Tenho 26 anos e queria ser independente.

Feita por >lais · 17 mai 2024 Desenvolvimento pessoal

Oie! tudo bem? tenho 26 anos e tenho muita vontade de sair de casa, mas sempre tem algo que me prende.. sou uma pessoa bem desorganizada em relação ao financeiro. Queria muito encarar morar sozinha mas morro de medo, eu sei fazer minhas coisas e cozinhar e trabalhar, mas tenho medo de passar necessidade ou alguma dificuldade. Além de ter medo de ter que pagar aluguel e me lascar depois.. enfim, como vencer esse medo?

A melhor resposta 21 MAI 2024

Olá Lais!

Esse é um passo importante na vida, buscar a própria independência e o próprio 'cantinho' no mundo costuma ser muito importante para nosso amadurecimento e crescimento e, ao mesmo tempo, trazer dúvidas e novas responsabilidades. Com isso, é natural surgir dúvidas e preocupações.

Você tem muitas habilidades que são importantes para sua independência - cozinhar, trabalhar, etc. A sua preocupação parece ser mais quanto ao financeiro, certo?

Portanto, trabalhe nisso - planeje e se organize. Trabalhe esses pontos que você apontou que são difíceis para você, crie formas de organizar melhor seu dinheiro, avalie até que valor de aluguel você pode pagar sem comprometer seu financeiro e busque as opções que caibam dentro desse orçamento.

Ainda assim, mesmo se preparando ao máximo, esse receio ainda pode ocorrer. A incerteza não vai sumir completamente, afinal o futuro a gente vai conhecendo conforme vai vivendo o presente.

E a terapia pode contribuir muito nesse processo para desenvolver sua independência, trabalhando em estratégias de organização e mecanismos saudáveis de enfrentamento para lidar com as angústias e preocupações que sair de casa pode gerar.

Fico à disposição para participar desse processo!
Abraço Lais!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

20 MAI 2024

Oi Laís
Ótimo que tens apenas 26 anos e precisa iniciar cortar o cordão umbilical psicológico com a família, assumir a responsabilidade por suas escolhas, decisões e resultados, resolver seus conflitos, sua dependência emocional. Enquanto está sob a proteção da família a tua capacidade fica estagnada e a autoconfiança, atrofiada.
Mar calmo não forma bons marinheiros... vida fácil tranquila junto aos pais te torna fraca, medrosa, insegura, com medo.
Você terá que escolher: ousar ser dona da sua vida, aceitar o desafio de cuidar das suas finanças, desafiar o medo das dificuldades ou aceitar a vida mansa permanecendo no abrigo dos pais.
Cada escolha gera seus resultados, suas consequências.
Você tem a liberdade e o poder de escolha.
Faça Psicoterapia para se afirmar nas tuas escolhas.
Abraços

6374 respostas

18 MAI 2024

Oi Lais,

Tudo bem? Me chamo Tayhana Queiroz, sou psicóloga clínica. Bem Lais, entendo sua vontade de ser independente e os receios que surgem com essa decisão. O medo de enfrentar dificuldades financeiras e a responsabilidade de morar sozinha são sentimentos mais comuns do que você possa imaginar.

Primeiro, é importante pensar em um planejamento financeiro. Criar um orçamento detalhado das suas despesas e receitas atuais pode te ajudar a entender melhor onde seu dinheiro está indo. Tente poupar uma quantia fixa todos os meses. Ter uma reserva financeira pode te dar mais segurança e confiança para lidar com imprevistos. Fazer uma simulação dos custos de morar sozinha, incluindo aluguel, contas de utilidades, alimentação e outras despesas, também pode ser uma boa forma de se preparar.

A organização é fundamental. Utilizar planilhas ou aplicativos de gestão financeira podem te ajudar a monitorar seus gastos e manter-se dentro do orçamento. Definir prioridades financeiras e identificar gastos essenciais é um passo importante para evitar problemas futuros.

Se você ainda se sente insegura, pode experimentar mudar aos poucos. Alugar um quarto em uma casa compartilhada, por exemplo, pode reduzir os custos iniciais e te dar uma sensação de independência gradual. Passar fins de semana ou períodos curtos em um lugar alugado também pode te ajudar a se acostumar com a ideia de morar sozinha.

É importante também contar com uma rede de apoio. Conversar com amigos e familiares sobre sua decisão pode oferecer o suporte emocional que você precisa. Se o medo estiver muito intenso, que tal marcar uma sessão de psicoterapia? pode ser uma ótima opção para trabalhar essas inseguranças e desenvolver estratégias para lidar com elas.

Lembre-se de que você já tem muitas habilidades, como cozinhar, trabalhar e cuidar de si mesma. Isso é uma base sólida para construir sua independência. Se você sentir que precisa de mais apoio, estou aqui para ajudar. A psicoterapia pode ser um espaço valioso para explorar suas inseguranças, fortalecer sua autoconfiança e planejar de forma segura essa transição importante na sua vida.

Afetuosamente,
Tayhana Queiroz

Tayhana Queiroz Psicólogo em Fortaleza

61 respostas

18 MAI 2024

Olá, primeiro você precisa aprender a se organizar financeiramente pra morar sozinha. Depois ter certeza se está disposta a enfrentar os desafios e os riscos sozinha. Quem se arrisca pode ter sucesso ou não. O medo muitas vezes surge como uma emoção protetiva, ou seja, é necessário perceber se esse é o momento mais adequado para tomar essa decisão.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

18 MAI 2024

Bom dia, Lais! Obrigado por escrever. Que ótimas perspectivas: querer ser independente aos vinte e seis, anos e ter medo de sair. Não há caminho fácil. A chamada independência é a dependência da responsabilidade e do controle. Isso se aprende aos poucos. Para aprender, porém, é preciso praticar, mais é preciso praticar com controle da situação. Cuidado para não vivenciar a fantasia de que a independência implique a liberdade para fazer e viver o que quiser.
A organização financeira, juntamente com várias outras frentes geram o patamar para que se possa viver com autonomia: por exemplo: alimentação correta, administração produtiva do tempo, escolha de companhias, controle das necessidades regulares da casa bem como aprimoramento da qualidade da vida e morada e, principalmente, companhias.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9336 respostas

18 MAI 2024

Oi Lais!

Obrigada por ter disponibilizado um pouco do seu tempo para confiar em nosso apoio e opinião.
Ser independende, morar sozinho, depender de si próprio, escrever uma história pessoal marcante e próspera, são valores extraordinariamente altos e evoluídos na vida de um indivíduo.
Para alcançar esses valores na caminhada da vida, é importante você trabalhar alguns desafios em sua vida pessoal! Se você observar Lais! Você nos fez uma pergunta e a resposta está no corpo da sua própria mensagem, ou seja, pra alcançar esses valores, você vai precisar de organização financeira, independência pessoal e emocional/afetiva dos seus pais ou responsáveis, ou família de origem, resumindo: sua família. Sim! com certeza! vc irá precisar saber cozinhar, organizar sua casa, seu guarda roupas, cozinha, lavar louças, lavar banheiro, no geral, você vai ter também que aprender a organizar uma casa. E isso é uma ciência bem específica pq toda casa é uma empresa. E um bom exercício de como gerir essa empresa e ser independente! é iniciar sendo um gestor responsável de sua própria casa. Sugiro iniciar esse processo importante e marcante na vida de qq pessoa, e em qq idade, seja adolescente, jovem adulto ou mesmo idoso. Esse é um exercício pra vida inteira de um ser humano que quer ser feliz e crescer emocional e financeiramente.
Sugiro pra você iniciar essa construção nesse lugar que você está agora, pode até iniciar no cômodo que você dorme e depois expandir pra casa toda! Vá por partes e organize. Você vai observar que organização de independência é uma dialética de dentro pra fora e de fora pra dentro. A medida que você organiza seu interior você tb tem motivação pra organizar o exterior e vice e versa.
Muito importante nesse movimento de construção de uma vida independente, você investir no seu processo psicoterápico. Vai ajudar muito a tornar-se independente e tb vai te dar suporte pra alcançar mais rapidamente seus ideais.
Boa sorte e conte sempre conosco do Mundo dos Psicólogos.
Tudo de bom!

Eloilde Lais/psicoterapeuta

Psicóloga Clinica Eloilde Lais Barbosa da Cruz Psicólogo em Recife

5 respostas

18 MAI 2024

Olá Lais! Desejo que esteja bem.
Primeiramente o medo vem diretamente da insegurança do desconhecido, existem ferramentas que você pode utilizar para conseguir aliviar pelo menos um pouco esse sentimento. Dificilmente é possível criar uma segurança que possa ser usada como uma garantia absoluta, por tanto, antes de mais nada é preciso adequar nossas expectativas com a realidade para que não nos afete futuramente de uma maneira ainda pior, ou seja: evite pensamentos catastróficos de que sair de sua casa atual, seja um ato sem volta e que você estará completamente sozinha e desamparada, já que pelo seu relato é uma decisão sua, então a principio você parece ter uma relação familiar minimamente estável.

Para que você consiga se sentir mais preparada, comece organizando seus objetivos, crie perguntas das quais você precisará responder, estar preparada te tornará mais confiante e consequentemente notará uma diminuição nos pensamentos amedrontadores.
Alguns exemplos de perguntas para serem respondidas: “Quanto é o aluguel em determinada área?” - “Quanto vou precisar gastar para comida, água, luz e internet?”- “Quanto vou ter de dinheiro para guardar e/ou para emergências?”- “Para quem posso recorrer em caso de emergência?”.

Se imagine morando sozinha e em diversas situações das quais possa tirar perguntas e respondê-las da forma mais realista possível, dentro de suas capacidades, assim o desconhecido agora se torna previsível para você e até mesmo mais familiar.

Boa sorte e tudo de melhor! Abraço.

Maicon Peterson Neves dos Santos Psicólogo em Goianésia

2 respostas

18 MAI 2024

Só vencemos um medo quando encaramos. O novo realmente causa muito medo, mas sabe o que é pior ? Estagnar e ficar na mesma pra sempre, sem saber como seria se tivesse ido em frente. Vamos aos pontos positivos: Você sabe cozinhar, trabalha, só ao já demostra ser independente, coloque numa planilha seus gastos fixos como aluguel, rancho, água , luz e reserve essa quantia todo mês sem mexer nela, com isso já vai ter o principal, o restante como lazer e outros gastos você pode controlar, semana vc sai, na outra se diverte em casa mesmo ( exemplo). Outra ideia é procurar onde tem casas que já incluso luz e taxa de água no aluguel para economizar ...Enfim, precisando de mais estratégias e vencer o medo, estou aqui pra te auxiliar

Ana Tereza de Lima Farias Psicólogo em Manaus

1 resposta

18 MAI 2024

Oi!
Entendo a sua preocupação. Sair de casa e morar sozinho é um grande passo e é normal sentir medo. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

1. Planejamento Financeiro: Comece a organizar suas finanças. Faça um orçamento detalhado de suas despesas e receitas. Veja onde pode economizar e planeje um fundo de emergência para cobrir imprevistos.

2. Economize: Tente guardar uma parte do seu salário todos os meses. Um bom objetivo é ter pelo menos três a seis meses de despesas de vida economizados antes de se mudar.

3. Pesquise Aluguéis: Faça uma pesquisa detalhada sobre os custos de aluguel em diferentes áreas. Procure lugares que se encaixem no seu orçamento e que ofereçam uma boa relação custo-benefício.

4. Desenvolva Habilidades de Vida: Embora você já saiba cozinhar e cuidar de suas coisas, continue aprimorando essas habilidades. Aprender a fazer pequenos reparos e gerenciar melhor seu tempo pode ser útil.

5. Considere Alternativas: Talvez você possa considerar dividir um apartamento com amigos ou familiares para reduzir os custos e ter uma transição mais suave.

6. Busque Apoio: Converse com amigos ou familiares que já passaram por essa experiência. Eles podem oferecer conselhos valiosos e tranquilizá-lo.

7. Planeje aos Poucos: Não precisa fazer tudo de uma vez. Dê pequenos passos, como começar a pagar algumas contas por conta própria ou passar mais tempo fora de casa para se acostumar com a ideia.

Lembre-se de que é normal ter medo, mas com planejamento e preparação, você pode superar esses desafios. O importante é acreditar na sua capacidade de se adaptar e crescer.

Saudações,
Patrícia

Patrícia Prata Baldávia Psicólogo em Marília

32 respostas

18 MAI 2024

Primeiramente boa noite, a busca por independência é um excelente indicío de saúde mental, a cada etapa da vida buscamos conseguir dar conta das nossas demandas da melhor forma possível, o ideal seria contar com o apoio de um profissional para planejar cada etapa dessa mudança em conjunto com você, de acordo com suas condições e auxiliar com relação ao medo, conte comigo nessa etapa.

Larissa Baungartner Psicólogo em São Paulo