Problemas psicológicos agravados por determinados tipos de ruídos

Feita por >Wagner · 23 jan 2018 Psicologia clínica

Bom dia, meu problema é ridículo e tem à ver com as coisas mais comuns do dia a dia.

1°, Tenho problemas com ruídos - cães latindo, vizinhos com musica ligada alto invadindo meu espaço, pessoas assobiando ou cantarolando - e atualmente com passarinhos cantando.

2° Sou muito organizado e autopunitivo e intolerante com muitas coisas - acredito que a maioria das pessoas não tem bom senso - e isso é mais comum nas comunidades pobres que eu tenho mais convivência.

3° Tenho o costume de ser explosivo e acabo por ter o impulso de automutilação, costumo dar socos fortes em meu rosto, em uma parte específica a onde sei que não ira me prejudicar muito ou então dou socos na parede ou mordo uma outra parte de minha mão, em um local estratégico para não machucar muito, mas de tanto que repetir isso, minha pele já calejou e a cicatrização é muito rápida, as vezes dou uns gritos e fico com um comportamento de apressado para fazer as coisas e de certa forma me esconder.

Vamos lá, eu comecei a ter esse problema com vizinhos e primos meus que anteriormente faziam esse tipo de coisa, mas eu nunca liguei, era amigos deles então era meio que uma parceria, mas depois de um tempo comecei a me interessar por musica melhor que aquelas que eu ouvia, comecei a ouvir rock, percebi que era algo superior em muitos fatores então passei a não querer ouvir as outras musicas, e então tudo começou, a intolerância e a não aceitação de invadirem meu espaço ficou cada vez mais insuportável - isso aconteceu de meus 14 para 15 anos, hoje eu tenho 28 e e algumas coisas se agravaram - depois de um tempo logo com meus 19 ou 20 anos, aconteceu o meu problema com os latidos de cães, eu tinha um compromisso muito importante no outro dia e precisava dormir cedo, tinha um cão perto de casa que naquela época vivia na rua e nesse dia como sempre estava latindo muito e enchendo o saco, foi nesse dia que eu comecei meu problema com os latidos de cães, e com os passarinhos foi a uns 2 meses atrás, eu estava vindo morar em outra residência, longe de minha casa, com minha noiva, e o quarto estava bagunçado e eu tive uma pequena discórdia com minha noiva por mensagem e decidi arrumar o quarto, e tinha um passarinho, acho que um pardal estava cantarolando e agravou mais meu estado tornando o canto dos pássaros insuportável também.

Eu comecei a me vigiar muito e percebi o seguinte, eu sou uma pessoa muito prestativa, mas tenho problemas com acatar ordens ou segui regras que eu não considero importantes, isso me causa frustrações e acaba acarretando nesse processo de insatisfação e revolta, consequentemente automutilação, me parece que se algo sai fora do meu controle ou não sai como planejado ou então quando acontece algo ruim e eu antemão esperava, me parece que a acarreta essas condições descritas, sinceramente, penso em suicídio, não tenho mais vontade de viver assim, eu sinto que eu tenho sempre que me esconder disso tudo, tenho dificuldades para conviver com as pessoas, tenho medo que elas me decepcione, mas como eu disse no começo dessa resenha, esse é um problema ridículo, porem, me incomodo com coisas que tem em todos os lugares, me sinto preso mesmo estando solto, parece que estou sempre em estado de alerta - esclarecendo que eu gosto de musica alta, gosto de animais - já tomo remédios indicados por psiquiatra, mas eles só me acalmam, mas não resolvem meu problema, eu estou saindo do alcoolismo, que é um problema proveniente disso, tem 2 meses que eu não bebo, e não quero voltar a beber, eu pesquisei, e acho que a única solução e a hipnose. estou fazendo esse texto como um pedido de socorro, o que deve ser feito no meu caso, existem casos como o meu, existem pessoas que tiveram os mesmos sintomas e tiveram um tratamento e se curaram?

Obrigado por ter lido até aqui, acredito eu que, a única forma de eu ter uma cura é através da hipnose, você pode me ajudar:

A melhor resposta 24 JAN 2018

Wagner, no seu relato foi possível perceber alguns sintomas de quadros psicológicos bem complexos. A sugestão é que você busque psicoterapia mesmo, porque somente assim você não apenas vai entender melhor o que acontece com você como também vai aprender a lidar com isso. Com relação a hipnose, ela pode te ajudar em relação a se incomodar com os sons, mas o resto precisa ser um acompanhamento em psicoterapia. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

24 JAN 2018

Olá Wagner,

As questões com a intolerância aos barulhos parecem estar relacionadas com alguma situação específica (latido quando tinha um compromisso muito importante, passarinho quando brigou com a noiva), isso pode indicar que foram questões difíceis de lidar e os barulhos pareceram piores pois naquele momento você precisava de silêncio. A questão é que essa intolerância não cessou após o momento de tensão, e assim você pode estar acumulando tensões de várias experiências vividas, o que é muito difícil, pois estar constantemente em estado de alerta é muito cansativo, física e emocionalmente.
Procure por uma psicoterapia, a hipnose pode ajudar também.

Espero ter ajudado e estou a disposição.

Abraço,

Ana Constantino

Ana Paula Constantino Psicólogo em São José dos Campos

15 respostas

24 JAN 2018

Olá, Wagner.
Sugiro que você busque por um neurologista e uma fonoaudióloga, para saber se a intolerância a barulho é algum problema é assim fazer um tratamento mais adequado, já as explosões é importante buscar por terapia.
Quanto a hipnose, acredito que pode funcionar sim,as somente após ser descartado qualquer problema físico.
Qualquer dúvida estou a disposição

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

24 JAN 2018

Olá Wagner! Primeiramente gostaria de te parabenizar pela força em expor questões intimas sobre sua vida. Este é o primeiro passo. Com relação a dificuldade com ruídos, pode ser interessante buscar a ajuda de um fono para verificar se não é um problema de intolerância a pequenos barulhos e com isso fazer um tratamento adequado. Com relação às demais questões, entenda que é importante buscar psicoterapia para saber lidar de forma mais saudável com os percalços do dia a dia, além de conseguir se conhecer melhor e entender o porquê as coisas te afetam de forma tão negativa. Existe uma abordagem na psicologia chamada Terapia Cognitivo Comportamental que é que uma abordagem bastante direcionada e enfrentar problemas atuais a partir do entendimento de certas crenças que fazem você ser quem é. Tomar medicação pode resolver pontualmente alguns sintomas, mas na psicoterapia que você será capaz de descobrir melhores formas de lidar com tudo isso que vem acontecendo. Pense nisso! Se precisar fico à disposição.

Psicóloga Daniela Lima Psicólogo em Osasco