Minha mãe não aceita meu noivado e sente vergonha de mim

Feita por >Renata Teixeira · 26 jan 2023 Terapia familiar

Tenho 20 anos e no final do ano passado fui pedida em casamento pelo meu namorado.
Minha mãe sempre gostou muito dele, sempre tratou melhor do que a mim. Mas de um tempo pra cá ela vem sendo estranha comigo. Não fala mais comigo e sempre está de cara fechada.
Ontem lendo umas conversas no celular dela, vi ela dizendo que eu estou cometendo o maior erro da minha vida, que estou sendo burra e que eu deveria começar uma faculdade, e que sente vergonha de mim, que não gosta do jeito do meu namorado e que outros familiares comentaram com ela sobre ele não ser a pessoa certa para mim. Chegou a dizer que não irá no meu casamento e que não vai falar nada pois irá deixar eu me "lascar".
Depois que li isso entrei em Pânico e estou sem reação até agora.
Detalhe, faz umas duas semanas que meu namorado recebeu uma ameaça pelo whatsapp de alguém dizendo que era meu tio falando para se afastar de mim, que não era para ele se casar comigo, e quando minha mãe soube ela não fez questão e fingiu estar preocupada.
Não sei o que eu faço.
Meu casamento está marcado para ano que vem, mas não sei se consigo continuar morando na mesma casa que ela.

A melhor resposta 10 FEV 2023

Oi, Renata! Nossa, quanta doença, hein! Isso que você vem passando são abusos, muitos comportamentos disfuncionais. Se puder, saia sim dessa casa ou vai ficar seriamente doente. Você nasceu dela mas não deve viver para ela nem para nenhum desses da sua família. Liberte-se enquanto há tempo e você detectou tudo isso. É um direito dela não querer ir ou achar que você deve isso ou aquilo, mas você como adulta e dona de si, tem o dever de cuidar da sua saúde mental e sair desse ciclo aí doentio, tóxico. Estou à disposição para terapia, para você sair disso sem culpa e saber arcar com as consequências das suas escolhas. Eu te desejo muuuuuuitas felicidades, e me procure , caso queira!
Steffany Alves
CRP 2201308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

27 JAN 2023

Olá Renata ! Nossa que situação delicada, realmente deve ter sido um choque !
Bem, primeiro cho que o essencial e o caminho mais direto é chamar sua mãe pra uma conversa pra que possa entender tudo isso e discutir o assunto.
Segundo, se apoie em que você é, no seu relacionamento e decisão ! Afinal, o casamento é seu e não de sua mãe, pode parecer egoísmo, mas tente falar com ela e depois se lembre que será você e seu futuro marido que irão construir uma vida.

Boa sorte. Se precisar elaborar melhor isso estou aqui.

Schaiane Pinheiro Psicólogo em Gravataí

5 respostas

27 JAN 2023

Olá! Você precisa de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

27 JAN 2023

Oi Renata! Obrigado por escrever. Para construir resposta específica, fundamentada e rica, precisaremos conhecer melhor tua história, personalidade, rotina de vida e planos.
Em termos gerais, em nossa cultura complexa, casar-se ao vinte anos, não permite preparar-se para a vida, viver a juventude, entender a cultura e organizar estudos consistentes e trabalho consistente. Nesse sentido, provavelmente tua mãe tenha razão;
Outro dado importante é que, com seus erros e acertos, com suas coerências e incoerências, os pais - baseados em suas vivências, crenças, forças e fraquezas, querem o bem de seus filhos.
Será que sua família sabe ou está vendo algo que você ainda não percebeu?
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, bárbaros e primitivos.