Um psicólogo pode atender pessoas da mesma família? Amigos em comum?

Feita por >Juli · 11 jun 2021 Psicologia clínica

Minha cunhada me indicou uma psicóloga, porem quando eu disse que não me sentia a vontade por ela atender a minha cunhada , ela me disse que atende pai e filho , marido e mulher e que ela possui essa capacidade , porem percebi que nas sessões eu fazia menção do nome do meu ex-marido como Paulo e ela falava Paulinho, então percebi que já era falado dele de outra forma ( pela irmã ), sendo que precisei da psicóloga, pois havia me separado havia menos de 2 meses e em 45 dias ele veio a falecer abruptamente com 43 anos .
A psicóloga disse que eu estava me comportando como uma viúva e eu não era viúva ( sendo que ficamos juntos por 19 anos ); em outra sessão disse que não gostei como ela falou e a mesma me disse que isso era uma reflexão …sendo que estávamos tendo nesse curto periodo de tempo uma reaproximação e que tudo estava levando para um retorno que não ocorreu , pois a morte nos separou por definitivo.
Depois que questionei do atendimento de pessoas da mesma família e por ter falado que não concordava do jeito que ela mencionou que a minha dor não era de uma viúva ela já encerrou o meu atendimento, então não posso questionar nada ?
Então frisei e que a minha dor só eu sei o que estou sentindo.
Me senti julgada no meu luto, não posso sentir dor ?
Procurei ajuda psicológica por não estar bem, uma separação de casal ( já é difícil ), e nesse curto período de separação ele faleceu…
E estávamos caminhando bem … poucas horas antes dele ir a óbito fizemos vídeo chamada e ele me olhou ..perguntei o que foi …ele disse você não percebeu que estou te paquerando?!
Sorri de volta …
Ele iria vir em 4 dias para encontrar com nossa filha de 7 anos e eu …
Ficou um vazio muito grande e não ocorreu a nossa 2 chance …

A melhor resposta 13 JUN 2021

Olá Juli.
Você precisa se sentir acolhida em seus sentimentos e emoções. Principalmente no caso do luto. Você pode procurar outro profissional com o qual sinta-se à vontade para elaborar essa questão. Espero tê-la ajudado.
Fico à disposição,
Maria Nair Psicóloga clínica

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

13 JUN 2021

Olá Juli!
Não é recomendo atender membros da família ou pessoas muito próximas!
Lamento pelo ocorrido, infelizmente atualmente o cargo de psicoterapeuta não é só exclusivo de psicólogos, procure profissionais capacitados com CRP, acredito que alguns dos profissionais da plataforma possam te ajudar !
O luto é período difícil, sendo necessário um viés empático e acolhedor.
Fico à disposição.
Letícia de Paulo
Psicóloga clínica - Atendimento Online

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

13 JUN 2021

Juli,
Lastimo o ocorrido... talvez pela inabilidade da terapeuta.
A relação confidencial que se estabelece entre Psicoterapeuta e Cliente é sagrada e não se pode incorrer em erros. É falta de ética. Mas tens todo o direito de, se ela não te inspirar confiança, procurar outro de sua confiança.
Hoje, podes recorrer a fazer Psicoterapia Online o que facilita a escolha.

5817 respostas

12 JUN 2021

Olá Juli! Não é recomendável que um psicólogo atenda membros de mesma família, especialmente na situação que você vivia. Agora você está elaborando a morte da pessoa com quem você viveu como marido, ao mesmo tempo está lidando com a perda dessa pessoa com quem viveu dezenove anos. Também precisa lidar com a filha de sete anos que perdeu o pai.
Será muito importante você poder contar com um psicólogo neutro, desconhecido, para dividir essas dores e necessidades de reorganização.
Cada novo momento vivido é inédito, pode ser surpreendente, assim como o momento da morte de alguém querido, não podemos prever.
Veja nossos perfis, se reorganize com a ajuda de um psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - O Brasil apresenta o pior índice do mundo. Façamos fechamento total para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraqura, tanto para a economia, quanto para a saúde, quanto para a liberdade. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e ráppida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

12 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se você quiser marcar uma consulta é so entrar em contato comigo que irei responder o mais rapido que eu puder

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém