Meu marido e a relação com a família dele

Feita por >Clara · 7 jun 2021 Terapia de casal

Eu tenho 21 anos e meu marido 25 anos. Há dois anos meu marido perdeu o pai dele, e assim ele quis ser uma figura paterna para o irmão dele, tudo “piorou” quando ele também perdeu a mãe, o irmão dele estava com uns 11 anos e só não morava conosco porque nossa casa era muito pequena e estávamos com nosso filho recém nascido.. mas estava todos os finais de semana conosco. O irmão ficava com a avô e o avô, que ambos criaram meu marido. Recentemente perdemos nosso primeiro filho e também o avô do meu marido, e esse meu cunhado está dando muito trabalho na escola, no comportamento, não obedece nem respeita a avó e o conselho tutelar já está em cima, meu marido e eu já temos muitos problemas e esse problema com o irmão também está tirando o sono dele. Como a avó e o irmão eram totalmente dependentes do avô que faleceu, meu marido ficou muito preocupado com a renda deles e quer ajudar de qualquer custo, com alimentação, água e luz, essas coisas, sendo que eu não estou trabalhando no momento, só meu marido.. e a avó também tem 2 filhos que possuem como ajudar financeiramente e ajudam. Como estou grávida nosso orçamento de contas por mês já é justo, e meu marido quer muito pagar a faculdade dele também. Agora como estou no final da gravidez quero aproveitar com meu marido para passearmos nas férias dele só nós dois, mas nesse plano ele já incluiu a avó e o irmão junto para irem também, diz ele que é porque eles não saem de casa, já falei antes para meu marido que queria um passeio só nós dois, porque daqui a dois meses nosso segundo filho nasce, mas não sei como falar novamente, toda hora ele está falando de levar a avó e o irmão junto, me sinto triste, pois todo final de semana quando vamos comer fora ou fazer algo diferente ele já quer levar a avó e o irmão, sendo que as vezes gosto de programas só eu ele e nosso bebê, que vejo como nossa família. Gosto da avó dele mas ela é muito mandona, e vejo que ela e o resto dos parentes sempre se aproveitam da bondade do meu marido para a maioria das coisas, e nós somos casados e namoramos há bastante tempo, temos nossos jeitos e nossos costumes, e quando a avó dele está junto ela quer tudo do jeito dela, já estou até vendo quando meu bebê nascer ela quer optar sempre na criação, fala que isso já é costume dos antigos da família dela e não gosto disso, pois ela sempre insiste que eu coma o que eu ver na frente somente por eu estar grávida, não gosto de comer o que eu não tiver vontade, as vezes perco a paciência e prefiro me afastar, mas meu marido acaba achando que não gosto da família dele, ou não tenho empatia sei lá..

A melhor resposta 8 JUN 2021

Oi Clara! Grato por escrver. Pelo seu relato, seu marido é uma pessoa muito empática, preocupada com a família. Certamente isso também se extende a você. Parece que vocês precisam dialogar bastante, precisam, cada qual, colocar suas razões e suas necessidades. Pelo jeito são duas pessoas (você e ele) boas que precisam trocar mais.
Observa-se pelo seu escrito, que prevalece, tanto em você, quanto nele, componentes de solidariedade, de pensamento no coletivo. A conversa verdadeira e amigável ajudará muito a vocês.
Naturalmente, aos vinte e um anos, é possível que ainda lhe falta alguma maturidade para administrar o tempero entre as necessidades de esposa, com as necessidades familiares do seu marido. De outro lado, seu marido, com vinte e cinco anos, também pode aperfeiçoar o tempero dessas necessidades emocionais, sociais, familiares.
Diálogo, muito diálogo. Parabéns a vocês dois, pelo senso social.
Caso útil, estarei à disposição para contribuir um pouquinho mais para a reflexão de vocês.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - o Brasil apresenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8659 respostas

8 JUN 2021

Olá Clara! Percebo que vocês estão entrando em conflito por conta dessa situação. Talvez seria bom você e seu marido sentarem e conversarem sobre essa situação e colocarem que decisões vocês vão tomar sobre isso

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém