O que fazer quando seu noivo não aceita seu jeito?

Feita por >Sla · 2 ago 2020 Terapia de casal

Eu namoro a um ano e meio , comecei meu relacionamento mes 3 e em dezembro fui pedida em casamento e no momento estou noiva , no início do relacionamento meu noivo fazia muitas perguntas e ate hj faz e algumas eu não lembrava na epoca outras eu omitia a respeito do meu passado por vergonha por medo , ai com o passar do tempo ele foi descobrindo a verdade , olhando as conversar minha com minhas amigas e prima , conversar antigas de antes do relacionamento, e com isu ele foi perdendo a confiança em mim , ele diz ser muito justo e que odeia mentiras , com isto tudo ele não deixa eu mexer no celular dele porque ele reclama de mim fala que sou mentirosa , e que não respeito ele , e que eu me importo com coisas superfíciais e que não preocupo com ele na questão de “como vc ta se sentindo hj” como ta seu dia” como foi seu dia” , e sim me preocupo em pedir celular dele pedir pra ele me fazer uma supresa ou com remédios roupa saúde e cursos faculdade dele , que ele queria algo mais profundo que eu me importasse com sentimentos dele , as vezes agente briga porque aconteceu um fato onde eu sei que vai gerar ciúmes nele e ao inves deu evitar ou falar pra pessoa , eu nn consigo e so saio de perto, ex : amigas falar dos namorados pra mim , e eu escutar, ou falar sobre nos pra alguém , ou sobre meninos , eu não sei falar pra pessoas “não fala este tipo de coisa cmg “ eu so fico la sorrio e saio , e ele acha isu um desrespeito , pq ele disse que se o primo dele comecar a falar sobre mulher ele vai dizer que nn quer escutar que nn gosta disso e vai sair de perto , mais eu nn consigo pq nn sou igual a ele e eu acho q nn estou desrespeitando.
E assim por conta desdes erros do passado e por eu nn conseguir debater quando acontece estas situações
Ele fala que eu desrespeito ele e que eu nn mereço mexer no celular dele e que ele e justo e me respeita e nunca me deu motivos pra desconfiança e nunca me desrespeitou e isto é verdade porém eu nn me sinto bem sendo acusada tanto assim.
Mais ele nn me deixa nem fala de terminar cmg , ele se magoa fica chateado cmg mais nn termina

A melhor resposta 3 AGO 2020

Olá Sla! Lendo suas anotações percebo que citou 2 pilares importantíssimo para o relacionamento humano, seja ele relacionamento amoroso ou não. O 2 pilares são Respeito e Confiança, quando um desses deixa de existir também inexiste um relacionamento. Isso não significa que tudo acabou, mas aponta o foco que deve ter para reconstruir este relacionamento, se assim é o desejo de ambos. Período de namoro, noivado, é um estágio de conhecimento, construção e preparação para a próxima etapa que é a formação de uma família. Então entendo que agora é a hora de trabalhar essas questões, para que lá na frente não tenha que trabalhar depois de formar uma família, onde já virão outras questões a se preocupar.

Nos colocamos a disposição caso queira uma auxílio para lidar com essas questões.

Abraços,

Micheline Pereira de Carvalho Sales
Psicóloga e Coach

Micheline Pereira de Carvalho Sales Psicólogo em Sorocaba

15 respostas

3 AGO 2020

Sla, Sou Geime Rozanski – Psicoterapeuta
Você gostou de ser solicitada em casamento, noivou e está se entregando a um inimigo. Primeiro, precisam se conhecer, os dois e o tempo de namoro é para isso. Você não precisa ter receio de falar a verdade do teu passado. Deve se orgulhar do seu passado, foram experiências que tu fez para chegar até onde está. Jamais tenha medo de ter sido e tido aquelas experiências. Afasta-se de pessoas que criticam teu passado ou que não aceitam o que você fez... isto é manipulação, dominação que te gera sentimento de culpa e te torna submissa a ele. Um cara assim, não é amor que ele tem para com você, mas sim interesses, manipulação, uso, dominação. Seja verdadeira contigo e com ele e não tema as consequências. Cada um deve respeitar o outro. Se ele não respeita agora, pior será depois. Então, se tiver que “quebrar os pratos” agora, ainda é tempo. Depois, as consequências serão piores.

5817 respostas

3 AGO 2020

Olá Sla! Uma relação entre um casal envolve muitos aspectos, que neste espaço, não conseguimos saber, mas relacionamento necessita confiança, necessita interesses semelhantes. Pelo escrito, parece que vocês vivem interesses e buscas diferentes. É preciso esforço, bom senso, maturidade, abertura para diálogo, para que possam construir vida juntos. Convivência em mesma casa, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana, exige muita convicção, predomínio de concordâncias, confiança, cooperação. Será que vocês gerarão, entre vocês esse clima? Ponderem. É sempre tempo de amadurecer! Namorado ou noivo, não se encontra. Constrói-se com muito esforço e cooperação, uma caminhada de ajuda mútua, com predomínio de energias positivas.
Repensem: parece cedo para vocês definirem uma continuidade. Falta amadurecer.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para esclarecimentos e possíveis aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuidem-nos!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.