Há alguma maneira de ver a vida com outros olhos?

Feita por >Ariadne · 17 jul 2020 Motivação

Olá!
Bom, tenho 21 anos, e a um bom tempo venho percebendo que não tenho vontade de viver. Percebi que apenas sobrevivo, mas não realmente vivo. Me sinto culpada por ver a vida mais como uma obrigação da qual não posso fugir, do que como uma dádiva. Me sinto constantemente cansada e desanimada.
Quando vou iniciar algum projeto ou até mesmo quando me chamam pra sair, eu fico animada, no entanto, quando o dia marcado vai se aproximando, eu desanimo, fico exausta só de pensar em socializar, em sair de casa, na maioria das vezes, tenho que me obrigar a ir, apesar de me divertir quando saio.
Sempre odiei ser acordada, mas agora, consigo ver que o acordar pra mim é muito mais do que uma simples ação, é o momento em que percebo que vou ter que passar por mais um dia e lidar com tudo de novo, e quando estou dormindo, é ótimo, pois somente estou existindo, sem realmente ter que lidar com nada e com ninguém.
Sempre me julgo, o tempo todo, e quando estou trabalhando ou estudando, tudo isso se multiplica, apesar de não demonstrar, em alguns dias eu fico péssima por motivos irrelevantes, e a cada vez está ficando pior.
Bem, tenho medo de chegar no futuro e me arrepender de não ter realmente vivido e também essa falta de vontade está me atrapalhando profissionalmente e até mesmo nos meus estudos, pois sinto vontade de me aperfeiçoar, mas aí vem o desânimo e a pergunta: para quê?!
Sinceramente, não vejo sentido no processo da vida: nascer, viver e morrer, pra mim é uma grande perda de tempo, uma grande piada de mau gosto ou um grande castigo.
Sei que talvez eu possa estar desenvolvendo depressão e gostaria de saber se há algum modo de mudar isso, é possível voltar a ter vontade de viver? A ver a vida com outros olhos?

A melhor resposta 17 JUL 2020

Olá, como você está? Primeiramente, quero dizer que sinto muito pela sua situação. Essa é uma demanda que vem crescendo nos últimos dias por conta da pandemia que estamos passando, sensações desconfortáveis estão mais acentuadas. O primeiro passo é reconhecer tudo isso, algo que você já fez que é um bom sinal para mudança!!! Logo, é possível você retomar a vontade de viver através de um processo terapêutico em que você irá conseguir elucidar possíveis dúvidas de onde começou esses pensamentos e sensações, para que assim consequentemente consiga mudar às novas situações que serão experienciadas, em busca de uma vida que faça mais sentido para você. E saiba que você não está sozinha nesse processo, qualquer coisa estou à disposição!!

Psicólogo Albanez Silva Neto Psicólogo em Curitiba

2 respostas

19 JUL 2020

Olá, Ariadne.
Obrigada pela sua participação.
Imagino o quanto deve estar sendo difícil para você. Importante dizer que sua disposição de trazer para este espaço um relato sobre si mostra grande coragem e disponibilidade de entrar em contato com suas angústias. Só o fato de você entender a necessidade de ter uma reposta "analítica" da sua situação (através da descrição no site), posso afirmar tratar da oportunidade que está dando ao novo. Quando temos um "problema" uma das maneiras de resolver é falar e explorar sobre, o que, consecutivamente, traz outras possibilidades de entendimento.
A ação de explorar, no sentido literal, sempre revela algumas descobertas, ou seja, ver a vida com outros olhos (como indagado em sua última pergunta) pode significar a necessidade de explorar sua vida, própria história, sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Pelo que diz, fico com a sensação de que tem tido menos energia para interações sociais e atividades do dia a dia. Se perceber que está muito difícil enfrentar isso, busque auxílio profissional.
Espero ter contribuído.
Abraços.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo