O que há de errado com minha filha?

Feita por >Valkiria · 26 out 2020 Habilidades sociais

minha filha desde muito pequena sempre foi distante, nunca cedeu aos carinhos que meu marido e eu davamos a ela, sempre preferiu ficar em seu quarto fazendo só deus sabe o que e se entravamos sem bater ela surtava, gritava e as vezes chegava até ameaçar de colocar uma ratoreira no ferrolho... o tempo passou hoje ela tem 22 anos e nao mudou muita coisa, sem amigos, segundo ela "odeia interagir com qualquer humano, é uma tortura cumprimentar parentescos ou qualquer ser vivo que fale" que nos reconhecem na rua ou em algum evento familiar a qual eu obrigo que ela vá. Ela ver coisas aterrorizantes na tv com cenas de embrulhar o estômago e assiste aquilo com fascínio eu vi as vezes em que entrei em seu quarto, ela lê muitos livros posso dizer que é seu maior hobbie é oque ela faz na maior parte do tempo,o que me assusta ainda mais poois minha filha nunca curtiu a vida como alguem deveria e com o tempo achei que isso mudaria mas parece que as coisas só pioram. Estou ficando cada vez mais preocupada e nao posso obriga-la a ir em algum psicologo pois já é adulta.. tem alguma maneira de ajuda-la? Nao aguento mais isso eu so queria que ela tivesse amigos, namorado, saisse, vivesse.. as vezes sinto que errei em nao levar esses conportamentos incomum a serio

A melhor resposta 2 NOV 2020

Olá Valkiria. Concordo som sua posição relacionada à psicoterapia. Esta funciona e tem efeito quando a pessoa se coloca em analise. Por isso o que tenho para indicar inicialmente é tentar uma aproximação. Para isso peço que não coloque um ideal de pessoa na frente. Se abra para conhecer as especificidades de sua filha para assim mostrar que você está do lado dela. É muito importante você não idealizar uma forma correta de como tem que se viver neste processo de aproximação. Conheça ela para buscar entender suas atitudes, o porque de seus jeitos. Com o tempo e com uma maior aproximação seria interessante e potente uma psicoterapia sim. Para isso sua filha precisa compreender este espaço e possibilidade não como um lugar de pessoas "loucas", mas sim um espaço para pessoas normais. Todos nós temos nós desequilíbrios, a psicoterapia é um espaço para o auto conhecimento para sim atingir um maior empedramento de si, uma maior segurança de quem você é. Estou a disposição para a conversa, um abraço!

Anônimo-381669 Psicólogo em São Paulo

40 respostas

28 OUT 2020

Olá Valquiria...
Tua filha já trabalha? Ou vive às custas dos pais?
Nascemos para nos realizar e construir a vida que cada um quer, contanto que consiga erguer-se e sustentar-se por si mesmo.
Tua filha veio através de voces, pais, mas não é de voces....
Tua filha veio para esta vida para cumprir com uma missão... ela precisa descobrir qual é esta missão e trabalhar para cumprir com a sua missão de vida. Por isso ela trouxe um projeto de vida...
As vezes o ambiente onde ela nasceu (família, sociedade, nivel social, financeiro) dificulta ou facilita o cumprimento desta missão.
Pode ser sim que ela esteja perdida e não sabendo quem ela é, o que quer na vida e se refugia no seu quarto, fica isolada.
Ela precisa ser questionada por voces, sim. Ela já tem 22 anos e precisa definir os rumos da sua vida, não pode ficar dependente dos pais. Não importa se voces têm condições financeiras ou não! É uma exigência da vida. Caso contrário, sofrerá as consequências.
Deixem que ela escolha, se quer fazer psicoterapia ou não, mas precisam pressionar ela para que defina os seus rumos na vida.

5817 respostas

27 OUT 2020

Olá Valkíria! Grato por escrever. Peço, humildemente, que deixe à disposição dela o que vou escrever.
Nossa mente vai sendo alimentada e formada por aquilo que exercitamos. uem ouve e fala português, todos os dias, desenvolve a comunicação verbal em língua portuguesa. Ficaria muito feliz em alimentar minha mente ouvindo o que a sua filha precisa colocar para fora com liberdade, respeito, empatia, sensibilidade. Livros e filmes são obras humanas. Esses são caminhos planejados, selecionados, ponderados, inteligentes, mas humanos.
De outro lado, isso não sendo possível, também, nós psicólogos, poderemos te ajudar a situar formas de lidar consigo mesma, cotendo a vinculação com a filha.
Estaremos à disposição para maiores esclarecimentos ou aprofundamentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de eminência de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8634 respostas

26 OUT 2020

Valkiria, realmente como vc disse, não tem como obrigar uma pessoa adullta a fazer terapia (e provavelmente ela precisa), se ela nao quer se cuidar, se cuide você para aprender a lidar com ela, e por tudo que vc ja passou.
Se precisar de ajuda sou Mônica psicologa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro