Quando se preocupar com a relação de entoado e padrasto ?

Feita por >Lol · 2 ago 2023 Abordagem psicológica

Olá me chamo Carol tenho 30 anos sou casada, e meu marido tem 26 anos , tenho uma filha de 3 anos que irá fazer 4 daqui três meses , e um bebê de 9 meses. Minha primeira filha é de um outro relacionamento , que não deu certo por questões de caráter, quando estava grávida de 3 meses o pai da minha filha estava falando pelas minhas costas com outras mulheres e se envolveu com uma delas, e na conversa dizia que não amava a criança , e na minha frente era o amor da vida dele que estava chegando , enfim me separei e nunca mais voltei . Quando a minha filha tinha 1 ano e meio , eu conheci o meu Marido, noivamos e nós casamos . Na época do namoro ele era uma pessoa maravilhosa com a bebê, ele amava brincar com ele, ele sofria comigo quando dizia que trabalhava de mais que queria ter mais tempo com ela, me aconselhava , facilitava a nossa vida, vivia dizendo logo agente vai se casar e vc vai te rmais tempo com ela amor porque você não vai mais ser sozinha não vai mais dar conta de tudo sozinha . Levava ela pra passear toda semana, parquinho, circo , shopping até pracinhas mesmo, agente amava sair com ela, até parecia filha dele ainda via, e isso enchia meus olhos . Oito meses depôs ele me pediu em casamento , noivamos e casamos no mesmo mês ( contado a história foi rápido de mais, porém vivendo parecia que conhecia ele tão bem fui precipitada) enfim, sem planejar por discutido engravidei novamente. Tive uma gestação tranquila e confortável , nós dois trabalhavamos, minha filha sempre comigo, porém casada, eu já comecei notar um comportamento diferente nele em relação a ela, ele já era mais nervoso, não tinha muita paciência, ela não tinha nem três anos ainda e ele tratava ela como se foce uma adulta, falava coisas que ela né entidia , como por exemplo . " Não coloca a mão aí ' nossa tá vendo qual o problema dela ? .. ou ela estava chorando com soninho cansada ele dizia, " gente tá com sono é su deitar e durmir é tão simples " uma pessoa tóxica chata sabe, que sabe que a criança é nova de mais que as coisas não são assim, falava feito outra criança por simples capricho porque ele entendia que criança nenhuma tem maturidade. Meu filho nasceu só piorou , a menina vive limitada não pode fazer quase nada, que tudo implica com ela , o tempo todo . Toda semana agente discuti por algo assim já tem meses e ele não muda, ele disfarça e volta ser igual . Tem hora que ela chama ele oito vezes e ele não responde, finge que não escuta , aí vai lá eu. Você não tá ouvindo ela chamar você ? Ah eu já sei oque ela vai falar , e eu digo idai? Você tem que dispensar por isso , pessoa insensível que horrível isso. Ela chama ele não responde na maioria das vezes, quando ela vai abraçalo é sempre muito rápido , ele nunca sorri de verdade pra ela, se ela vai no colo abraça ele ele já fala tá mais fica quieta não fica de mexendo muito , se ela fica muito feliz quando vamos sair de casa ( normal de criança ) aí ele já fala vc não vai mais, não para de pular não para de falar , aí ela fala eu vou sim papai mamãe eu não vou ? Aí ele fala não vc não vai , aí eu escuto e vou e falo vc vai filha claro que vc vai aonde eu for vc vai, e já falo pra ele qual seu problema porque tá magoando ela ? Atoa ? . E ele diz tô mandando para queta ( isso a ensina sentada apenas batendo os pézinhos e perguntando nos vamos aonde nos vamos aonde ) isso já incomoda , ele não pode responder duas coisas iguais que já é estressante. Se estamos dando uma volta na rua e ele está com o bebê no colo e ela de mãos dadas, as vezes ela pede colo e eu dou, ela vai crescer e não vai mais caber no meu colo um dia , ela só tem três anos, eu dou colo pra ela , ( isso aconteceu ontem ) ele olha e fala , coloca no chão , olha o tamanho não eh bebezinho vc já pega o Luís o dia todo praticamente ele pesa 10 kilos já , coloca ela no chão, isso é manha ! Eu finjo que não escuto e não coloco , e vc vê ele emburrado por isso . Cara fico pensando oque se passa na cabeça dele , quando vamos dormir eu coloco ela pra durmir ela fala mamãe deita aqui comigo ? Eh coisa de 10 minutos faço o leite dela oramos juntas e ela me abraça e dorme , se ele ouve isso ele fala mor tem que aprender durmir sozinha já , e eu falo qual o porbkema de eu passar 10 minutos esperando ela durmir ela tem 3 anos e já dorme sozinha a noite toda, quase nenhuma criança nessa idade faz isso . Se é ele que coloca pra durmir , ele só dá o leite ora uma oração rápida sem nada de verdade, e já levanta e sai , e ela vai espera um pouco e me chama. Se vamo ao parquinho ele mal brinca com ela , fala ela tá brincando cm os amigos deixa ela , sendo que ela só tem três anos ela pode cair se machucar , ontem mesmo fomos ao parque ela chocou no canto porque o amigo foi na frente no balanço dela, ela ficou lá chorando no canto e ele largou ela lá e veio sentar , minha mãe viu aquilo e disse porque vc não foi ? Não devia ter deixado ele ir no seu lugar falou na frente dele pra ele ficar desconfortável. Eu olhei pra ele falei baixo tem hora que não dá pra saber quem é a criança . Fui abracei ela expliquei que tem que dividir esperamos juntas o amigo brincar e ela brincou . Sabe são mil coisas ficaria aqui escrevendo sem fim , minha filha é saudavels muito esperta muito ativa , moramos em apartamento , por isso todos os dias levo ela pra brincar pra gastar energia e não gastar dentro de casa fazendo só bagunças , e eu gosto disso , gosto de ver ela feliz , ela está agora na fase de questionar e responder vai fazer quatro anos , aprendeu conversar se comunicar e reivindicar as coisas que ela quer , sei que é uma fase que é normal ela está desenvolvendo , é aonde sou firme com ela e ensino , explico isso pra ele , mas tudo pra ele é na moda de gente antiga , eu não bato porque cinsersmente eu não sei bater as vezes que fiz isso fica muito forte . Mais tem hora que ele implica tanto com ela que dá vontade de bater nele , e nela também, e isso tem me assustado porque eu tô começando ver ela como problema, mais sei que não é, eu vejo aos poucos ele distorcendo minha visão sobre minha filha, e tô percebendo isso, eu tenho menos paciência com ela agora , ela me incomoda com mais frequência coisas que não incomodava , ou seja tá me contaminando . Mais não quero isso nem ceder a isso . Com o bebê ele é mais gentil , porém nada que vc olhe e. Diga nossa que lindo essa relação, mas é muito melhor doque com ela . Eu não aguento mais , já conversei mil vezes , já escpliquei sobre ele impacto que isso pode ter nela na vida adulta, o impacto sobre o parceiro que ela vai escolher, o quanto é importante ele tratar ela com afeto , já briguei também feio de gritar de querer ir embora porque não aguento mais . Ele fica dias melhor , depois volta igual, e comigo ? Eu sou uma princesa , por ele eu nem trabalhava , só ficava em casa com eles , cuidando deles cuidando de mim, aproveitando eles , mas com minha filha é frio, até parece que eu sou o bebê , porque ocmigo tem jeito pra fala pra não em magoar, mais com ela fala como se tivesse falando com um audulto com um homem adulto . E chegou o ponto de eu ter vontade de ir pra cima dele dele , de ver quando ele desfas dela de uma forma sutil mas eu percebo , ele não perde uma oportunidade . Se ele tiver com o bebê no colo e ela se aproximar querendo brincar com o irmao, ele pode muito bem colocar o bebê no chão ou no quarto pra brincar com ela , não ele começa discutir , dalosenca , eu tô vendo tv, vc tá atrapalhando , deixa ele queto, nossa que saco chega de barulho , sabe ele não evita nada , não perde uma oportunidade de brigar com ela , tô sempre tento que entrar no meio deles ou repreender ela ou tirar ela de perto ajudar ela, ou brigar com ele depois , eu tô cansada disso tô cansada dele . Sei que vai ser horrível pras criança screcsr sem ele , mas tô pensando que vai ser melhor porque não quero sacrificar o emocional de uma filha só pro outro ter um pai presente.
Não sei mais qual o tipo de conversa deve ter pra que ele entenda e mude . Preciso de ajuda , pois já me vejo com muita raiva ao ponto de ir em cima dele, me seguro pra não jogar tudo as roupas pra fora

A melhor resposta 7 AGO 2023

Olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

4 AGO 2023

Olá Carol,
Sinto pelo seu sofrimento,

É preciso ter muita coragem para procurar ajuda. Você faz bem!

Tem muita coisa que podemos avaliar nesta situação e, pelo menos dois caminhos a seguir:

- Você pode tentar se observar melhor dentro deste cenário de "competição" que ele promove (a mãe é a bebê e a bebê é a adulta), saber o que se sente (além da raiva) ou;
- Tentar uma terapia em casal, pois num espaço neutro e controlado é possível se dizer coisas que não se pode em casa.

Se quiser conversar a respeito, sinta-se à vontade para me contatar.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo

69 respostas

3 AGO 2023

Resumindo Carol
Vocês precisam dialogar seriamente sobre esta mudança que ele teve de quando estava namorando e como trata as crianças agora.
Proponha fazerem Terapia de casal para entender questões pessoais e como podem conviverem juntos, com as duas crianças.
Se ele não aceitar, você precisa fazer para compreender como lidar com ele e tomar decisões importantes.
Nada pode fazer por ele... ele muda se ele quiser.
Mas você pode mudar.
Abraços

5817 respostas

3 AGO 2023

Olá Lol, bem descritivo seu relato. Nesse momento seria importante você e seu marido procurarem ajuda psicológica, pois a dinâmica familiar está em conflito e vocês sozinhos nãos estão sabendo lidar com as mudanças que foram ocorrendo ao longo dos anos.
Espero ter te ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

3 AGO 2023

Olá Lol! Obrigado por escrever. Precaução. Com raiva a gente faz coisas destemperadas. Será preciso decidir as coisas com harmonia interna, com sabedoria, discernimento. Pelos dados que você apresentou há elementos que sugerem imaturidade dele para lidar com as etapas de desenvolvimento das crianças. Será que ele estará disposto a conversar com um de nós, psicólogos? Será que você poderá visualizar alterações de estratégias e formas para encaminhar as coisas de forma mais negociável e aprimoradora da relação familiar?
O fato de vocês terem um filho em comum, justifica a validade do esforço por aprimorar as coisas da forma mais amigável possível.
Estarei a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.