Gostar de conteúdo violento é comum?

Feita por >Pamela Da Silva · 16 set 2023 Abordagem psicológica

Desde pequena sempre fui interessada pelo macabro.
Gosto de ver coisas violentas, como filmes e séries. Sempre senti uma conexão estranha pela morte. Um estranho fascínio.

Acredito que se trate de uma válvula de escape para sentimentos ruins que há em mim. Afinal, esse fascínio teve início em minha infância. Meu pai era um homem violento e distante. Eu não conseguia me expressar sem temer os seus gritos e seu desprezo. Eu me moldava a sua vontade.

Então, acho que esse fascínio foi como expressar a minha raiva, meu rancor, minha decepção.
Eu não sou violenta.
Longe disso.
Sempre tentei cuidar e amar as pessoas.
Entretanto, tenho dificuldades de controlar a raiva e a ansiedade pelo transtorno de personalidade borderline, no qual foi diagnosticado recentemente.
Sempre foi de meu caráter rir do incomum, fazer piada com a desgraça porque era uma forma de convencer a mim mesma que as coisas não eram tão ruins. O humor ameniza a dor.

Bom.
Sou extremamente submissa as vezes porque tenho medo de abandono. Sou gentil e gosto de ajudar por mais que as vezes eu me sinta usada.
Acho que é o famoso mantra " Eu não vou ser igual a meu pai".

Raramente fui afetada por este meu fascínio.
A única vez que eu me lembro foi na época que eu via true crime todos os dias pois estava entediada e tive pesadelos.
Hoje tento moderar.

Mas não nego.
A estética no sombrio é bela para mim.
Talvez seja porque sou doente, quem sabe.

Só quero checar minha teoria com profissionais.
Quem poder me responder agradeço.

A melhor resposta 17 SET 2023

Olá Pâmela da Silva, primeiro gostaria de parabenizá-la pela coragem em procurar ajuda aqui para essa situação que vem de certa forma te incomodando. Bem, o gosto por cenas e imagens de violências com situações macabras, morte e discórdia está sim diretamente ligados a sentimentos de raiva, tristeza, desafetos, desamparo e desamor. Esses pensamentos voltados para raiva não produtivos são reforçado por imagens de filmes, vídeos de violência e mortes está sendo reforçadores de sentimentos de medo, desconfiança, indecisão, fuga, evitação, isolamento social, timidez, procrastinação e autossabotagem porquê o cérebro aprendeu a se defender desse jeito. Dessa forma, nós geramos pensamentos densos, pesados, disfuncionais e reforçadores de sofrimentos porque criam consciência negativa e elas começam a existir e vão sendo alimentados por pensamentos negativos. Esses pensamentos negativos são desenvolvidos por questões internas (como interpretamos as situações vivida na vida) e externas (vídeo, mídia, tv, filme, base familiar tóxica com pais pouco afetivo, negligentes ou abusivos), tudo aquilo que experiênciamos e o que se vê repetidamente vão reforçando o pensamento e afetando o seu comportamento. Acredito que seria interessante se você puder, procurar ajuda de terapia psicológica online ou presencial, como você achar melhor para trabalhar essas questões e aprender a desenvolver suporte para lidar de forma saudável com todas essas demandas em sua história de vida.
Espero ter ajudado.
Att. à psicóloga Ussénade Maria de Oliveira

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

18 SET 2023

Olá Pamela! Obrigado por perguntar. É comum, é frequente, mas não podemos esquecer que cada pessoa é única, que cada história é única. De certa forma podemos dizer que somos produtos e produtores daquilo que cultivamos. Pelo relatado, você apresenta percepção de certas questões, de forma interessante, assim como dá sinais de suas necessidades e hábitos.
Pessoas devem agir, na imensa maior parte do tempo, com pessoas, consigo mesmas. Não pode ser hábito rotineiro e repetitivo ver televisão, celular, internet, jogos, séries. As mídias interesseiras e abutres, repare bem, alimentam muito a busca das pessoas pelo macabro. Praticamente todos os canais de televisão comerciais ou de seitas religiosas, falam muito do Deus punidor, do milagre (que só eles fazem), da questão financeira. Isso decorre dessa tendência mental das pessoas se ligarem ao péssimo e ao ótimo, ao super bom e ao super ruim.
Nós, humanos, a vida, está exatamente nas posições intermediárias. Se agirmos com ética, dedicação, persistência, por pequenas coisas boas, depois de um tempo, essas pequenas coisas boas formarão um conjunto de coisas que nos fará grandes por realizarmos muitas, continuadas e persistentes pequenas coisas boas.
Você precisa reorganizar tua rotina de vida, precisa reorganizar seus posicionamentos físicos e mentais.
Ser extremamente submissa certamente que não é razoável.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

18 SET 2023

Oi Pâmela da Silva
Por mais que seu pai tivesse sido este homem durão, quem escolheu ele para ser seu pai, foi você.
Por que? Para que? Talvez para voce aprender a lidar com o teu objetivo de vida;
Voce já traz para esta existência o objetivo de trabalhar, harmonizar a agressividade, a violência.
Talvez por isso voce sente satisfação com assuntos de violência, crimes...
A palavra “sombrio” já diz, a “falta de luz”, a falta de consciência.
O problema é que tudo o que voce pensa, voce realiza, primeiro voce pensa e depois concretiza;
e se voce alimenta este sombrio com imagens, sons, ideias, filmes, mais corre o risco de realmente fazer, concretizar este sombrio.

Portanto, precisa descobrir quem é voce, qual o teu histórico de vida, não só desta existência e qual o desafio desta existência.
Você não veio a este mundo por acaso, não veio de férias; veio para aprender, corrigir e expandir a consciência e se realizar.

A Psicoterapia é a única que pode te auxiliar a desvendar e esclarecer o que se passa entre o racional, na mente consciente e na mente superior, onde realmente reside a tua sabedoria, a tua inteligência.
Não se trata de você seguir uma filosofia de vida, um modelo... se trata de ser coerente com a tua essência.
Enquanto você se esforça para compreender e viver a sua vida permanecendo baseada nas alienações só vai ter processo de autodestruição e perda progressiva.