Minha mãe ainda não aceita o fato de eu ter casado!

Feita por >Pretinha · 24 set 2020 Terapia familiar

Me casei aos 18 anos, e quando estava preparando o meu casamento a família do meu noivo não dava nenhum assunto, quero dizer não me perguntavam sobre os preparativos e muito menos sobre o que eu sentia, meu noivo ao invés de me apoiar também não deu assunto ao evento que seria um dos mais importantes das nossas vidas (quase cancelei tudo porque até pra noivar ele deu trabalho me enrolando _até parecia que ele estava desistindo de tudo_ e a ideia do casamento foi dele). Enfim, devido tudo isso eu e minha mãe nos decepcionando bastante, mas continuamos, porém minha mãe sempre falava que eu era doida por está casando que eu ia deixar uma casa onde eu tinha conforto e uma vida de princesa para me casar sem ao menos saber se seria feliz ou não é até hoje mesmo depois de 1 ano e meio de casada ela ainda me pergunta se arrependo por ter saído de casa por ter deixado uma vida maravilhosa para casar. Essas perguntas me chateiam bastante pois acabam mexendo muito com o meu psicológico, me fazendo pensar se realmente eu deveria ter casado. O que devo fazer pra melhorar isso?

A melhor resposta 25 SET 2020

Olá! Será a mesma pessoa da pergunta anterior? Possivelmente sim. A resposta trás um pouco a coloração da pergunta anterior. A grande e principal essência das coisas acontece dentro das pessoas, nos sentimentos, emoções, comportamentos. Quando envolve casamento precisa haver consistência recíproca dos sentimentos e da conduta com longa duração do esforço, espontaneidade, e gratidão pelo desfrute de conviver em casamento com todos os aspectos que estão contidos no casamento: ampliação familiar, ponderação sobre detalhes do enriquecimento do local de morada, amizades, vinculações entre as famílias, construção de rotina da nova família. Isso se faz, geralmente em décadas de convivência. Com essa lógica, em certa medida, pode-se perguntar: você casou-se mesmo? Isto é, dezoito anos, mãe contra, pouca troca entre as família, no prazo de um ano e meio. De fato, aos dezoito anos, a maior parte das pessoas, em nossa cultura complexa, não apresenta os pré-requisitos para viver os benefícios do casamento que essa mesma pessoa quer.
Casamento é uma construção que vincula amor, esforço, lealdade, sociedade material, persistência, muita persistência, tolerância, abertura.
Pondere: pode ser que você ainda, no sentido essencial, não tenha se casado.
Para casar é importante ter o centro da confiança, da essência, do amor próprio, fortes em si mesma.
Abraços:

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

29 SET 2020

Cara Pretinha, é muito comum os pais terem preocupações em relação aos filhos, principalmente quanto ao casamento. Pais idealizam o melhor para o filhos, a perfeição, em especial as mães que querem uma vida de princesa para as filhas. Também, os pais tem aquele senso de proteção, sabe da galinha com os pintinhos debaixo das asas, ou seja, que na casa dos mais é tudo maravilhoso, perfeito e seguro. Quando os pais não se sentem seguros e confiantes com eles mesmos, tipo fizemos um bom trabalho, preparamos nossos filhos para o mundo e com os filhos, tipo estão maduros suficientes, tomaram a decisão certa e etc. Tudo isso gera muita frustração e sofrimento aos pais, como lidar com isso? Um diálogo franco e afetuoso, ajudará aos pais terem mais confiança, apoio e segurança aos filhos e também ajudará os filhos a terem mais confiança nos pais e na decisão tomada, o casamento, bem como ajudará a fortalecer o laços de vocês. Caso tenha dificuldade de estabelecer um diálogo, procure ajuda de um psicoterapeuta.Espero ter ajudado.
Atenciosamente
Tatiane Andrade

Tatiane Andrade da Silva Psicólogo em Guarulhos

74 respostas

26 SET 2020

Olá Pretinha.
O que você realmente quer?
Se você ama seu marido, porque estaria chateada?
Se ele está te desagradando, em quais situações isso acontece? E em quais situações ele é um bom marido pra você?
Se está bem com seu casamento, por que ficar procurando motivos para ficar triste?
Sua mãe parece não se conformar com seu casamento, se você está bem, procure mostrar para ele isso, e quando ela falar coisas que te desagrada pergunte porque ela está falando isso ou aquilo. diga a ela o que está sentido, e que sua fala não está te agradando.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo