Tenho vergonha de mim mesma, o que há de errado comigo?

Feita por >Victoriamattos · 14 jun 2023 Autoestima

Olá, desde um determinado momento da minha infância até os dias de hoje, acabei desenvolvendo alguns comportamentos obsessivos em relação a minha auto imagem, hoje adulta sinto que isso de alguma forma afeta o meu relacionamento com o meu parceiro atual. Ao ponto de não conseguir participar de festas familiares, porque entro em pânico, diferentes vezes já chorei por conta de um defeito que encontrei no espelho ou medo de ser julgada, é um sentimento avassalador, até mesmo tenho vergonha de caminhar ao lado dele na rua como um casal, porque sinto que todos me acham extremamente horrorosa ao seu lado. Estou tentando trabalhar esse lado, abraçando e dando selinhos para nos despedimos mas, a sensação quando eu faço isso é de extremo nervosismo uma vergonha indescritível, costumo a pensar que eu sinto o constrangimento que ele deveria sentir por estar ao meu lado, quando caminhamos juntos tudo o que eu penso é sobre como as pessoas devem me enxergar horrenda. Quando eu estudava era o mesmo, conversei com minha mãe uma época mas ela disse que não deveria me preocupar em relação a isso. Mas, esse sentimento, eu sinto até mesmo quando estou sozinha. Não me sinto atraente, as vezes quando vou sair de casa para algum evento importante ou trabalhar, e vejo minha figura tenho vontade de não ir. Não me sinto atraente nem sequer sexualmente. Para mim é difícil, esse sentimento, ele está me destruindo. Mesmo que eu tente ser racional sobre isso, simplesmente não consigo, sou uma pessoa que pensa muito no porquê das coisas, mas simplesmente não consigo aquietar meus pensamentos. Me sinto em pânico quando tenho que estar ao redor de muita gente, estou cansada de sair por aí e ler "pensamentos" alheios sobre mim. Não sei o que fazer, não sei o que há errado de comigo.

A melhor resposta 16 JUN 2023

Victoria, obrigado por compartilhar. Você descreveu uma série de pensamentos negativos a seu respeitos que como você mesma sabe, influenciam os seus sentimentos e a forma de você se comportar no mundo. Essa é uma demanda que você precisa trabalhar com um psicólogo, uma vez que ouvir "conselhos" não vai mudar a forma como você se vê. Neste caso é necessária uma intervenção terapêutica, pois existe uma distorção da sua autoimagem. Então busque ajuda profissional.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

16 JUN 2023

Os pensamentos que pensa serem dos outros, são todos advindos da sua própria mente. Você se massacra, né? Já pensou em trabalhar isso nas sessões ? Agenda teu horário, vamos entender de onde vem isso e como fazer pra se libertar. Te ajudo, vai se surpreender consigo mesma. É chegado o tempo do autoconhecimento, entender teu funcionamento mental, teus traços de personalidade predominantes e como aplicar tudo isso ao seu favor e parar de viver na dependência doentia dos julgamentos. Estou à disposição.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

15 JUN 2023

Oi Victória! Obrigado por escrever. Todos nós somos únicos, ricos, raros, cheios de possibilidades e potencialidades. Somos imensamente diversificados e capazes de descobertas de habilidades e possibilidades em nós mesmos. Cada um de nós é composto de milhares de aspectos.
Você, segundo o texto que escreveu, embora não saiba definir o que há de errado, sente com persistência, que tem algo errado. E os outros milhares de aspectos?
Tua autoestima, desenvolvida ao longo de tua história, certamente foi distorcendo sua visão e avaliação de si mesma.
O fazer que você precisa será passar por trabalho científico com um de nós, psicólogos, vindo com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

15 JUN 2023

Oi Vitória Matos
Não há do que voce se envergonhar.
Voce está apenas presa a memórias do passado, acontecimentos anteriores e a tua mente registrou como vergonha, desprezo, baixa autoestima, desvalorização, sentimento de inferioridade.
Precisa apenas curar teu emocional, descobrir as causas e ressignificar estes acontecimentos.
Para exemplificar: quando voce era bebê, tua mãe te colocou no berço para dormir, mas quando voce acordou, não foi tua mãe que te buscou, foi outra pessoa. Tua mente pode ter registrado isso como abandono (minha mãe me abandonou, minha mãE NÃO GOSTA DE MIM". Esta informação gravada é que precisa ser ressignificada porque de fato a tua mãe não te abandou.
Isso pode estar acontecendo contigo, com relação a outros sentimentos.
Portanto, precisa fazer psicoterapia para chegar às causas dos problemas.