fim de semana é ocupado, nos vemos apenas 1 vez na semana e por algumas horas, o que restaria é conversa virtual, o que também não temos muito, já que ele tá bem ocupado. Mesmo que ele dedique 1 hora a mim, não fico satisfeita.

A melhor resposta 29 JUN 2023

Olá, Afetiva! Obrigada por entrar em contato com a plataforma. Espero poder ajudá-la. Enfim, passarei alguns exercícios que a ajudarão a pensar, ok. Responda para si mesma algumas questões... Qual a visão que vc tem de si mesma? Quais seus objetivos de vida? Trabalho ideal, estudos... Sonha com casa própria, carro? Reflita sobre valores, sonhos, desejos, dons, habilidades, gostos pessoais, ideias, tendências, crenças e traços de personalidade. Primeiro passo é ocupar a sua mente com atividades que a ajudarão a alcançar seus objetivos, quanto mais vc focar em si mesma, menos pensará no seu namorado, não o esquecerá, mas entenderá que ele não pode dar a vc muita atenção por conta de suas obrigações. Então, pense na mulher que você é (escreva a visão que vc tem de si mesma), e em seguida escreva sobre a mulher que vc quer ser e se psicoeduque para alcançar seus objetivos. Portanto, planejar é refletir, ok. Assim como o planejamento é a reflexão sobre as ações que pretendemos realizar para alcançarmos nossos objetivos, a gestão é a administração destas ações em nosso cronograma (faça um cronograma), em nossa rotina diária, tenha uma rotina, invista em vc, aproveita que está desempregada para estudar. O planejamento a manterá constantemente atualizada e em sintonia com as mudanças que vc quer realizar em sua vida, isso a ajudará a alcançar a maturidade. Cuide de sua autoestima, de suas crenças nucleares, como: se valorize, se ame e se ampare. Depende só de vc alcançar a independência, seja ela emocional ou financeira. Reflita sobre tudo que disse aqui, caso não consiga sozinha procure um psicólogo. Abço

Crisângela N. De Menezes Costa Psicólogo em Manaus

24 respostas

30 JUN 2023

Precisa olhar pra ti, traçar teus projetos de vida, entender que o que não te deram na tua infância, você pode se dar, se cuidar. Viver assim esperando demais do outro ou agradando demais, te anulando, faz com o que outro perca amor e admiração porque ele fica no centro da tua vida e vê que tu não tens outra coisa , além dele, isso faz perder o interesse, o desejo. Pensa nisso aí. Vamos trabalhar tuas questões e te fortalecer enquanto pessoa. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP 22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

29 JUN 2023

Olá Afetiva, espero que esteja tudo bem com você!

Existem dois pontos que merecem atenção em seu relato. O primeiro é o fato de você estar com muito tempo livre, o que pode te deixar com uma sensação de estagnação no que diz respeito a sua vida, e a seus projetos pessoais, te deixando mais vulnerável a estados de baixa auto estima e, consequentemente, insegurança. O outro ponto, é que vocês tem muito pouco tempo para se relacionarem de fato, para terem momentos de qualidade entre vocês. Isso pode prejudicar bastante a qualidade da relação, a depender da expectativa de cada um sobre como deve ser um relacionamento. Será que é suficiente, para que vocês possam experimentar realmente uma relação a dois, ter somente um encontro por semana, reduzido a algumas horas, e depois não haver tanta comunicação assim? Isso é o que você deseja para uma relação? Muitas vezes existem obstáculos concretos para que a relação se desenvolva, e isso não é culpa de ninguém, é apenas uma constatação baseada na realidade de cada um. Como um relacionamento pode avançar e oferecer segurança para ambas as partes, possuindo essas características? Além disso, é muito interessante que você comece a olhar mais para sua vida, para seu próprio desenvolvimento, para a realização de seus projetos pessoais, objetivos e sonhos. Você deve ter autonomia e independência em sua vida, e isso só será possível a partir do momento em que você começar a olhar mais para si, e iniciar seu movimento em direção ao que você almeja, independente de seu namorado. Seja uma boa companhia para você, se dê a oportunidade de crescer e evoluir, para experimentar a sensação de independência e autonomia em sua trajetória. Dessa forma, você poderá ter mais segurança ao tomar decisões que te beneficiem no campo afetivo, e em sua vida, de maneira geral. Talvez seja o momento de rever e repensar as possibilidades do seu relacionamento, e de como ele pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal. Um profissional de Psicologia pode te ajudar muito neste sentido, e se você sentir necessidade de obter auxilio adequado, você deve contactar esse profissional.

Espero ter te ajudado, e desejo que tudo fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

28 JUN 2023

Olá Afetiva,
Grata pela entrega ao que se refere à dependência emocional estabelecida na relação com seu namorado. Existem variadas ferramentas ou recursos que uma terapia pode lhe oferecer para você Identificar quais as razões que lhe fazem se prender ao quadro desta dependência. Com certeza, deve estar lhe causando danos emocionais que precisam ser transformados para seu bem estar e qualidade de vida. Considero importante que você busque um atendimento psicoterapêutico o mais breve possível.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Você entenderá com melhor precisão que não se trata de controlar. Mas sim, aprender o encontrar alternativas sustentáveis para a manutenção desta relação, a partir do seu desejo e seu potencial para que tal ocorra.
Agende um horário comigo. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

28 JUN 2023

Olá, tudo bem? Obrigada por escrever e expor seu mal-estar, você consegue expressar bem as suas queixas e como elas te incomodam, como você em relação a amigos e a sua família? A questão da dependência emocional se dá também por conta da pessoa viver no mundo dependendo do outro para ter um sentido e se espera muito do outro essa troca. É possível para você incluir outras pessoas ao seu redor? E também é interessante que descubra as suas habilidades e potencialidades para não se sentir como você mesmo fala inferior, aqui nesse trecho explana isso:" achar que ele pode encontrar alguém melhor" veja se é possível iniciar algo novo pra ti e se capacitar mais para conseguir um novo trabalho também é uma dica não desenvolver mais independência. Busque compreender os seus valores e visão de mundo e se colocar como única e singular nesse lugar.

Rebeca Santiago Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

28 JUN 2023

Olá Afetiva! Dependência emocional não se controla, não se tem. Emoções são vivências de cada pessoa, muitas vezes explicadas pelo pessoa como se fossem comandadas pelo outro, mas, na verdade, ninguém tem grandes controles sobre as próprias emoções, imagine sobre as emoções dos outros.
Ocupação de tempo é outra fragilidade. "Há um milhão de coisas para fazer e você não pode ficar aí, parada!" (adaptação de letra de Raul Seixas). Isso é fato para todo mundo. Há na vida, no mundo, no trabalho, na cultura, no lazer, tanta, mas tanta coisa para fazer, que dizer que sobra tempo implica enorme desperdício de percepção e tempo.
Trabalho, primeiro arranja-se o que for possível, depois é que se passa a escolher. Há muitas frentes de trabalho com necessidade de pessoas para realizar.
Posso, se desejar, explicar mais profundamente.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.