A morte é uma piada?

Feita por >Vc · 19 abr 2023 Abordagem psicológica

Vamos lá... Tenho 29 anos. Homem. 1.60m e 42kg. Grau de anemia 2,desde a última vez que chequei, a mais de um ano atrás.
Nunca fui propriamente diagnosticado, mas acredito ter depressão severa por falta de propósito e um vazio existencial quase insano. Descobri, atrasavew do riso, uma forma de aliviar a tensão. Mas utilizar desta tática normalmente deixa os "pedidos de ajuda" praticamente irreconhecíveis para outros.
Tive muita sorte na vida, eu diria. Possuo família muito bem estruturada, não me falta nada de material. E mesmo assim parece que, de alguma forma, existe uma recusa sobrenatural, da minha parte, em utilizar destes recursos que me são disponíveis. Fumo compulsivamente, quase 1 maço por dia a pelo menos uns 3 anos, me considerando fumante pelo menos desde os 25, no mínimo... Sinto cada dia como se fosse uma batalha brutal contra o meu próprio corpo. Do qual venho negligenciando cuidados a bastante tempo. Acordo todos os dias, sem exceção, encharcado de suor a ponto de dormir com toalha e trocar de blusa de 2 a 3 vezes para não perder o ciclo de sono "completo", que no meu caso dificilmente passam de 5 a 6 horas.
Passo a maior parte do tempo sentado na frente de computadores e inclusive durmo( apago) olhando para uma tela. Minha visão a distância já é uma porcaria... Todas as minhas articulações inflamam dia sim, dia não. Consigo inclusive, com precisão, prever mudanças bruscas no clima apenas com base em qual parte do corpo começa a doer primeiro. Chega a ser bizarro...
Evito tomar remédios, pois diante de tantos problemas, última coisa que quero é perder a noção e acabar "colapsando" como tanto vejo por aí e acabar dentro de um hospital internado. Embora hoje em dia, estou quase que me internando por vontade própria. Somente porque já nem consigo mais listar todos os problemas que tenho que de alguma forma me impossibilitam até de andar em dias de pico. ( mais por questão de dores mesmo.)
Embora eu tenha total noção de que meus hábitos me levam a estes resultados, ainda sim não consigo sentir como se pudesse mudar. Já até tentei, mas não preenche a vontade de continuar os cuidados, mesmo vendo resultados de melhora em alguns pontos( e por melhora me refiro especificamente a ausência de sintomas ). Estou a procurar um psiquiatra/psicólogo, porém normalmente acabo desistindo, ao menor sinal de impecilho..
Por ex.: o número que eu decidi ligar se encontra ocupado.
Pronto, é suficiente pra eu passar semanas sem nem tentar de novo.. Hoje sinto meu corpo todo colapsando. Dentes, unhas, nervos, ligamentos de todos os membros( minha família brinca que eu pareço um velho ).
Não tenho perspectiva de futuro, as vezes sinto que nem quero que ele chegue,pois já sei o desfecho. Mesmo assim, brinco que se pudesse escolher um "poder" escolheria imortalidade, pois sou extremamente curioso e "morro de vontade" de saber sobre o funcionamento do mundo( irônico, não!? ).

Enfim.. Considero meu estilo de vida autodeatrutivo e suicida, de longo prazo. Não gosto de sofrer, mas meus comportamentos contradizem a mim mesmo. E ainda assim, prego a favor da vida. Não consigo chorar quando penso nisso, na verdade, o contrário. Acho engraçado.......... Mórbidamente cômico. As vezes sinto que me observo de fora.. Dissociado.

Conclusao: sinto como se isto fosse mais um desabafo do que um pedido de ajuda ou de indicação, pois arrisco dizer, já saber quais serão as sugestões.. . Mas é isso.

Considerações finais: Não possuo religião, nem procuro uma. Não sou ateu também. Já estudei sobre a fé e como nos, humanos, utilizamos a fé para navegar em um mundo com vacuos de informação e incerteza. O medo que possuo do desconhecido eu diria que é mínimo, por tanto me considero bastante mente aberta para qualquer perspectiva que me venham a oferecer...

A melhor resposta 23 ABR 2023

Você está enfrentando crise existencial, bem como falou e por isso está experimentando todos estes sintomas.
A tua busca de respostas são a nível racional com referências no que aprendeu.
Contruiu a sua realidade fundamentado na intelectualidade e não na tua inteligência vital.
Quem é você? Qual a sua real identidade? Qual o seu propósito de vida? O que veio fazer aqui?
Como você se enxerga? Como a tua mente funciona? Quais os recursos que a tua mente desenvolveu?
Quais os teus talentos?
Você está correto e de fato já tem este poder... voce já é um ser eterno, apenas que não está usando a tua inteligência vital; está maltratando o instrumento material que tem que te possibilita fazer todas as tuas experiências, a vida te deu a liberdade e o poder de escolha, mas voce está se movendo através da mente racional e isso é insuficiente, maltrata o corpo que se não mudar, já está colapando. E voce se torna o que escolhe, porém, enquanto se esforça para compreender e viver a vida permanecendo baseado onde outros te alienaram, só há processo de autodestruição, vazio, sentimento de uma vida sem sentido e perda progressiva.
De nada adianta tomar medicação quando o que precisa é resgatar a tua inteligência vital, se conscientizar da realidade em que está e da vida que é.
Faça Psicoterapia de Autenticação e encontrará as respostas que tanto busca.
Abraços

5817 respostas

20 ABR 2023

Você já percebeu que usa a dúvida contra você?

Claudio Segura Correia
Psicólogo

Claudio Segura Correia Psicólogo em Viçosa do Ceará

28 respostas

20 ABR 2023

Olá Vc! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu! Escreveu componentes que nos dão certo entendimento de tuas potencialidades e consciência teórica. Escreveu porque busca ajuda. Ajudas são possíveis em certas circunstâncias e características. O trabalho de Psicologia é de longo prazo. Precisaremos que você venha a um de nós, psicólogos, com mente aberta, persistência, muita persistência, disciplina e regularidade. Quanto a questão de diminuir computador e outras interações não reais, pelo descrito, creio que não é preciso falar. Aos vinte e nove anos, com os potenciais abstraídos de sua forma de escrever, podemos ponderar que você poderá evoluir muito, viver com muita qualidade, alegria e realizações.
Será muito enriquecedor para você e para o psicólogo que você se comprometer a viver trabalho de psicoterapia em busca de autoconhecimento, construção de rotina de vida mais adequada, de enriquecimento de viabilização de possibilidades e potencialidades.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.