Será que eu tenho algum distúrbio ou transtorno sexual?

Feita por >Mayara LF · 4 nov 2022 Orientação sexual

Tenho 29 anos e a questão de relacionamentos amorosos sempre me deixou muito ansiosa. Desde pequena eu sentia atração por mulheres, mas às vezes sentia por homens também, mesmo que em menor intensidade, porém nunca disse nada a ninguém porque na minha família evangélica já tinha três primas lésbicas e todo mundo falava mal delas, minha vó até chegou a sentar comigo e dizer pra eu não "virar sapatão" também. Na minha adolescência me apaixonei por umas amigas, por um carinha da igreja e com 20 anos até tentei namorar um rapaz da igreja, mas o namoro durou 6 anos porque eu não conseguia conceber a ideia de namorar, me sentia presa. Acabou que eu assumi ser bissexual e até lésbica, fiz um post sobre isso no instagram, teve gente que apoiou, teve gente que não, minha mãe ficou desesperada, mas enfim... a poeira abaixou de certa forma. Mas o problema é que eu, apesar de fantasiar com mulheres não me vejo em um relacionamento com uma mulher. Assim como não me imagino com um homem. Eu penso "legal, vou ficar, dormir junto, depois cada um segue seu rumo", eu não consigo pensar em ficar junto com a pessoa o resto da vida. Acho chato e monótona a monogamia e casamento, eu poderia estar tendo experiências sexuais com uma infinidade de pessoa e vou ter que ficar com 1 o resto da vida? Eu sei que soa horrível, mas é assim que eu penso. Mas o pior é que ao mesmo tempo que eu quero a experiência sexual, eu não quero me relacionar em outros sentidos. Mesmo que eu me atraia sentimentalmente por alguém, eu não consigo pensar em "morar" com essa pessoa e ter que "arrastar" ela comigo o resto da vida como um peso morto. Desculpa, mas é assim que me sinto. Será que sou fria demais? E ao mesmo tempo que penso assim eu sou virgem e nunca namorei nem beijei ninguém (fora esse carinha que eu disse) porque sempre que penso em ter alguma coisa com alguém, broxo ao pensar que poderia se tornar algo sério e monogâmico. Tenho problemas de interação social também, acho que porque as pessoas idealizam namorar, casar, ter filhos enquanto eu acho o assunto entediante mesmo eu tendo quase 30 anos. Será que tenho algum distúrbio?

A melhor resposta 5 NOV 2022

Olá Mayara! Obrigado por escrever. Parabéns pela transparência de fala. Em vez de falar em distúrbios ou transtornos, prefiro falar da construção pessoal da identidade de cada pessoa, prefiro falar de determinadas formas de organizar a vida que vai predominando na sociedade.
As pessoas precisam de alguma forma de estabilidade, regularidade, continuidade. A criação, fortalecimento e sensação íntima de confiabilidade de vínculos demanda tempo e renúncia. As pessoas, no seu instinto básico, de fato, não são monogâmicas, mas também não são tão confiantes diante dos riscos enormes das idealizadas totais e recíprocas liberdades. A cada dia verificar se uma pessoa será ética, se cuida da saúde dela, se vai ser respeitosa com a pessoa parceira, é algo inviável. Quem vivencia com um parceiro, por meses, corre risco com aspectos diversos, envolvendo proximidades amorosas, imagine uma pessoa que experimenta dez proximidades amorosas por ano.
O que você experimenta é alta inexperiência de interações sociais de qualidade e administração mutuamente respeitosa. Embora tenha vinte e nove anos, apresenta acentuada imaturidade social. Isso pode decorrer de cultura familiar e entorno dela, integrado com sua construção histórica, temperada por acomodações a direções de medos não refletidos.
Estaremos a disposição para te ajudar. Será importante!
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores.

8607 respostas

5 NOV 2022

Oi Mayara LF
Embora possa parecer premeditado... voce não tem disturbios nenhum.
O que tem são muitas crenças que precisa deletar do seu HD interno... muita porcaria voce gravou, coisas que te impuseram, estão armanezenadas no teu emocional, só são lixos que precisa remover.
Voce está dominada pelo medo de viver e expressar teus sentimentos... tanto faz se é lésbica ou bissexual... não são estas definições que definem o teu viver. Não é voce que tem que ficar encaixada numa caixa Bissexual ou Lésbica ou ...)
Você é muito mais do que isso. Seja esta "muito mais"...
Certo, o sistema limita, assusta, provoca medos, repressão, modos de viver.
Mas, voce é primariamente vida e a Vida te deu a liberdade para que possa fazer todas as experiências que quiser;
A vida te deu também o livre arbítrio para voce mesma escolher e decidir o que é melhor para você.
Você é dona da sua vida... pode escolher e decidir a cada momento.
Cada escolha gera um resultado... é resposável por estes resultados, mas sempre podes escolher.
Se necessitar, apoie-se na Psicoterapia.