Como agir com a minha sogra ( talvez ela seja narcisista?)

Feita por >Flp · 7 jul 2023 Abordagem psicológica

Atualmente tenho 29 anos e meu namorado 20. A maioria das pessoas me dão 28 pra 22 anos. Minha família é evangélica, a família do meu namorado também. Demoramos muito para começar o namoro, por causa da idade e também de fatores externos. Quando assumimos ele me levou na casa dele e tivemos uma conversa a mesa com a minha sogra e meu sogro. A minha sogra ficava o tempo todo insatisfeita, e eu senti que eu tinha que mostrar o quanto eu era um bom partido, me senti péssima, claramente para ela eu não era boa o suficiente. Depois ela começou a querer ficar próxima de mim, mas eu sou muito retraída naturalmente, sou muito fechada. Ela começou a compartilhar decepções, acredito que querendo saber sobre mim, e no lugar de eu contar sobre outras pessoas eu apenas falava reflexões de vida, até ela ter citado que parecia frases prontas, mas sabia que não era. Em um dia o meu namorado me disse que ela tinha pegado o celular dele e olhado nossas conversas, eles brigaram, mas ele achou que ela n faria mais. Eu tive uma crise de ansiedade e postei uma foto no meu status do WhatsApp, e ela tirou sarro. No momento eu ignorei e levei no bom humor. Depois em sua casa ela começou a me perguntar o que era bom para o rosto, e o que eu passava no rosto, então eu disse que nada, e percebi que ela tinha ficado um pouco frustrada. Muitas vezes ela boicotava os meus encontros com o filho dela, fazia ele se atrasar, ou fazia ele não ir no local e horário marcado me deixando plantada, ele conseguiu bolsa integral pra cursar enfermagem, ela nao ficou feliz por ele, e queria q ele desistisse dessa bolsa, para estudar outra coisa em uma faculdade mais perto de casa, mesmo q ela fosse pagar. Ela encantou ele com a ideia de que trabalhar pra ela seria melhor, ele largou um emprego q ja estava insatisfeito para ficar no negocio dela, e assim ela tem mais poder sobre ele, resultado, nunca pagou ele. Disse pra ele coisas como "depois de se formar e começar a trabalhar, voce tem q ficar em casa pra cuidar de mim, pq os pais esperam esse retorno dos filhos" ou "voce so vai sair de casa quando casar" ou "quando eu e seu pai vamos sair com os seus amigos?" .Sou muito observadora e comecei a prestar mais atenção nas atitudes dela e em como ela conseguia manipular as situações de uma forma que parecesse natural. A mãe da minha sogra, vó do meu namorado estava doente já alguns dias, quase semanas... eu fui a casa dele ( a casa da vó é dentro do terreno da casa dele) ver como ela estava, e a minha sogra me disse que tinha levado ela na UPA mas nada adiantava, estava vomitando, não comia e a pressão estava muito alta. Para uma idosa isso é muito preocupante. Fiquei revoltada com a UPA, é uma emergência, como eles não cuidaram de uma idosa? Dias depois iria ter um evento da igreja, e era uma data importante pra mim e para o meu namorado e ela sabia q iríamos para esse evento. No sábado pela manhã a minha sogra amanheceu com muita dor de cabeça e disse que estava com a pressão muito alta. Falei com meu namorado por mensagem e ele disse que talvez não iria para o evento. Estranhamente para um amigo em comum a minha sogra tinha dito que todos na casa dela estavam doentes. Fiquei aflita e mandei mensagem pra minha sogra perguntando como ela estava. No momento ela estranhou a pergunta, achando que eu tinha confundido ela com a avó que ainda estava muito doente, eu expliquei que tinham me falado que ela n estava bem, ela me respondeu "ah., sim uma dor se cabeca forte e pressao alta, estranho, nunca senti isso, deve ser preocupação ".Após o culto na igreja ainda pela manhã fui visitá-los. Chegando lá minha sogra estava deitada na rede a poucos metros da porta da casa da mãe dela que estava muito muito doente, a idosa não conseguia nem levantar. Meu namorado veio até o portão pq eu n quis entrar, me deu água e disse que iria ficar em casa, e desmentiu que todos estavam doentes, apenas a mae tinha amanhecido doente e a vó que continuava na mesma. Fui para o evento mas mantive contato com ele. Perguntei como ela estava para ter notícias, ele disse que a mãe dele estava naquela rede desde sexta a noite, e que a pressão estava normal, mas ainda reclamava de dor de cabeça, e a avó... estava claramente definhando e ninguém estava se importando. Algo me deixou muito pensativa , algo era muito errado ali. Depois do evento fui lá novamente e minha sogra continuava na mesma rede, perguntei quem estava fazendo a comida, meu namorado disse que o pai cuidou da casa e ele estava cuidando da avó. E que a mãe não tinha movido uma palha nem mesmo quando ele se desesperou pedindo pra levarem a avó novamente na UPA. Quando vi aquela cena da filha deitada na rede com uma dor de cabeça, enquanto assistia a poucos metros a mãe morrendo... não sei explicar a sensação. Meu namorado estava claramente exausto. Cheguei em casa e lembrei que uma amiga enfermeira é vizinha do meu namorado, e eu não pensei duas vezes , pedi para ela lá dar uma olhada na avó dele. Foi quando ela começou a me explicar o que eu não sabia. Minha sogra não queria internar a mãe dela, para não ter que ficar no hospital com a mãe, e assim perder o controle da casa. Agora tudo fazia sentido, ela disse que estava doente para o meu namorado assim não sair de casa e de quebra ainda cuidar da vó, pois ela não queria esse trabalho. A casa fazia tudo o que ela queria, pois tudo é focado nela. Até mesmo a ponto de colocar a saúde da própria mãe em risco. Depois de muita conversa com essa amiga enfermeira, ela me disse que iria lá. No outro dia pela tarde a avó do meu namorado foi internada às pressas com complicações. Fiquei aliviada, mas do nada a minha sogra precisou ficar com o celular do meu namorado porque acidentalmente o celular dela caiu , um celular que tinha sido comprado a uma semana. Como eu já estava mais alerta, sabia que nada tinha sido por acaso. Ele tolo confiou nela, e ela leu todas as nossas conversas íntimas de casal, viu nossos dramas, conversas difíceis, dificuldades, momentos mais amorosos e etc. Ficou revoltada com algumas coisas e foi tirar satisfação, a briga foi mais feia que a anterior, provavelmente ela me desrespeitou mas ele não quis me contar. Passei umas 3 semanas sem ir a igreja, fortalecendo o meu psicológico, afinal eu sou uma mulher de 29 anos e não uma adolescente, assumo tudo o que falo, penso, sinto e faço e coloquei uma indireta pra ela no status que imagino que deve ter deixado ela furiosa, deixando claro que não sou uma criança, apesar de parecer ser uma adolescente fofinha. Chamei o meu namorado e juntos começamos a estudar sobre narcisismo.
As coisas aos poucos começaram a fazer sentido pra ele, porém ela não consegue manipular ele de forma direta pq ele criou um mecanismo de defesa quando era criança, porém depois de fazer algumas perguntas chaves pra ele tirar as próprias conclusões, percebemos que ele não possuiu ligação emocional com quase ninguém. Entre outras consequências que a criação deixou nele.
Chegando na igreja eu tive que cantar 2 músicas. Nas duas músicas com o tempo de uns 4 minutos cada, a minha sogra ficou olhando pro lado, como se estivessem ignorando o meu louvor ou a minha presença. Foi a situação mais bizarra. Vi que ela queria de uma forma me afetar, pois eu não suprir as necessidades dela. Queria afetar a minha relação e meu emocional. Como devo prosseguir? Continuar o contato zero? Não abaixar a cabeça? Atualmente eu e meu namorado continuamos estudando sobre, ele está mais cuidadoso pois ainda mora com ela. Obg por terem lido até aqui, tem mais detalhes, mas já está muito longa. Agradeço desde já qualquer conselho, ou comentário. Como devo prosseguir ?

A melhor resposta 10 JUL 2023

Flp
De nada adianta voce estudar sobre narcisismo e pouco importa se ela é ou não... nada consegue mudar nela.
Veja com quem voce se ligou... voce com 29 anos, se envolveu com um menino completamente dominado pela mãe dele.
Antes de prosseguir o namoro, ela precisa cortar o cordão umbilical psicológico com a sua mãe; caso contrário, voces sempre serão dominados por ela. E não vai ser o casamento que vai mudar isso.
Perceba, analise e escolha.
Lembre-se de que cada escolha que voce fizer, gera suas consequências pelas quais é resposável.
Voce nasceu, não para ser evangélica, não para casar, não para namorar... embora possa fazer tudo isso, nasceu para realizar o teu objetivo de vida, para corrigir percursos teus, aprender através dos resultados que estás obtendo e expandir a tua consciência.
De nada adianta voce considerar teu namorado um bom menino, se ele se mantiver dominado pela sua mãe.
De nada adianta os cultos religiosos se encaminha a sua vida ao sofrimento, à dominação, à dependência.
A Vida te deu a liberdade e o poder de sempre fazer novas escolhas... dê a César o que é de César (familia, educação, religião) e a Deus o que é de Deus (sua vida e sua liberdade)
Convém que faça Psicoterapia pois enquanto voce se esfoça para compreender a sua vida, a vida dos outros permanecendo baseada em princípios alienantes, só encontrará processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

8 JUL 2023

Olá Flp! Obrigado por escrever. Você, seu namorado, a sogra, a religião, o narcisismo; cada qual precisa de reflexão particular.
Você, com vinte nove anos, namorar um rapaz de vinte, deve avaliar seus fundamentos e causas. Isso, tanto pode ser enriquecedor e esclarecedor no sentido de situar as legítimas motivações, quanto pode ser positivo, no sentido de descobrir e entender possíveis distorções emocionais;
Seu namorado, da mesma forma, com vinte anos namorar um pessoa de vinte e nove, deve também refletir, assim como precisa ponderar a construção pessoal dele, no sentido de autonomia, valores, essência;
A sogra (mãe com filho de vinte anos), precisa, se for possível, abrir a mente, fazer-se persistente para compreender e superar as formas, segundo seus relatos, inadequadas para lidar com as dificuldades;
As religiões: infelizmente, na imensa maior parte das vezes, são usadas por desonestos, quando não, por interpretações equivocadas, levando as pessoas a adoecerem infantilizarem-se, viverem dependentes;
O narcisismo é uma questão de situação individual, de dosagem.
Vamos esclarecer?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.