Não me sinto uma pessoa comum, isso é normal?

Feita por >Emy · 29 mai 2023 Abordagem psicológica

Desde criança não me sinto normal, é extremamente desgastante me socializar ao ponto de me sentir cansada fisicamente depois de tentar, não consigo manter uma conversa normal com pessoas que acabei de conhecer, minha mente simplesmente trava, não consigo me relacionar com ninguém, sempre que alguém se aproxima e eu vejo que tem segundas intenções eu corro e não sei porque, não consigo manter um relacionamento próximo nem com a minha mãe. Não consigo cuidar de mim mesma no sentido físico, é simplesmente cansativo me maquiar, me arrumar, etc, tudo isso eu vejo outras pessoas fazendo ao meu redor. Tem outras coisas que pessoas normais fazem que eu não consigo fazer, tento mas não tenho sucesso... Eu sou uma pessoa normal?

A melhor resposta 1 JUN 2023

Oi Emy
Não! Você não é uma pessoa normal! E ainda bem que não é!
E por isso sofre; sofre porque não é normal, não faz parte da grande maioria; tem uma exigência mais qualificada de vida, mas o que está recebendo é a mesquinaria, a superficialidade do sistema de ensino impõe.
Sim... isso é cansativo e estressante e sufocante e brochante!
Precisa se encontrar, saber quem realmente é e qual o teu propósito de vida para não ser engolida pelo sistema.
Precisa resgatar a tua inteligência de vida; estão tentando te forçar a abandonar para se igualar aos outros onde só vai encontrar vazio, frustração, desânimo, angústia.
Não sei a idade que voce tem, mas se puder, faça Psicoterapia de Autenticação para poder se reconhecer e se contruir baseada na tua vida, na tua energia.
A Vida te deu a liberdade para fazer todas as experiências; te deu o poder de escolha e decisão.
O sistema te deu o limite, a proibição, instalou o medo e a culpa para te manipular...
Precisa viver a vida e saber usar o sistema em teu benefício.
É uma arte, uma escolha e uma decisão.
Abraços

5830 respostas

30 MAI 2023

Oi Emy! Que bom que você escreveu. Na verdade cada pessoa é única, rica, rara, cheia de particularidades que não encontramos correspondentes iguais em outros. Acontece que as pessoas olham umas para as outros, a partir de dados isolados e superficiais, iludindo-se de que conhecem as outras. Na verdade conhecem uma minúscula parte das outras. Pelo descrito, você ainda não treinou adequadamente troca social, colocando-se como muito vulnerável e frágil, achando que os outros são poderosos, sábios, muito mais fortes e menos passíveis de perigos. Isso não é verdade.
De fato você precisa passar por trabalho científico com um de nós, psicólogos, para que melhore a autoestima, para que desenvolva tempero estratégico para treinar interações sociais. Há muitas pessoas com necessidades assemelhadas com você. Faça atividades físicas em grupo, pratique esporte coletivo de contato, evite televisão, celular, internet, rádio, evite até mesmo leituras que impliquem fuga de interações reais. Estude de forma presencial. Participe de grupos de estudos, teatro, artes, serviços, sempre, com convivência real.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.