Há um bom tempo ando sobrevivendo, tenho sido somente pensamentos e não vida

Feita por >Pedro Henrique · 11 out 2022 Abordagem psicológica

Ando sem ânimo, sem energia, sem forçar todos os dias, pereço uma estátua, meu raciocínio está lento, ocorreu vários dias de choro, tenho uma sensação que não consigo pensar, raciocinar. Nem usar o celular de modo funcional ou normal não uso mais, só pra vê a hora ou abrir redes sociais, procrastino todos os dias, tô vivendo no automático, é como se eu precisasse ressignificar minha vida, é como se eu precisasse me conhecer novamente. Fiz algumas sessões c/ Psicologo já, mas é como se os dias passarem e se auto-excluísse, minha memória há vários anos atrás tinha suas falhas, mas hj em dia é como se eu não lembrasse de nada. Minha situação vai muito mais além que tudo isso, porém tenho orado todos os dias, buscado Jesus, preciso voltar ao normal, além da minha família, eu preciso de mim. Mas preciso tirar um tempo pra descansar, finais de semanas ou folgas não são o suficiente.

Tenho 19 anos, sempre fui alguém incrível de se conhecer, todos ao meu redor gostam de mim, já fui uma mente Brilhante, quero mudar essa situação, quero aprender várias coisas, viver normalmente, estou procurando auxílio, um neuro, um psiquiatra, mas o que está favorável a mim é profissionais que aceitem plano do Hapvida.
Fé em Deus sempre.

A melhor resposta 13 OUT 2022

Olá Pedro Henrique,

Obrigada por nos escrever. Geralmente, toda noite ao dormirmos, nosso cérebro passa por uma autolimpeza, eliminando todas as informações que não nos serão úteis. Dias insossos, o que comemos no café da manhã há uma semana atrás, aquela matéria que só aprendemos para passar na prova e depois nunca mais revisamos... tudo isso será apagado.
Fora o processo normal de seleção de memórias, concordo com a colega que disse para checar a sua saúde e ver se tem algo biológico (taxas hormonais, vitaminas deficientes, entre outros indicadores) interferindo nos seus níveis de energia e memória. Não identificando nada biológico, procure um terapeuta para que esmiúcem o que está acontecendo e como todas as suas questões podem ser trabalhadas.
A terapia não é uma solução rápida, mas com certeza vale a pena.

Para ter atendimento com o psicólogo através do plano de saúde, geralmente é necessário conseguir o encaminhamento com um médico. Tendo o encaminhamento em mãos, você precisa se informar quais os profissionais que atendem pelo seu plano na sua região, ou mesmo os que atendem na modalidade online.

Te desejo dias melhores.

Boa sorte!

Pâmela Fernandes - CRP 17/3314

Pâmela Fernandes Psicóloga Psicólogo em Natal

64 respostas

12 OUT 2022

Olá Pedro Henrique.
Que bom que você tem o Plano de Saúde e pode fazer as avaliações dos sintomas e poderá tratá-los. Sugiro que faça Avaliação Clínica bem completa quanto aos hormônios que porventura estejam desregulados e possam influenciar no seu ânimo e energia. Alimentação adequada e com horários regulares, inclusive alimentos ao acordar com água, proteína, carboidrato e mel, se você não for diabético. ( por exemplo no mínimo: 1 ovo, 2 torradinhas e 1 colher de mel, 1 copo de suco, chá ou água ) pois o corpo precisa desse combustível. O profissional saberá orientar caso necessário a suplementação. A orientação espiritual é importantíssima sempre em nossas vidas e nos suporta nas crises, continue orando e agindo. Tenha certeza que com a ajuda de bons profissionais poderá encontrar o equilíbrio e o conhecimento que está buscando. Em segundo lugar procure tratar a Ansiedade com a psicoterapia para se equilibrar e voltar a ter o controle da sua vida e evitar que a Ansiedade continue a controlá-lo. A Terapia Cognitiva Comportamental poderá tratar a Ansiedade através da busca de pensamentos disfuncionais que estejam influenciando no seu comportamento e também através das Técnicas Práticas de Enfrentamento e Resolução de Problemas, Plano de Vida, Treinamento Assertivo, Técnicas para Controlar a Ansiedade e Evitar as Crises. Fico à disposição para discorrer esses temas com mais profundidade em Terapia.
Maria Nair
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

12 OUT 2022

Olá! Se você precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 OUT 2022

Olá Pedro Henrique
Voce está funcionando a partir da tua mente e na mente estão gravadas emoções e experiências de sua vida passada... passadas!
O que passou, passou! O passado pode te ensinar mas não pode realizar nada.
Por isso, de acordo com o que diz: ressignificar a sua vida! Mais do que isso, precisa se conhecer.
Voce não se conhece, não sabe quem é, não sabe da tua verdadeira identidade, de onde veio, o que quer aqui nesta existência, o teu objetivo de vida, teus talentos através dos quais, mobiliza tua força de atuação; não sabe como a tua mente funciona, como ela se organizou para enfrentar os desafios de cada dia e que predispõe para agir, reagir, formas de te relacionar, formas de amar.
Voce vive na ilusão de uma mente brilhante, mas perdeu o ânimo, perdeu o endereço da tua força e da tua energia.
Precisa recuperar a tua inteligência vital, voce a substituiu pela intelectualidade e agora, até faz o que os outros determinam, mas não tem criatividade, não tem alegria de viver, prazer de viver.
Precisa fazer Psicoterapia; precisa se autenticar de acordo com as coordenadas da vida e saber usar o sistema em teu beneficio.
Enquanto voce se esforça para compreender e viver a tua vida e até a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, só vai ter processo de autodestruição e perda progressiva.
Abraços

5817 respostas

12 OUT 2022

Oi Pedro Henrique! Obrigado por escrever. Você está escrevendo em plataforma de psicólogos. Pelo escrito hoje, e também em dias anteriores, você precisa de psicólogo, mas não precisa de psicólogo para algumas sessões; preciso de psicólogo para processo de tratamento com começo, meio e crescimento e transformação pessoal. dezenove anos é idade para ter flexibilidade, resgatar hábitos, sonhos, preparações, habilidades, riquezas e potenciais. Seu título não está combinando com seu texto. Planos de saúde, na maior parte das vezes, colocam fortes limitadores para trabalho de psicólogo com qualidade e profundidade. O interesse deles é outro.
Há gastos que se transformam em investimento, desde que vivamos o processo completo. Psicólogo, geralmente envolve o investimento.
Estaremos a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.

8644 respostas

12 OUT 2022

Olá Pedro, boa noite!
Obrigada por escrever...
Seria preciso mais informações, mais conversas, mas aparentemente vc está num quadro depressivo, precisaria de psicoterapia, pra identificar os gatilhos que estão causando seus sintomas, você disse que já passou com psicólogo, o processo terapêutico é lento, é um caminhar pra dentro de si mesmo, é difícil, mas é importante fazer isso junto com um profissional, o próprio psicológico vai verificar se você precisa de encaminhamento para psiquiatra. Lembrando que não existem respostas prontas, cada indivíduo é único, com suas histórias e como reagem a elas.
Que bom que está pedindo ajuda, sinal que ainda tem a parte que está tentando viver...
Estou a disposição

Tatiana Maria Silva Gomez Psicólogo em Sorocaba