Estou em dúvida sobre minha identidade de gênero.

Feita por >Medusa · 8 mai 2023 Orientação sexual

Sinto que sou não-binarie ou genderqueer, mas não sei qual linha metodológica da psicologia está mais apta e "mente aberta" para me auxiliar a compreender minhas dúvidas.
Por outras questões, costumo ter dificuldade de enfrentar uma decepção ou maus tratos por parte de profissionais. É o medo da rejeição ou escárnio. Sinto a intimidação social... E no final, desisto de buscar auxílio médico.
Já ouvi cada coisa sobre certos "profissionais"...
Poderiam me ajudar a identificar qual modelo de psicoterapia seria mais inofensivo?

A melhor resposta 21 JUL 2023

Olá, como vai?

Para além das questões de gênero, existe alguma abordagem psicológica que lhe interesse mais? Alguma que você sente que teria mais chances de se adaptar ou mesmo de confiar no processo?

Acho que você poderia começar sua escolha tentando responder essa pergunta. E uma vez decidido, buscar mais informações sobre os psicólogos, sobre os cursos que fizeram, sobre seus interesses de pesquisa e sobre como respondem as questões por aqui, por exemplo.

Posso falar um pouco da área em que estou inserido e conheço mais, que é a psicanálise.
Ela não é uma linha que se possa dizer como um todo que seja "mente aberta" ou "fechada", depende muito de cada profissional e de cada instituição. Há leituras psicanalíticas muito conservadoras em questões de gênero/raça/classe (e acontecem sim situações lamentáveis nos consultórios). Mas também há profissionais que se dedicam ao estudo dessas questões, que dialogam com a teoria queer, com estudos sobre relações raciais, etc.

Acredito que isso aconteça nas mais diversas abordagens.
Então o que lhe sugiro é isto: pense em que abordagem você gostaria de tentar primeiro, depois procure por profissionais que lhe transmitam de antemão a segurança de que saberão acolher suas questões. Penso que é a melhor chance de você começar uma terapia em que você não se sinta intimidade.

Tiago Macedo Psicólogo em São Paulo