Não tenho amigos, somente minha familía, seria algum transtorno psicológico?

Feita por >LUCAS JONATAS DA SILVA NASCIMENTO · 28 fev 2022 Desenvolvimento pessoal

Ao longo dos meus 26 anos sempre tive dificuldade em me aproximar das pessoas, no trabalho, escola, faculdade, sinto como se nunca tivesse tido um amigo de verdade, apenas pessoas conhecidas com que conversava. Parece-me que nunca "marquei" a vida de ninguém, sinto falta de alguém me chamar para conversar, dizer que lembrou de mim, enfim, a solidão me deixa triste muitas vezes, já saí sozinho encorajado por alguns posts na internet mas nas vezes que fiz isso me senti deslocado e julgado pelas pessoas ao redor pois todos estavam acompanhados, então a ansiedade aumentava ainda mais. Tenho a impressão que minha personalidade me faz ser assim, eu adoro conversar mas não consigo atrair pessoas legais pra minha vida, será que seria algum transtorno psicológico em que não obtenho 'habilidade' para fazer amigos? Obrigado desde já.

A melhor resposta 2 MAR 2022

Olá Lucas! Você não tem transtorno algum. O que acontece é que você não desenvolveu habilidades para fazer amizades mais intimas, verdadeiras e duradouras. Dentro da sua historia de vida, com certeza você teve poucas situações para desenvolver o que chamamos na psicóloga de repertório comportamental, que é forma de se comportar diante de determinadas situações. Ou talvés você desenvolveu sim um repertório, mas um repertório inadequado, que não é assertivo, sendo um repertório que não atraia pessoas para se tornarem amigos . São as nossa experiências que nos formam como pessoas. Pode ser que durante a maior parte da sua vida, você passou em casa, com maior contanto com a família e pouco contato com pessoas desconhecidas, pessoas essas serviriam para você desenvolver esse repertório e que poderia se tornar um amigo ou amiga.
Mas pode ficar tranquilo Lucas, que isso tem solução. O que falta em você é desenvolver, habilidades social, imunidade social e sociabilidade. A psicóloga no proporciona ferramentas e técnicas baseadas em evidências que pode te ajudar a desenvolver esse repertório e essas habilidades. Se você quiser saber mais, pode entrar em contato que vai ser um prazer tirar as suas dúvidas.

Atenciosamente, Adalberto Silva
Psicólogo (CRP – 23371)

Adalberto Silva Psicólogo em Vitória da Conquista

28 respostas

3 MAR 2022

Lucas. A falta de habilidade social é uma característica, não chega a ser um transtorno. Vc pode treinar habilidades sociais em terapia. Provavelmente vc n desenvolveu essa prática ao longo da vida.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 MAR 2022

Olá Lucas! Se a dificuldade em se aproximar das pessoas te incomoda, seria bom procurar um profissional para te auxiliar nessa questão. Como você gosta de conversar, mas não consegue ter amigos ou manter amizade por muito tempo pode ser uma falta de habilidades sociais. Para melhorar sua qualidade de vida em relação à sua demanda, sugiro fazer psicoterapia para te auxiliar nas questões de sua história de vida e do seu dia a dia

Ana Paula Del Águila de Lima Psicóloga Psicólogo em Brasília

4 respostas

1 MAR 2022

Oi Lucas! Que bom que você escreveu aqui! Você reflete algo que tem acontecido com muitos jovens, nos tempos atuais. Certamente se observarmos com técnicas e estratégias científicas, tua história, tua rotina, poderemos te ajudar a encontrar respostas para o estudo no qual está vivendo, bem como construir ferramentas para modificar essa realidade. Na maioir parte das vezes não é transtorno psicológico, mas sim acomodação a um conforto cultural propiciado pelos jeitos de vida atuais.
A sua busca por um psicólogo necessita ser acompanhada de persistência, disciplina, regularidade e abertura mental.
Estaremos a disposição para te ajudar.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - Psicólogo clínico.