Há algo de errado em não sentir afeição e intimidade com ninguém?

Feita por >Anônimo · 29 mar 2021 Habilidades sociais

Vim no site só pra fazer essa pergunta, pois é um assunto que me atormenta a um tempo.
No geral, tenho muitos problemas em me aproximar de outras pessoas, até mesmo da família. Me sinto desconfortável com abraços e contatos físicos mais próximos, não sou muito aberto a falar de forma mais aberta com ninguém. Já perdi muitos parentes ao longo da vida e por alguma razão nunca me senti abalado com isso, como se não fosse com uma pessoa próxima de mim. Nunca pensei em ter um relacionamento e também não sinto atração por outras pessoas. Não gosto de lugares com muitas pessoas e prefiro ficar sozinho.
Sinceramente, nunca pensei muito nisso e nem acho que tenha algo errado, simplesmente sou assim e não entendo o que os outros estranham. Na verdade, eu acho estranho toda essa necessidade que os outros tem de ficarem próximos. Mas de tanto me falarem pra procurar um psicólogo resolvi vir aqui pra ver se realmente vale a pena. Não posso custear uma consulta agora por causa da faculdade, mas talvez procure algum depois de me graduar.

A melhor resposta 30 MAR 2021

Olá Anônimo, a maneira como nós seres humanos somos tem a ver com o nosso temperamento e com a construção da nossa história de vida. Você relata um perfil de personalidade que se assemelha muito ao tipo introvertido, mas não se pode descartar a possibilidade de que tenha desenvolvido este tipo de comportamento ao longo da sua vida. Se for um perfil de temperamento, entenda que este lhe acompanhá pelo resto da vida e isto não é ruim, não é negativo, se trata apenas de um jeito de ser, entre outros tantos possíveis. Esta característica só se torna disfuncional, se você não conseguir administrá-la para, inclusive, atender às demandas sociais que serão necessárias para a sua convivência com os outros, no trabalho, nas relações familiares, etc. É preciso que você desenvolva um autoconhecimento para que você compreenda porque age da forma como age e como poderá melhorar a sua qualidade de vida, especialmente junto aos outros.

Jamille Cavalcanti
Psicóloga Clínica

Psicóloga Jamille Barbosa Cavalcanti Pereira Psicólogo em São Paulo

1 resposta

30 MAR 2021

Olá Anônimo.
Grata por sua participação.
Você pode iniciar a sua investigação procurando os profissionais especialistas da área médica, um neurologista ou um psiquiatra que podem fechar um diagnóstico preciso através de Escalas de Avaliações. Esses profissionais após os resultados irão médica-lo se for o caso, e encaminhá-lo ao profissional da psicologia para que você possa ter o suporte necessário ao enfrentamento das suas dificuldades comportamentais e sociais que mencionou.
Fico à disposição.
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow
Terapia Cognitiva Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

30 MAR 2021

Olá, pelo seu relato você se incomoda com a intimidade e proximidade dos outros, isso por si só mercê ser trabalhado. Geralmente quando temos esta necessidade de evitação, demonstra que questões muito prováveis oriundas da infância te fizeram criar um muro de proteção em relação aos outros. Não deixe para depois, existem serviços de psicologia com custo social ou gratuitos, nas policlínicas, clínicas escola das universidades. Será que esta sua explicação para não iniciar o tratamento agora, também não é uma forma de evitação e auto proteção ?

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga- terapia online e presencial

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

30 MAR 2021

Olá anônimo! Grato por escrever. Há sim, algo errado. Por essa razão, você tomou a iniciativa de escrever aqui. Todos os seres humanos são seres grupais. Nossa espécie precisa de viver em grupo. Por exemplo, a faculdade sem grupo, seria impossível, o trabalho sem outras pessoas, seria impossível.
Quando for possível, entre em contato, e poderemos te esclarecer de forma mais detalhada, especifica e profunda, os fundamentos da importância e necessidade da vida em grupo.
Não espere tanto. Quanto antes você trabalhar, com um psicólogo, esse aspecto, melhor será para você.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, abertura mental, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.