Será que o meu namorado tem algum transtorno?

Feita por >Pati Duarte · 25 mai 2021 Psicologia clínica

Olá, estou em um relacionamento há pouco tempo, não costumo me gostar afetivamente de ninguém, mas eu gosto muito deste rapaz. Ele é muito atencioso e parceiro para qualquer coisa, mas ele é muito fechado, e eu não costumo perguntar nada muito invasivo pois não gosto quando fazem isso comigo. Só que ele engata o nosso relacionamento e faz planos, vamos a eventos juntos, já viajamos juntos e tudo mais. Porém ele fica um tempo bem ativo e do nada ele some, como se tirasse uma semana sabática, eu sei que ele não está com outra, mas gostaria de saber como lidar com isso, será que ele enjoa de mim e quer distância? Eu sou muito reservada, então não fico muito na volta dele. Ele tem 34 anos e eu 22.

A melhor resposta 25 MAI 2021

Olá Pati! Todo relacionamento para se tornar mais intimo é importante que tenha conversa, por quê perguntar o que está acontecendo seria invasivo? Poderia ser interesse da sua parte, no sentido de saber se ele está passando por algum momento difícil e que talvez você possa ajudá-lo. Você só saberá o que está acontecendo se você perguntar, pode ser o jeito dele, ele pode querer um tempo sozinho, pode ser que esteja passando por um momento difícil. Veja como existem varias possibilidades, mas para saber a que realmente está acontecendo só perguntando.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

27 MAI 2021

Pati Duarte,
Voces estã namorando e namoro é a fase do conhecimento mútuo, de voces se conhecerem profundamente. Portantonada pode ficar escondido, tudo deve ser conversado, não deixe "surpresas" para mais tarde. Questione, fale, pergunte, compartilhe e teste a sinceridade dele, não espere que mais tarde "fique melhor". Isto é ilusão.
Porque ele se afasta? Porque ele some?
O que esle está escondendo? Do que ele tem medo? ... tudo isto precisa ser conversado.

5817 respostas

26 MAI 2021

Olá!!!
Acredito que vcs estejam ainda em um processo de se conhecer, por isso não se tem ainda uma liberdade para se conversar coisas mais particulares. Mas parece que há indícios, de um desejo (o nosso relacionamento e faz planos, vamos a eventos juntos, já viajamos juntos e tudo mais) de que as coisas possam vir a acontecer. O distanciamento talvez ocorra até como uma defesa, em não saber lidar com os próprios sentimentos.

Psicóloga Caroline Garcia Silva Psicólogo em Passo Fundo

3 respostas

26 MAI 2021

Olá Pati! Grato por escrever. Alguns dados do seu texto indicam fatos a ponderar:
- Evitar ser invasiva, não pode se confundir com insuficiência de comunicação;
- O que se chama de fechado pode ser foco no mundo interno, que é muito grande, pode exigir reflexões, aprofundamentos de planos. Pessoas focadas em construções abstratas mais elevadas precisam de tempo mais longo de concentração;
- Não somente ele, mas a maior parte das pessoas, para terem comunicação de profundidade e qualidade, precisam de tempos internos para organizar as percepções do mundo. As redes sociais, as comunicações fáceis, estão fazendo as pessoas acharem que se falarem superficialmente muitas vezes, todos os dias, é a mesma coisa que falar com profundidade e qualidade;
- Você está muito reservada, pois usa a expressão: "eu sou muito reservada". O conceito de muito trás a necessidade de se modificar;
- Você está namorando uma pessoa de trinta e quatro anos, contando com vinte e dois. A vida e as expectativas e vivências de pessoas de vinte e dois anos, geralmente são muito diferentes das expectativas e vivências de pessoas de trinta e quatro anos.
- Muito provavelmente você namora uma pessoa de trinta e quatro por ser muito reservada.
- Reserva quer dizer falta de confiança e desenvoltura social.
Certamente você precisa treinar a socialização em esportes coletivos, em viagens, grupos de teatro, faculdade, trabalho.
Muito cuidado para não viver aos vinte e dois, vida de trinta e quatro.
Espero ter ajudado.
Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos que se fizerem necessários .
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia (maior do mundo) façamos fechamento total, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a saúde, quanto para a economia, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.
-