Nos amamos, mas nossa relação é conturbada. O que fazer?

Feita por >Tatiana · 11 abr 2016 Terapia de casal

Vivo uma união estável há 14 anos. Porém, nossa relação é muito conturbada. Temos muitas discussões. Todas sempre por motivos banais. Eu amo muito ele e tenho certeza que ele também me ama. Mas é muito estranho o que acontece com a gente. Ele é caminhoneiro e quando está viajando eu gostaria de estar perto dele, mas, quando ele chega, brigamos por motivos besta. Quando ele liga nunca tenho assuntos para falar e logo desliga. Nós acertamos muito bem na cama e nos amamos, mas não sei o que ocorre. Já pensei em terapia de casal, mas não tenho dinheiro. Pensamos até em nos separar, mas nós amamos, temos certeza. Gostaria de orientações como posso melhorar meu casamento.

A melhor resposta 12 ABR 2016

Tatiana, bom dia! Primeiramente fico muito feliz de você poder contar sobre a sua vida e buscar apoio. Em uma relação afetiva é importante que ambos conheçam suas fronteiras que impactam a relação, seja dos valores, do corpo, do toque, da forma de se expressar... Tem fronteiras que são os limites da mudança, mas tem outras intrínsecas as quais, não são possíveis de mudar, somente negociar para amenizar ou encontrar junto o melhor momento de adaptar-se. Relacionamento é negociação e muita conversa. Acredito ser importante vocês conversarem um pouco sobre o que você vem percebendo e sentindo na relação. Quando vocês tiverem esta conversa é importante que ambos estejam abertos a ouvir, no sentindo de se perceberem nesta relação e como ela se encontra atualmente. Após esta conversa, caso seja necessário e de interesse, acredito ser importante vocês procurarem um atendimento psicológico para conhecer suas emoções, sentimentos e o que vem influenciando nestas brigas. Este desgaste pode ter várias causas e sintomas que precisam ser compreendidos e bem conhecidos primeiramente individualmente. A insatisfação quanto aos pequenos comportamentos podem se intensificar principalmente quando há uma dificuldade de comunicação do casal. Contudo, só vocês podem conversar e se responsabilizar quanto à tentativa de reconciliação ou a separação.
É claro que não há uma resposta ou solução única para todos os casos, mas existem profissionais que podem ajudar neste processo através da terapia individual ou mesmo de casal, caso vocês se sintam a vontade em fazer. Na terapia de casal é preciso que ambos estejam dispostos a ouvir e se entregar na busca da reconciliação conjugal saudável através de novos comprometimentos de cada um, e uma reconciliação de ânimo para manter o relacionamento e a vida sexual. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

353 respostas

12 ABR 2016

Compreendo sua situação.O relacionamento conjugal é um laço afetivo, um vínculo criado que deve ser cultivado diariamente para se manter vivo e duradouro, respeitando as próprias individualidades. O ideal para vocês, seria uma Terapia de Casal.
Atenciosamente,
Fátima Peluso

Fátima Cardoso Peluso Psicólogo em Rio de Janeiro

10 respostas

12 ABR 2016

Tatiane

O ideal seria vcs fazerem terapia de casal, converse com ele a respeito pois com certeza uma psicoterapia bem feita, só vem a contribuir a vcs.

Atenciosamente
Dínerson Fiuza

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

11 ABR 2016

Olá Tatiana: você relata que vive uma relação conturbada com seu companheiro. Percebo que vocês não tem bom entrosamento, se desentendem por qualquer motivo. Há um desgaste nessa relação de 14 anos, onde a falta de comunicação se faz presente. Vocês se entrosam apenas na cama,porém no cotidiano vivem em atrito. Uma conversa com seu marido sobre a relação de você ajudaria a aliviar o clima tenso em que vivem. Procure postos de saúde que oferecem atendimento psicológico gratuito.

Gizeuda Motta Machado Psicólogo em Nova Iguaçu