Dúvidas sobre transtorno dissociativo de identidade

Feita por >Anna Paula Barbosa da Silva · 20 nov 2017 Transtornos personalidade

Olá é possível ou comum uma pessoa do sexos feminino que tenha transtorno dissociativo de identidade desenvolver uma identidade do sexo oposto por exemplo uma menina se sentir ter uma identidade de menino outra hora se sentir ter uma identidade de menina outra hora de mulher outra hora outra menina entre suas múltiplas identidades isso é possível acontecer e se é possível acontecer ainda na infância ou no começo da adolescência?obrigada

A melhor resposta 21 NOV 2017

Respondendo a sua pergunta Anna, sim, é possível. Todavia é importante saber se é isto mesmo que está ocorrendo, porque esse é um transtorno muito difícil de ser diagnosticado e a prevalência dele é bem baixa (1,6% para homens, e 1,4% para mulheres). É um transtorno que está associado a experiências extremamente traumáticas, abusos e eventos desestabilizadores ocorridos na infância. O mais apropriado é que a pessoa seja acompanhada por um profissional capacitado, que vai avaliar o paciente e confirmar ou não o diagnóstico.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

21 NOV 2017

Anna Paula, o T. D. I. Ou distúrbio de múltipla personalidade, é complexo, pode ter tido seu início por algum trauma grave durante a primeira infância, é um processo mental que produz falta de conexão de pensamentos, memória, sentimentos, ações ou senso de identidade.
A pessoa dissocia para enfrentar dificuldades ou ainda não consegue lidar com tensões.
O tratamento é longo, desde que o paciente se comprometa, inclui a Psicoterapia. Medicamentoso e ainda arteterapia; normalmente os sintomas dissociativos podem apresentar ansiedade e depressão .
Espero que tenha conseguido ajudar
Abraço
Vera Pelizzari

Vera Pelizzari Psicóloga Clínica Psicólogo em São Paulo

295 respostas

21 NOV 2017

Olá Anna Paula!
Na infância muitos sintomas podem começar a aparecer, mas associar a algum tipo de transtorno sem uma investigação séria, seria uma displicência e falta de respeito. Todo diagnóstico de transtorno, precisa obedecer algumas regras para ser avaliado e categorizado. Inicialmente, o principal é buscar ajuda profissional para a investigação e diagnóstico. Como bem disse a colega Fernanda, se conhecer alguém apresentando esses sintomas, é bom encaminhar a um psicólogo ou um psiquiatra. Qualquer um dos dois, fará o encaminhamento para outra especialidade, se perceberem necessário.

Abraços!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

21 NOV 2017

Perfeitamente possível, o que normalmente acontece devido a algum trauma.
Mas é muito cedo para um diagnóstico. Que tal conversarmos mais?
Estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

21 NOV 2017

Olá, Anna.
É extremamente raro uma pessoa com transtorno dissociativo de personalidade, mas é possível sim ela assumir personalidade de outro sexo.
Mas caso conheça alguém com esse transtorno sugiro que procure um psiquiatra para que ele possa dar o diagnóstico correto é tratamento adequado.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo