Inadequação, incompreensão e falta de vontade de viver

Feita por >Astronema · 18 ago 2020 Motivação

Como lidar quando chega em uma determinada fase ou situação da vida que se sentem sozinhos e estão passando por um momento difícil e não podem contar com ninguém? (Tipo um morador de rua que as pessoas passam por ele todo dia mas fingem que não existe e ele está lá é ser humano e tem seus sentimentos,medos e aflições)

Olha sinceramente está difícil ontem chorei horrores até para as paredes buscando alguma compreensão ou alguma mensagem do tipo calma vai passar ou que algo sobrenatural acontecesse (sou cética e bloqueada para assuntos espirituais então sabia que nada aconteceria mesmo, mas quem nunca na hora do desespero já pediu ajuda para o além né)?

Sempre fui sozinha, tenho inúmeros problemas com a minha família minha mãe sempre foi insenta de responsabilidade, meu pai idem, meus irmãos fazem o que querem e minha mãe passa a mão na cabeça...

Me sinto uma intrusa dentro de casa, ninguém quer ajudar nas tarefas de casa, daí se eu não fizer a casa vira um lixo, quando peço para meus irmãos ajudarem começa os conflitos e a situação se reverte como eu sendo a errada da história inclusive por minha mãe que acha certo tudo isso e se eu reclamar mais me recrimina.

Queria sair de casa e morar sozinha mas no momento ainda não consigo, a menos que eu saia com a roupa do corpo e vá morar sozinha.

Não tenho com quem contar, sempre fui inadequada não consigo confiar em ninguém ou compreender e nem ninguém me compreender é como se eu fosse um ser de outro mundo com outros pensamentos e ideias infelizmente não acho nada nem ninguém que compartilhe pelo 1% do que eu penso ou gosto.

Isso é Horrível demais! Tem momentos que tenho vontade de parar de viver por que não consigo conviver e me relacionar com ninguém, como se eu fosse um bicho selvagem sei lá...

Nem na minha própria família consigo contar com ninguém desde pequena sempre tive inúmeros conflitos com a minha mãe e agora com meus irmãos, agora estou vivendo trancanda em um quarto tendo que viver muda e calada para não passar nervoso e estresse ninguém...

Não sou santa,longe de mim isso e tenho inúmeros defeitos! Sei que irão dizer que a gente atrai aquilo que vibra mas não acho que eu seja 100% errada da história e que estou atraindo totalmente isso para a minha vida e que basta eu ficar falando na mente: Isso vai passar, eu amo a minha família, amo todo mundo, vou ter muitos amigos, vou ser amada e compreendida que num passe de mágica vou atrair tudo isso...

Pelo contrário até por que ultimamente estou tendo ódio da minha família e o que mais queria se pudesse era condições financeiras e uma casa para me manter sozinha...

Tudo isso está fazendo com que eu mais tenha aversão a lidar com seres humanos e vai chegar em uma fase em que eu tenha que viver isolada em uma floresta sei lá...

Estou cansada e querendo desistir de tudo vou ver se consigo dinheiro para pagar uma sessão desabafo com um psicólogo para ver se ajuda caso contrário largo mão de vez.

A melhor resposta 19 AGO 2020

Oi Astronema! Está melhor hoje? Espero que sim...

Eu li o que você escreveu. Sua sensação de estar sozinha veio de algum lugar. Nós não somos loucos ou criamos coisas do nada sabe...Nossos sentimentos vem por algum motivo. Então quero que saiba que nada nem ninguém pode invalidar o que você está sentindo. Se está se sentindo sozinha, talvez você não tenha tido suporte o suficiente até agora.
Eu achei interessante a comparação que você fez com o morador de rua. Essa comparação diz muito sobre a sua sensação de estar abandonada e invisível para o resto das pessoas. O fato de você buscar ajuda espiritual é um sinal que procura qualquer esperança que a faça se sentir melhor, ou que a ajude a acreditar que as coisas irão melhorar.
A solidão, diferente do que muitas pessoas pensam, não é estar de fato sozinho. É estar sem apoio mesmo com tantas pessoas ao redor. E dentro da família isso também pode acontecer. Não que a família tenha a intenção de machucar, mas muitas vezes eles não enxergaram como era importante o apoio e negligenciam esse lado emocional. Saber ouvir, dar atenção, se preocupar verdadeiramente com o outro...

Quando você diz sobre ser inadequada e ninguém te compreender, quero te dizer uma coisa. A roda de pessoas que você está talvez esteja falhando em te ouvir. Talvez estejam muito presos no próprio mundo para ver o seu. Você não é inadequada, intrusa ou uma esquisita por as pessoas não te compreenderem. Estar em um ambiente de pessoas que você se identifica, que te entendam e compartilhem de idéias parecidas é algo que melhoraria e muito! Essas pessoas existem, nós temos pessoas que são parecidas com nós. Mas nem sempre elas estão na nossa própria casa. Você pensa diferente das pessoas que você vive hoje, e isso não faz de você errada. Talvez você perceba pontos que eles não enxergam. É algo a ser analisado!

Eu entendo completamente essa falta de vontade de viver, esse sentimento que invade por dentro. É muito doloroso. Mas quero que entenda que tem mil e outras alternativas sim. Acredito que tem pessoas e lugares que você se identificaria muito mais, e se encontraria. E até mesmo que lhe daria um desejo de viver. Não perca as esperanças, quero que você olhe pra frente e busque o seu lugar no mundo, porque ele existe e está lá para ser encontrado! E por mais que leve um tempo, um dia você veria como o futuro foi muito melhor com você.

Sobre você dizer que "não sou santa"...com certeza você não é e não tem problema algum nisso. Você não merece sofrer por ser humana e ter falhas. A vida boa não está restrita para pessoas perfeitas.
E você está certa, as coisas não acontecem por mágica, tem um trabalho duro por trás que faz a gente transformar a vida e buscar coisas melhores para o futuro. Mas esse caminho existe, e até digo para você que não tem apenas 1 caminho. Tem 1001 caminhos. Inúmeras possibilidades que você pode ter para a sua vida. Não sou religiosa, não conto histórias bonitas, sou psicóloga e digo isso por acreditar em fatos e possibilidades.

Tudo o que você trouxe nessa carta pode ser aprofundado, trabalhando, investigado mais a fundo. Eu procurei te trazer mais esperança para abrir seu olhar, mas quero que procure esse aprofundamento para você ir cada vez mais longe. Ok!?

Não desista, conte com pessoas que você possa confiar. Tem pessoas aqui no mundo que você PODE SIM confiar! Que se preocupa com você, que quer você bem, que quer você inteira! E esse é meu mais profundo desejo para você, quero muito você tranquila, com paz, fazendo planos para a própria vida. Porque isso é o que você merece!

Se precisar, estamos por aqui. Mil Beijos!

Jade Oliveira P. da Silva Psicólogo em São Paulo

3 respostas

19 AGO 2020

Oi Astronema, que bom que conseguiu compartilhar aqui sua dor. Saiba que apesar de todo o sentimento de estar sozinha, muitas pessoas passam por situações similares à sua e compartilhar suas dores com um tratamento de psicoterapia seria o ideal para você cuidar e tratar tudo isso que você sente.

Enquanto você se organiza para buscar um psicologo, escrever vai te ajudar muito a aliviar o stress, escrever é terapêutico. Então, selecione um caderninho em que você possa se expressar e escrever .
abraço,
Flavia

Flavia de Oliveira Gomes Psicóloga Psicólogo em São Paulo

8 respostas

19 AGO 2020

Olá Atronema! Grato por participar. As relações familiares se desgastam, as mentes humanas se fixam em aspectos que consideram ou muito bons ou muito ruins. Isso é uma constante nas trocas de convivência mais intensa. De outro lado fica claro que você quer ser ouvida, quer poder falar. Aceite o desafio: procure por um de nós, ficaremos gratos em poder te ouvir melhor. Evite o isolamento. Certamente haverá pessoas que terão sensibilidade, ética e abertura mental para te ouvir.
Conte conosco.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia sejamos razoáveis: amor, abertura mental, solidariedade, ética, Ciência!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.