Isso pode ser algum transtorno ou é só eu ficando louca ?

Feita por >Maria Eduarda · 11 fev 2021 Problemas psicológicos

a um tempo me sinto totalmente perdida e no limite, eu estou sempre meio irritadiça, como se a qualquer momento, pelo menor motivo que for, eu fosse explodir, me sinto muito sozinha, tenho amigos mas é como se eu não deixasse eles se aproximarem muito de mim, como se eu tivesse tanto medo de perder alguém, que eu evito criar laços muito fortes e confiar nas pessoas pra não arriscar que elas me abandonem depois, mas também sinto a necessidade de ter alguém pra "cuidar" de mim, isso faz eu me sentir desesperada, porque eu não tenho ninguém, não consigo pedir ajuda, eu tenho MUITA dificuldade de pedir ajuda, nunca consegui e eu não sei o que fazer, eu não consigo desabafar, guardo tudo pra mim e eu estou a um passo de explodir com tudo isso, eu não suporto mais nada disso, mas também não consigo fazer nada para melhorar, tenho trocas de humor constantes por motivos bobos e pequenos ou sem motivo algum, tenho muita dificuldade em controlar meus sentimentos, principalmente a raiva (sempre acabo socando, quebrando ou chutando coisas, ou machucando a mim mesma em momentos de raiva), trato as pessoas mal as vezes, as vezes surto com elas e me sinto muito culpada depois, é como se eu sentisse tudo demais, e tenho uma sensação muito grande de vazio sempre, meus pensamentos estão sempre muito acelerados e eu não consigo parar, isso me impede de fazer muita coisa, eu não consigo me concentrar em nada nem em ninguém, é muito irritante, e sinto que nada disso é real, que tudo isso é paranóia que eu estou colocando na minha cabeça, parece que eu estou ficando louca, eu estou muito deprimida, desesperada angustiada, tenho pensamentos recorrentes em relação a morte, sinto muita vontade e um impulso muito grande de me machucar de alguma forma, já cheguei bem perto do suicídio algumas vezes, e antes que falem, eu já faço psicoterapia a 7 meses, tenho ansiedade, mas eu nunca consigo falar essas coisas pra ele (meu psicólogo), sempre travo na hora, eu sempre tive esse bloqueio e eu não sei porque ou como mudar. Parece que minha vida não tem sentido, quando penso no meu futuro não vem nada, não tenho ideia do que eu quero pra mim, mudo muito de opinião e ponto de vista (sobre meu futuro, sobre mim, sobre os outros, sobre tudo) e acaba que eu nunca sei o que eu quero e fico mais perdida ainda. As vezes eu tenho impulsos bem fortes em relação a usar álcool, drogas ou me encher de remédios pra me sentir melhor sabe, e isso me assusta. (já usei o álcool e algumas vezes os remédios mas nunca usei drogas)

me identifico muito com os sintomas do borderline, e da depressão também, sei que é impossível dar um diagnóstico sem uma sessão de verdade, mas vocês podem me dizer se PODERIA ser o boder ou o que poderia ?? (não vou levar como um diagnóstico, pois sei que não é, eu só preciso saber que PODE ser algo que tem tratamento e que eu não estou ficando louca).

Queria conseguir falar essas coisas pra alguém que eu conheço, mas…
enfim, é isso, eu preciso muito de ajuda, estou no limite e não sei o que fazer pra conseguir falar dessas coisas

A melhor resposta 12 FEV 2021

Olá Eduarda! Grato por escrever. Envie esse texto para seu psicólogo. É muito importante ele poder ter contato com isso. Você precisa poder falar. Muito mais do que pensar se você está ficando louca ou vivendo algum transtorno, precisa entender que você está se fechando. Fechar-se é como plantar ambiente de sofrimento. Procure pessoas de confiança, ponderadas, éticas, fale com elas.
Caso o caminho de falar com um psicólogo diferente, inicialmente te pareça um próximo passo, pesquise nossos perfis, escolha um de nós e entre em contato. Não fique isolada, sozinha, sem se comunicar com seu psicólogo.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

17 FEV 2021

Oi, Maria Eduarda! Que importante o fato de tu ter conseguido se expressar escrevendo, às vezes tem questões que são mais difíceis de serem faladas. Pelo texto, dá para perceber a tua necessidade de colocar para fora todas essas angústias, mas também é importante respeitar o teu tempo, ir aos poucos. Todos esses pensamentos podem estar muito confusos para ti, te deixando com receio de "estar ficando louca" como tu disse, mas me parece que todas essas dúvidas são fruto da angústia despertada pelo não saber que tu relata, por todas essas incertezas. Caso a comunicação escrita seja o que está sendo possível neste momento, aconselho tentar mostrar para seu psicólogo, ou procurar outro profissional que talvez tu se sinta mais à vontade para ir expressando tudo o que sente.
Qualquer coisa, me coloco à disposição.

Diulia Farias - Psicóloga Clínica

Anônimo-385119 Psicólogo em Porto Alegre

9 respostas

13 FEV 2021

Maria Eduarda, a ajuda q vc precisa vem de um diagnóstico que não é conseguido com uma sessão de terapia. De QQ forma vc precisa de um tratamento psicólogico e psiquiátrico.
Busque ajuda, não tenha receio de revelar seus sentimentos a um profissional.
Se interessar sou Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro