Sou estranha. Não me sinto uma pessoa normal.

Feita por >Cássia de Souza e Silva · 9 jan 2021 Autoestima

Tenho 27 anos, nunca tive um namorado nem fiquei com ninguém, já gostei de algumas pessoas, elas pareciam gostar de mim, mas nunca se aproximavam... na adolescência sofria de baixa auto estima, atualmente não tenho mais esse problema. Sou fisioterapeuta, independente, mas mesmo assim os homens nunca chegam em mim, ainda sou uma pessoa mais quieta e reservada, mas fico triste, não entendo o pq, já vi meninas bem mais tímidas que eu namorando. Fico triste de ser assim e tenho até uma certa vergonha de nunca ter ficado com ninguém. Não me sinto uma pessoa normal :(

A melhor resposta 10 JAN 2021

Olá Cássia! Grato por escrever. Você não é uma pessoa estranha, não é não normal, apenas sente-se assim. O perfil que você descreveu como seu é muito frequente. Em consultório trabalhamos muitos casos parecidos. Os homens, certamente nunca chegam em você, porque você , sem se dar conta, cria barreiras, dificuldades. Você nunca "chega" nos homens (conforme as mulheres, em suas sutilezas femininas, chegam a despertar o chegar dos homens), porque experimenta repressões. Precisaremos cuidar dos medos (reais ou imaginários, olhares, audições, posturas, buscas, formas de estar em público, etc.
Será muito promissor e enriquecedor você passar por conduta científica para resgatar tua história, compreender a colheita que está fazendo, por causa do que plantou, assim como poderá aprender a plantar outras plantas (abertura para trocas afetivas, sociais - amigos, colegas, conhecidos, paqueras, namorados, noivos, maridos, ex-paqueras, ex-namorados, ex-colegas, ex-amigos, etc.
Cuidado, muito cuidado: as pessoas nem imaginam que você nunca ficou com alguém, a não ser que você conte. De outro lado, muitos imaturos, ás vezes maldosos, oportunistas, ficarão tentados a te enganar. Antes de lidar com esse aspecto (ficar com alguém) tenha calma, conte com a ajuda de um psicólogo ou alguma pessoa de tua profunda confiança, para pesquisar a pessoa, verificar com com cuidado o passado dela e os valores que ela vivencia.
Abraços virtuais (em tempos de aumento grave da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

12 JAN 2021

Boa tarde Cassia. A timidez atrapalha muito os relacionamentos. Pessoas tímidas também se cobram mais, talvez seja o seu caso. Um relacionamento afetivo pode iniciar com amizade. Já vi várias relações iniciarem com amizades desinteressadas. Os homens precisam saber do seu interesse por eles, a maioria não entende de comunicação não verbal. Espero ter ajudado. Estou à disposição. Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

663 respostas

10 JAN 2021

Oi Cássia
O problema só existe na tua mente
Voce criou este problema e não se aceita como é.
Precisa investir em Psicoterapia para conhecer-se, amar-se, aceitar-se.
Tudo tem um propósito, do porque é assim e o que precisa fazer para harmonizar-se segundo as características da tua própria identidade. Hoje, consegue fazer psicoterapia Online e marcar entre um atendimento e outro que tens.
Não há justificativa para não fazer.
Mas tudo são escolhas, tens o poder interno de fazer a tua realidade, tudo depende de você e tudo (carência, bullying, medos) são desafios ao crescimento. O que voce decide?

5817 respostas

10 JAN 2021

Oi Cássia, vc ainda pode ter baixa auto estima, e ao mesmo tempo não desenvolveu habilidades sociais, daí a sua dificuldade. Algumas relações são desenvolvidas a partir da infância.
Vc precisa fazer terapia, se reconectar a essa criança, e ver todos seus esquemas emocionais, aprender a desenvolver habilidades para ter uma vida satisfatória.
Se interessar conhecer sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

9 JAN 2021

Oi Cassia, talvez seja preciso revisitar essa adolescência e entender algumas situações que geraram essa insegurança.

Carolina da Costa Magalhães Psicólogo em Rio de Janeiro