Como ajudar pessoa prejudicada por traumas na infância?

Feita por >Shirley · 4 out 2016 Traumas

Olá! Conheço uma pessoa há um tempo e é a pessoa mais difícil de lidar que eu já conheci. É um garoto entrando na fase adulta que teve uma infância complicada. Diz que sempre se sentiu muito solitário em questão de família, amigos e afins. Ele era extremamente sensível e carinhoso, até demais, de sair pedindo carinho por aí. Mas como ele nunca encontrou ninguém que retribuísse esse carinho, hoje ele se tornou uma pessoa totalmente fria, e às vezes até arrogante.

Não firma relacionamentos e trata todo mundo com um certo descaso, sem contar que hoje se tornou um usuário de drogas. Eu me preocupo muito com ele e queria muito poder ajudar. Nós nos relacionamos afetivamente há algum tempo e eu acabo sofrendo com isso também pela forma que eu ele me trata. Mas por saber que algum problema de personalidade eu procuro não revidar as grosserias, as atitudes egoístas e afins. Eu achei que dando todo o amor e carinho que ele não teve, poderia resolver, mas ele recusa carinho, ele não dá e nem aceita receber. Diz que não gosta e acaba sendo frio.

Eu gostaria de saber como ajudar uma pessoa assim. Ele não aceitaria passar com um profissional, pois não admite ter problemas psicológicos, mas quem o conhece sabe que tem. Então no caso sou eu mesma quem vou ter que ajudará pois, já peguei essa missão pra mim. O que eu posso fazer?

A melhor resposta 5 OUT 2016

Shirley, pelo teu relato, parece-me que quem mais sofre com esta situação não é o jovem que está enfiado nas drogas; não é o jovem que é frio e não aceita receber carinho, apesar de antes ter se humilhado para tal; não é o jovem grosseiro e egoísta que se recusa a buscar um tratamento... Quem sofre com isso, Shirley, é você! O tratamento psicanalítico é indicado a quem sofre, mas quem aceita se tratar. por isso é que, com todo respeito, eu indico que você procure um psicanalista para lidar com essa situação de outro modo. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

29 DEZ 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

11 OUT 2016

Olá! Infelizmente é complicado ajudar quem não quer ser ajudado. Para qualquer mudança de comportamento e atitude ser legítima ela deve ser desejada, a pessoa se permite uma abertura para que o outro possa chegar nela e assim mostrar aqui que parece óbvio, mas que muitas vezes não é percebido, uma vez que comportamentos mal adaptados acabam se repetindo e ficando fortemente enraizados. Assim, enquanto ele não reconhecer que poderia melhorar com ajuda de um psicólogo, por exemplo, não há muito que você possa fazer além de incentivá-lo.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 OUT 2016

ola shirley!!! procure ajuda com psicologo,ok?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

5 OUT 2016

Boa tarde Shirley
Primeiro é preciso que você compreenda que para que o tratamento psicológico de qualquer abordagem surta efeito e promova equilíbrio emocional é preciso que a pessoa queira aderir. Agora percebo que você está edificando a sua vida em função de mudar o comportamento do seu namorado e se esquecendo de você, ou seja, como você demonstra está em sofrimento, a ponto de não se perceber além de tentar cuidar dele, acredito que deveria procurar ajuda psicológica, porque a sua vida está parada em função da dele. ele já decidiu o que quer da vida, você é que não decidiu, e ele não vai mudar porque você quer ou qualquer outra pessoa deseja, entende? Perceba que quem vai ter que mudar de comportamento é você que está se comportando como se fosse a mãe dele e não a namorada. Se ele não obteve o cuidado e atenção que ele tanto precisava do ambiente familiar e introjetou a ponto de procurar nas drogas uma fulga para o seu sofrimento, não vai ser você quem vai dar conta deste desamparo. Acontece que você esta sendo tão imatura quanto ele nesta relação, ele por não saber lidar com os seus problemas e você por querer viver em função dos problemas deles.
Espero ter contribuído
Att. a Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

5 OUT 2016

Oi Shirley, a ida e a permanência a um psicanalista ou psicólogo requer algo primordial que é o sofrimento e o incomodo diante de algo. No seu relato, o rapaz não me parece sofrer com isso. De fato, percebe-se questões sociais e familiares no entorno, mas ele, de alguma forma, conseguir lidar com isso de modo não aceito por outros. Percebe-se também que você se inquieta e sofre com isso. Então, porque você não inicia uma análise para cuidar de você. Cuidando de si, você cuidará dele também.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

5 OUT 2016

Bom dia Shirley,
Para ajudar alguém assim, como vc pode se ajudar? Se colocar como alvo da agressividade, e ingenuamente dar carinho como retribuição, vc já viu que não funciona muito.tanto que isso lhe faz sofrer muito mais do que dá alívio.
Como ajudar alguém que sofre se seu próprio sofrimento a deixa incapaz disto?
esta na hora de vc procurar ajuda realmente. Para você. Já que ele não aceita.
Não lhe fará mal. E, se ela nega ter problemas, vc parece ter a clareza de que está com um problemão.
Abraço pra vc e boa sorte em sua busca.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

5 OUT 2016

Shirley
realmente ele precisa de ajuda profissional, talvez você não de conta de ajuda-lo de forma imparcial, ou seja, de uma forma avaliativa, como o profissional.
mais o seu acolhimento e sua forma humanitária muito ajuda, talvez esta forma o ajude a entender aos poucos que ele precise de ajuda.
sempre coloco que o afeto e fundamental para qualquer relação, mais lembre-se de cuidar de você também neste processo.

5 OUT 2016

Boa noite Shirley. Não é uma missão fácil tentar tirar do vício uma pessoa sem ajuda profissional. Não adianta apenas aceitar o outro há um sofrimento envolvido e mascarado pelo vício. Minha sugestão é que tente convencê-lo a procurar ajuda, se possível acompanhe-o. Boa sorte, Célia Jovanka.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

4 OUT 2016

Olá Shirley!
Parece que este rapaz passou por muitas coisas difíceis e hoje carrega muitas marcas desta história de vida. Até pela questão das drogas, o ideal seria que ele fizesse acompanhamento psiquiátrico e psicológico, tente apoia-lo e incentiva-lo a buscar o tratamento.
De qualquer forma procure você também ajuda de um psicólogo para que possa se fortalecer emocionalmente e dividir as angústias e frustrações desta relação.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo