Tenho 26 anos, sou muito quieta e reservada?

Feita por >Leh · 23 mai 2022 Desenvolvimento pessoal

Me acho estranha por ser assim.. parece que tô no outro mundo das pessoas e as pessoas me acha estranha só pq sou muito calada...queria ser igual os outros jovem mais não consigo ser assim...me sinto muito estranha por ser assim...já tenho 26me sinto muito menina ainda pra minha idade sou casada moro com meu esposo só que tenho que obedecer tudo ele pq dependo dele não posso fazer oque gosto sempre oque ele quer sempre vivi em casa esses anos todo sou muito caseira só que não quero ser mais assim isso me deixa triste e desanimada...

A melhor resposta 24 MAI 2022

Oi Leh.

Lendo o que me escreveu me veio uma pergunta: " Esse incômodo que você sente por ser quieta e reservada, vem de você mesmo?"

Pergunto isso pois pelo que descreveu ficou claro de que quem está a sua volta é quem acha isso estranho ou ruim.

Agora se de fato é algo que te afeta profundamente, é possível conseguir muitas coisas diferentes.
Sozinha é possível? Sim, mas bem mais difícil.

Que tal, quer conversar comigo?
Em terapia você conseguirá caminhar muito mais rápido por esse processo.

Qualquer coisa, estarei aqui por você.
Jean Pierre

Jean Pierre da Rocha Carneiro Psicólogo em Porto Velho

117 respostas

24 MAI 2022

Oi Leh,
Precisa sim iniciar a sua jornada nesta vida e ela começou pelo incômodo que está sentindo com o que está colhendo. Este é o segundo nascimento, o nascimento de si mesma, o nascimento psicológico que é assumir a responsabilidade de si mesma, curar as dependências (financeira e emocional) e começar a se sentir livre e responsável por suas escolhas e decisões.
Ok que estás casada, por uma razão ou outra, estás casada, mas nada impede que inicie esta expansão de consciência e te veja da forma como és; até agora estava vivendo numa penumbra e aceitou estas condições; agora precisa reagir e iniciar o teu percurso... a vida te deu a liberdade e o livre arbítrio e pode construir a tua própria realidade.
Pode ser dona da sua vida e não uma comandada, não uma submissa.
Por isso, a necessidade de fazer Psicoterapia para descobrir quem e você, de onde você veio, qual seu objetivo de vida, qual a sua identidade, como se enxerga e como pode usar o sistema a seu favor.
Precisa resolver seus problemas, curar seus traumas... é para isso que viemos ao mundo.
Por enquanto está sentindo tristeza, desânimo, dominada, submissa, isolada. Por depender dele, não significa que tenha que ser sempre assim. Se ele te ama, vai querer que você se resolva.
Abraços.

5817 respostas

24 MAI 2022

Oi Leh! Grato por escrever. Você tem razão. As pessoas não desenvolvem hábitos de serem quietas, reservadas, sentindo-se desconfortáveis com isso, sem considerar esse jeito de estar, estranho. Certamente o resgate de tua historia, de tua rotina de vida, de tua configuração familiar, de tua personalidade, dará elementos para compreender os fundamentos disso e da forma como modificar a situação.
Certamente você precisa aprimorar o entendimento da própria identidade, da autoestima, rotina de vida e posicionamento social.
Veja nossos perfis, escolha um de nós - psicólogos - e venha para uma assessoria científica, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços virtuais (A pandemia está vigente, a dengue também. Há muitos falsos políticos, mais ainda falsos líderes religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Melhore o afeto; evite aglomerações, combata os criadouros do mosquito da dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional

8634 respostas

24 MAI 2022

Olá Leh.
Procure um psicólogo para através do diálogo e intervenções você possa se encontrar, traçar planos e desenvolver as habilidades necessárias para a ação. Acredite que se você quer você consegue. Apenas precisa se preparar para enfrentar primeiro os seus próprios medos e inseguranças. O profissional saberá conduzir da melhor forma o seu aprendizado no sentido de levá-la a se fortalecer e lidar de forma assertiva para a resolução de problemas. Fico à disposição para auxiliá-la.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba