Relação conturbada em família!

Feita por >Rebecca Alves · 13 jun 2021 Terapia familiar

Bom, tenho uma mãe tóxica,controladora,machista e dona da razão.

Eu nunca tive uma relação muito boa com minha mãe, me recordo que quando meu irmão nasceu eu acabei ficando de lado, sabe? Normal, meu irmão era pequeno e precisava de cuidados mas isso me afetou então eu sempre fui ligada mais a meu pai mas quando eu me tornei adolescente eu acabei me afastando dele também e fiquei só kkk triste. Nunca consegui me abrir com minha mãe pois ela somente me julga, então por esse motivo eu nunca quis contar nada.
Eu comecei a namorar com 17 anos e com 17 também perdi minha virgindade e não contei a ela, namorei por um longo tempo de 3/4 anos só que terminamos pq não está mais dando certo e foi o melhor caminho para ambos, um dos motivos do meu relacionamento acabar tem relação com minha mãe pois ela sempre foi muito controladora, se metia em tudo e eu não tinha liberdade nesse namoro, não podia sair muito,viajar, e afins e se eu fosse contra a vontade dela, eu estava errada e estava desrespeitando a sua vontade e isso me deixava mal sabe? Me sentia culpada por ter passado por cima da palavra dela.
Desde que terminei ela vive me falando que eu me desvalorizei, fui fácil por ter transado com meu namorado e que ele só queria isso cmg e já era, sendo que namoramos por 3 anos e eu perdi logo no começo do namoro pq eu queria também,normal. Além disso ela julga minha aparência, minhas roupas, quando eu nasmorava eu não podia usar short em casa era só calça, na rua eu tinha que sair do jeito dela mas eu nunca deu ouvidos e saia como eu queria,,hj ela implica por eu estar um pouco a cima do peso ( efeitos da quarentena e eu tenho tendência tbm mas não aparento muito pq é bem distribuído ) e diz que eu me estraguei com anticoncepcional que eu tomava para fazer vontade de homem sendo que eu tomava por mim mesma, para não engravidar e afins e pq eu perdi minha virgindade, ninguém mais vai me querer, não sou mais moça e bla bla bla….essas coisas que pessoas mais antigas pensam!
Sempre me chamou de gorda sendo que eu tenho biotipo largo,(corpo violão) e ela sempre foi magrinha então na cabeça dela eu acho que ela queria que eu fosse assim tbm, teve uma época que eu estava muito magra por conta da anemia e ela dizia que eu era muito magra, estava feia, pálida.
Além disso tudo ela é super machista, pra ela eu não tenho voz ativa, não tenho vontades e desejos e sempre a outra pessoa, ela me coloca como vítima que eu não posso fazer nada pq na cabeça dela é errado eu querer alguma coisa e que homem pode tudo pq é homem, ela me controla, me manipula, não me ouvi, somente ela está certa sempre.
A história é longa e eu não contei nem metade dela, gostaria de um conselho sincero, se eu fosse sair de casa, morar sozinha, se as coisas poderiam melhorar? Essa relação que tenho com minha mãe ?
Minha relação com meu pai e tranquila, ele é reservado, tem o mundo dele mas na maioria das vezes sabe entender as situações,minha maior dificuldade e com minha mae o qual eu sempre preciso pisar em ovos com ela e eu não consigo ser quem eu realmente sou e isso me deixa super mal, tento entender que ela tem medo é que nao quer que eu sofra mas tem coisas que me sufocam e me deixam muito triste.

A melhor resposta 16 AGO 2022

Oi Rebecca Alves,
Relação com a mãe: Rebecca, voce apenas veio através da sua mãe, mas não é dela; voce quiz nascer através dela e do seu pai... de uma forma ou de outra, eles te cuidaram até este momento, deve ser grata por isso, mas deve se responsabilizar por sua vida. A vida te deu a liberdade e o livre arbítrio para escolher e decidir o que quer e o que não quer para si.
Legal quando percebe que foi deixada de lado quando o irmãozinho nasceu... isso dói mas precisa superar e não ficar nesta dor, precisa curar esta dependência; a tua mente pode ter gravado esta experiência como abandono e precisa agora sanear esta informação.
Não espere que ela abra as portas para voce... ela faz, de acordo como ela foi criada, ela não viveu a vida dela, ela se fez objeto do homem e por isso, tenta te colocar na mesma condição.
Que ótimo que percebe diferente e está fazendo por ti mesma, para o teu sentir, para o teu prazer e não para os outros. Voce está num ambiente e neste ambiente, vai ter que usar de muita flexibilidade para se sair bem, pouco importa como a mãe é, voce vai inventar um modo que seja bom para voce.
Voce tem o corpo que precisa ter... foi a forma como a tua mente se organizou para enfrentar as circunstâncias que voce vivenciou desde o primeiro dia da tua gestação até teus 4/5 anos de idade. Se quiser, pode descobrir isso e como isso influencia na tua forma de ser, de agir, de reagir, de se relacionar e até de amar.
Sobre voce sair de casa... deve primeiro analisar o teu nível de dependência da família e resolver isso; dependência emocional, afetiva e financeira...
Se independizar da família é uma necessidade, precisa cortar o cordão umbilical para que possas ser dona da sua vida e isso se dará por meio de voce, eles não abrirão as portas para voce; voce precisa conquistar isso.
Talvez seja o momento de voce ser pai e mãe de si mesma; voce se responsabilizar pela sua vida, pelos seus atos.
Voce será o que fizer de ti. A conquista do teu espaço de vida faz parte do processo da vida!
Faça uso da Psicoterapia para se descobrir, para colocar as mãos no teu potencial, na tua força de trabalho, na tua energia.
Abraços.