Estou com um certo medo sobre minha identidade de gênero

Feita por >Paulo · 6 abr 2023 Orientação sexual

Olá tenho 18 anos e estou com uma "dúvida" e um certo medo sobre minha identidade de gênero.
Há alguns meses atrás eu vinha sofrendo com uma certa dúvida sobre minha orientação sexual, esses problemas que eu vinha sofrendo eram pensamentos sobre ser gay, esses pensamentos estavam me deixando muito mal pois quando eles vinham eu tinha ansiedade e um certo medo de ser gay, e por conta desses pensamentos eu fui atrás de uma psicóloga e ela me ajudou muito, ela me falou pra eu não dar atenção pra esses pensamentos pois a minha vida estava girando em torno apenas desses pensamentos, ela me falou pra focar no presente e no agora. Depois dessa consulta que tive com a psicóloga eu melhorei demais, eu voltei a viver minha vida normalmente coisa que não estava fazendo por conta desses pensamentos, depois de alguns dias da consulta com a psicóloga eu quando eu já estava bem melhor eu voltei a acompanhar conteúdos pornograficos e com isso meio que os pensamentos voltaram e voltaram um pouco mais fortes e por conta disse eu me desesperei eu meio que comecei a pesquisar sobre varias coisas relacionadas aquela situação que eu estava passando, e em uma dessas pesquisas eu achei alguma coisa relacionada a identidade de gênero e no momento que vi aquilo foi como se tivesse entrado na minha cabeça mais um pensamento pra me fazer mal, e eu estava certo pois depois de eu ter visto isso a minha cabeça começou a botar essa dúvida na minha cabeça "será se tu é trans", o que eu sei que é mentira pois eu sempre gostei do meu corpo e sempre me senti bem com ele desde a infância, nunca senti nenhum desconforto com as coisas que eu vestia, nunca me senti diferente, sempre me senti bem fazendo "coisas de garoto" como jogar bola, jogar videogame e etc, e sempre me senti bem sendo um garoto.
Esses pensamentos vieram na minha cabeça sem base nenhuma eles vieram apenas pois quando eu li uma coisa na internet sobre isso eu vi como um potencial pensamentos me fizesse mal, eu não me identifiquei com a aquela situação, eu apenas vi aquilo e a minha cabeça começou a martelar isso na minha cabeça a todo instante, e isso tudo tem me feito muito mal, eu tô bem pior que antes pois agora é como se a minha cabeça estivesse tentando colocar coisas na minha cabeça, coisas que não são verdade coisas do tipo "tu nunca se identificou homem", "tu nunca gostou de mulher tu só quer ser igual elas", "tudo o que tu viveu foi uma mentira", coisas desse tipo que vem na minha cabeça, o que eu sei que é mentira.
O que me dá uma certa certeza de que esses pensamentos são reais é o jeito eles apareceram na minha cabeça, foi do nada, eu não estava me sentindo mal com meu corpo, não estava me sentindo deslocado, não estava sentindo nada que pudesse realmente gerar essa "dúvida" na minha cabeça.
Foi como se esses pensamentos tivessem só tomado o lugar dos meus pensamentos sobre ser gay, porque esses pensamentos que vem sobre ser trans tem muitas coisas em comum com os pensamentos sobre ser gay, são pensamentos do mesmo "padrão".
Eu tenho a certeza de que eu sou homem, mas esses pensamentos tentam meio que tirar essa certeza pensando certos tipos de coisa como por exemplo quando eu vou me olhar no espelho , eu me vejo um homem mas no momento que eu olho alguns pensamentos sobre eu não querer ser homem, eu não querer ter esse rosto o que eu sei que não é verdade mas mesmo eu sabendo que não é verdade isso me afeta muito.

A melhor resposta 24 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém