Dependência emocional. O que devo fazer pra eu não ter mais isso?

Feita por >Laysla · 3 mai 2023 Dependência emocional

Eu estou com dependência emocional estou muito mal com isso, sinto que nao tem cura. Meu namorado é meu vizinho namoramos a 2 anos, tenho um namorado dos sonhos, mas essa dependência esta fazendo com que eu sofra bastante. Eu nao quero terminar .O que eu faço?

A melhor resposta 4 MAI 2023

Olá, tudo bem?
A dependência emocional possui uma "causa" muito singular em cada pessoa, já que se forma a partir de um contexto prévio que é somente seu. Em geral, se trata de um sentimento de depender emocionalmente de alguém de forma "ilusória", já que você conseguia viver sem o companheiro antes da relação.
Te sugiro explorar esse sentimento em uma consulta com um psicólogo que te ajude a compreender as razões que te levaram a viver isso dessa maneira, pensando em novos caminhos (que não necessariamente passam pelo término, já acompanhei pessoas que conseguiram sair da dependência emocional sem terminar os relacionamentos) a partir daqui.
Boa sorte no seu processo
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

904 respostas

7 MAI 2023

Laysla
Precisa curar tua dependência, tuas carências e não é seu namorado que vai suprir isso.
É voce que precisa resolver coisas...
Faça Psicoterapia para encontrar as causas e curar.
Se não curar tua dependência, a dependência vai travar a sua vida.
Abraços

5817 respostas

4 MAI 2023

Olá, Laysla.
Obrigado por escrever.
Entendo que a dependência emocional é um problema complexo que pode causar muito sofrimento na vida das pessoas. É importante lembrar que a dependência emocional não é uma doença incurável, mas sim um padrão de comportamento que pode ser "alterado" com o tempo e a ajuda adequada.
A terapia psicológica pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar a compreender as causas e as raízes da sua dependência emocional e, consequentemente, encontrar soluções eficazes para lidar com ela. Através do trabalho terapêutico, é possível desenvolver autoconhecimento, reconhecer padrões de comportamento disfuncionais e identificar pensamentos e emoções que a levaram para a dependência.
Além disso, é importante destacar que a dependência emocional pode afetar não só o indivíduo, mas também a dinâmica do relacionamento. Por isso, é fundamental que o seu namorado seja envolvido no processo terapêutico, seja para compreender melhor a sua situação ou para participar ativamente do processo de mudança.
Entendo ainda que você não quer terminar o relacionamento, mas é importante lembrar que a dependência emocional pode prejudicar o bem-estar emocional e a qualidade de vida, além de influenciar em outros aspectos da vida, como o trabalho e as amizades. Por isso, buscar ajuda profissional é um passo importante para superar essa situação e construir relacionamentos mais saudáveis ​​e fortes.

Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

4 MAI 2023

Oi Laysla. O primeiro passo você já tomou que foi reconhecer que ESTÁ dependente emocional. Sabe por que usei a palavra está e não "é" ?porque é algo que você está vivenciando no momento, não é parte de quem você é. A dependência emocional não é um transtorno mental para que haja "cura " e sim uma condição psicológica. É possível viver sem isso! É importante reconhecer a necessidade emocional que está por trás disso, muitas pessoas colocam uma única coisa como pilar de sua vida , pode ser o trabalho, o relacionamento, o dinheiro e na verdade não é disso que elas realmente precisam para a vida fazer sentido, existe uma necessidade por trás, só muda objetivo. Consegue perceber? Por isso, conhecer seus pensamentos, seus padrões auxilia em entender o que falta.
De forma prática, você também pode montar uma rotina em que dedique pelo menos a metade do tempo para atividades que você faça sozinha ou com outras pessoas que não seja seu namorado, tente olhar para trás e perceber o que você gostava de fazer antes do seu relacionamento, acione sua rede de apoio, amigos e família. E se estiver dentro das tuas possibilidades, seria interessante buscar auxílio de um psicólogo.

Milena Pereira Claudio Psicólogo em Manaus

4 respostas

4 MAI 2023

Olá Layla, tudo bem? Sinto por essa situação mas dependência emocional pode ser tratada em terapia, lá você vai compreender do por que dessa dependência e como trabalhar ela. Um abraço

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

4 MAI 2023

Olá Laysla! Obrigado por perguntar. Você diz vivenciar dependência emocional, mas não pode ter, ninguém pode ter, é impossível! Emoções, são vivências que experimentamos sem controle nosso, muito menos dos outros. Perceba que você não está namorando, você está idealizando. Namoro com dependência não acontece, porque não envolve relação que leve em conta e essência autônoma de cada pessoa.
Você precisa amadurecer, aprender a se respeitar, valorizar sua essência, isto é, namorar consigo mesma, antes de namorar com outra pessoa.
Vamos amadurecer, e muito!
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.