Tenho algum transtorno comportamental/cognitivo?

Feita por >renee2883 · 29 mai 2023 Abordagem psicológica

Sou o Renê e tenho 22 anos de idade. Desde criança, apresento comportamento impulsivo/de risco, onde já acabei me ferindo também, em compensação eu era quieto, ou hiperfocado.. Sentia uma euforia muito extrema quando menor, às vezes fugindo do meu padrão de ter poucas amizades e ser reservado, daí acabava machucando colegas de turma quando pequeno e dizia que estava 'feliz' por isso os beliscava, por exemplo.. Mais tarde, ainda na infância, apresentava comportamentos agressivos em conjunto com a euforia, já acabei dando um soco na minha irmã quando fiquei com raiva e éramos pequenos, depois me arrependi muito, tanto que me lembro com clareza de ter chorado por horas de noite quando todo mundo foi dormir nesse mesmo dia.
Eu tinha dificuldades na escola, só me focava em matérias específicas, total desinteresse pelas outras, fazia desenhos em meu livro durante as aulas 'tediosas', só me focava nas que eu gostava e tinha desempenho, eram poucas..
Atualmente, eu ainda tenho impulso agressivo, mas nunca cheguei a ferir ninguém novamente! Só já me autoferi, com automutilação e me bati também.. Mas em outros? Nunca mais, mesmo morrendo de raiva, eu descontava em mim, ou verbalmente, sendo rude com familiares, falando alto ou mal educado, mas depois me arrependia, e tudo mais..
Também atualmente sinto vazio interno, dias onde estou feliz ou agressivo/impulsivo, dias ou momentos nesse mesmo dia que me sinto desmotivado, sem sair de casa, ou da cama, sem trabalhar e fazer minhas coisas... Muitos dizem que é preguiça, mas eu não vejo assim, me parece depressão.
Também tenho dificuldade em verbalizar emoções, mas consigo chorar e explodir fácil, sem ninguém me entender, porque me expresso sempre muito mal e agressivo, sem conseguir colocar em palavras tudo o que eu sinto..
Já tomei remédio psiquiátrico e fiquei sem sentir aquela raiva toda, sem me automutilar, mas em compensação eu dormia o dia todo pelo efeito do remédio e meus hormônios ficaram bagunçados (era risperidona), dai cortei a medicação e hoje estou sem nada, o psiquiatra suspeitava de Asperger, mas meu psicólogo discordava. Meu pai tem bipolaridade, mas meu psiquiatra e psicólogo não achavam que eu me encaixava em bipolar.
O que isso pode ser??? Vcs podem me dar um norte? Eu devo passar por uma avaliação mais precisa com outro profissional? Que terapia devo fazer?
Me ajudem, por favor.. Estou há 22 anos lutando contra eu mesmo e não sei mais o que fazer, já passei em todo tipo de profissional, mas cada um tem uma visão, opinião, diagnóstico e remédio, isso está me deixando cansado..
Obrigado, agradeço se puderem me aconselhar, dar sua opinião de que tipo de transtorno isso pode ser, isso me ajudaria demais a procurar por algum tratamento mais específico.

A melhor resposta 1 JUN 2023

Olá Renê
Voce precisa fazer Psicoterapia pra se conhecer, conhecer como a tua mente funciona, porque age, reage assim, porque se relaciona dessa forma... quais os recursos que tem e que possivelmente não esteja fazendo uso deles.
Precisa equilibrar tuas energias, teu emocional e teu mental.
Sem este conhecimento e sem controle, tua mente faz de forma bagunçada e desordenadamente.
Abraços... tudo se resolve.

5817 respostas

31 MAI 2023

Olá Renê, obrigada por escrever!!
Antes de mais nada, acho que você não deve se preocupar em ter um nome pra isso e sim um tratamento adequado.
Para que possa te dar uma resposta prudente você deve passar por uma avaliação, seu relato tem vários pontos importantes, mas é preciso ir um pouco mais a fundo.
Entendo sua frustração por não ter obtido nenhum progresso nos tratamentos anteriores, eu acredito que a Terapia Cognitivo Comportamental (a linha em que eu trabalho) pode te dar respostas mais rápidas, porém toda terapia é um processo e todo processo leva um tempo (e esse tempo depende da resposta de cada pessoa).
Vamos agendar uma sessão e ver melhor sobre o seu caso?
Estou a sua total disposição..

Sinta se acolhido
Fique Bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

30 MAI 2023

Olá Renê! Obrigado por escrever. É sempre prudente levantar informações mais profundas e específicas de cada caso. Em termos gerais, segundo o que você escreveu, te falta treino, desenvoltura e maturidade social. Você vivenciando bom e empenhado vínculo com seu psicólogo, poderá aprofundar muito essa questão e obter grandes avanços a partir desse aprendizado de socialização. Procure o máximo que possível estar, ao vivo e em cores, com pessoas reais, sensatas, saudáveis e éticas.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.