O pai da minha amiga "não bate bem da cabeça"

Feita por >Mih · 30 set 2020 Psicologia clínica

O pai da minha amiga "não bate bem da cabeça", foi oque ela me disse, que após falar tanto com seu psicólogo ele tinha dito a ela que seu pai nunca iria melhorar, que era louco e para ela ignorá-lo porém, isso não seria problema se o pai dela não estivesse piorando bastante..
Ele é um manipulador perverso, foi a essa conclusão que chegamos após ela me falar de diversas situações.. ele já ameaçou quase todos de morte e é um completo babaca machista e por causa disso ela não consegue fazer coisas que gostaria.. ela o respeita e obedece mas nada adianta ele chama ela de inútil e a mãe dela só se importa em sair para o trabalho e ignora tudo o que ela fala que acontece quando ele surta, ela não separou apesar de acontecer algumas coisas absurdas, tudo oque ela dizia era: Sai do passado isso já foi!! ,e nos momentos em que ele não tinha acordado bravo e surtado ela dizia: aproveita esse momento também você ssó pena o pior, né?, e também quando a minha amiga dizia ou fazia algo que ele usava como motivo para arrumar encrenca e gritar com todos pela casa a mãe dela dizia que era culpa dela que devia ficar quieta e isto deixa ela triste, o problema é que ela quer fazer coisas como começar a trabalhar e correr atrás do sonho dela e isso não seria problema se o pai dela não fosse surtar por causa disso ou então proibir ela de ir para o trabalho um dia por qualquer coisa que tenha feito ou falado..
A mãe diz a anos que vai se separar mas nunca passou de uma mentira contada todos os anos.. e ela não se separar dele não seria problema se ele não estivesse piorando no modo de tratar ela e o irmão dela.. chega a agir como um ignorante que quer ser ditador da família..

Sendo assim, estou tentando ajudar ela a sair dessa situação (obs: ela permitiu que eu explicasse a situação em sites e etc..) e gostaria de saber quais são a soluções, neste caso, para que ela possa viver a vida dela sem colocar sua saúde mental em risco, visto que ela já teve depressão por causa do pai.. e se seria possível ela afastar o pai dela da vida dela e do irmão (ele ameaça o irmão a mandá-lo para o exército e diz que o irmão deve viver sem decepcionar a sua avó paterna que também "não bate bem da cabeça", teria como, por causa dos problemas psicológicos que o pai dela apresenta se recusando ao tratamento, afastar o pai dela, dela e do irmão dela para a saúde mental deles?

Perguntas:
Teria como, por causa dos problemas psicológicos que o pai dela apresenta se recusando ao tratamento, afastar o pai dela, dela e do irmão dela para a saúde mental deles?
Segundo o problema apresentado, se for possível identificar se o pai dela tem um problema psicológico, qual seria?

A melhor resposta 1 OUT 2020

Olá Mih!
Grato pelo contato.

Pelo relato que você fez, o pai da sua amiga tem sim transtorno psicológico. Demonstra um comportamento possessivo em relação a família, o que não é nem um pouco saudável para quem com ele convive.
O que de fato pode acontecer se sua amiga quiser trabalhar , por exemplo? O medo que ela tem está baseado na realidade? Será que de fato ele pode fazer algo contra ela, ou é uma ameaça? Ameaçar é diferente de agir.
Ela, bem como o irmão não podem viver refém de uma pessoa que tem se mostrado desequilibrado emocionalmente.
Quanto a afastar o pai deles, só em caso de ficar evidenciado um transtorno mental que exija uma internação dele, o que depende de laudo médico.
Creio que seja mais viável sua amiga e o irmão dela se afastarem dele.
Espero ter ajudado.

Um abraço.
Psicólogo José Almiro Machado
Especialista em Terapia Cognitiva

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

1 OUT 2020

B noite, são muitas questões apresentadas, não conseguimos fazer diagnósticos dessa forma. Quanto a se afastar o pai dos filhos, creio q isso seja uma decisão judicial familiar. Abs Mônica

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro