Ouvindo barulhos estranhos e me sentido observada

Feita por >Patricia · 29 out 2020 Depressão

faz uns 2 meses - eu trabalho com telemarketing em casa por conta da pandemia, entao eu fico em casa sozinha quase o dia inteiro - eu comecei a escutar barulhos em casa, toda hora coisas batendo, louça caindo, ruidos quando estou no quarto, eu me sinto observada toda hora, cheios estranhos do nada, qnd saio de casa escuto como se fossem bixos e insetos em volta de mim(tenho muito medo de insetos q voam) mas n tem nada ali, fico meio paranoica olhando para os lados, parece que tem alguem me observando, as vezes parece q vejo alguns vultos pretos bem rapido, mas acredito q e da minha cabeça seila
comecei a ficar muito irritada, desanimada
recentemente, tenho depressao a 9 anos, penso em tirar minha vida constantemente, mas antes eu n escutava nada. eu cheguei em um ponto q n tenho alegria em nada, choro todos os dias
nunca cheguei a ouvir vozes nem nada, tenho medo de escutar e saber q to com algum problema tipo esquizofrenia seila
eu n tenho dinheiro e nem tempo pra ir em psicólogo ou medico
eu quero parar de escutar essas coisas, é horrivel achar q tem alguem me observando toda hora, n consigo achar nada sobre, alguem sabe oq pode ser isso??????

A melhor resposta 30 OUT 2020

Olá Patrícia! Que bom que você escreveu. A situação decorrente da pandemia, o isolamento em casa, acabam por potencializar formas diferentes de captar coisas no entorno. Você precisa falar com pessoas de confiança sobre o que está sentindo. Também precisa trocar mais contato real com pessoas. Será importante você fazer atividade física, reorganizar rotina de vida. Será importante consolidar que essas percepções mentais não encontram fundamento na realidade.
Cabe perguntar:
- Quais poderiam ser as intenções (segundo a sua cabeça) de ficaremte observando o tempo todo?
Será importante você poder procurar por um de nós, psicólogos, e conversar sobre o que está sentindo, de forma científicamente organizada.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de iminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveiis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

31 OUT 2020

Olá Patrícia.
É muito importante que busque ajuda psiquiátrica, você pode ir em um posto de saúde (UBS), se não tem condições de ir ao médico particular, e lá também pode conseguir atendimento psicológico.
Ouvir vozes e sentir-se perseguida pode sim ser um começo de esquizofrenia, por isso a importância de um acompanhamento médico.
Não sei se sabe e se é ou não o seu caso, mas saiba que uso contínuo de maconha pode levar a esquizofrenia ou as sensações que tem sentido.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 OUT 2020

Olá, Patricia.

A única forma de saber realmente é fazendo um processo e um acompanhamento terapêutico, assim como com um psiquiatra. Desta maneira poderá saber se algo relacionado ao emocional e também trabalha a questão de pressão, mas também poderá identificar se algo dentro deste aspecto mais cognitivo e orgânico.

Fico a disposição
Att

Anônimo-381658 Psicólogo em Curitiba