Como mudar a mim mesma sem saber onde mudar ?

Feita por >Isabel · 3 mai 2023 Abordagem psicológica

Olá, tenho 23 anos, me sinto frustrada e aflita, sinto que há algo errado e não sei como consertar, algo na minha vida. Tenho alguns traumas do passado que adquiri por abusos e exposição na internet quando tinha 13 anos, por um menino da minha turma que me apaixonei na época, depois disso aconteceu muitas coisas na minha vida, e sempre tive algo que me impedisse de chegar onde eu quero. As vezes acho que sou fraca. Hoje vivo em Portugal, meu país de origem é Brasil, e minha personalidade é uma pessoa brincalhona, divertida, sincera, sempre ajudo as pessoas em tudo que eu puder, tenho um defeito que acho que poderia ter o gatilho hoje depois de tudo que passei, que é minha personalidade de me importar e me impor em momentos que não acho certo, no trabalho hoje não sou levada a sério, mas as condições de trabalho é difíceis, as pessoas sao diferentes, na minha visão frias talvez por eu ser turista, vim de um lugar onde cresci em volta de lutar pelos direitos, então é algo em mim que talvez eu precise mudar, por exemplo no trabalho, pedi minha patroa pra conversar com ela em particular depois da hora de sair, pra conversar sobre um assunto em particular, que era sobre eu estar me sentindo com tratamento diferente dos demais, por algumas situações do dia a dia, de isolamento que causaram em mim, e ela não aceitou, começou a falar alto comigo em público, me rebaixar, e chegou a assumir que ela que mandou não me deixarem trabalhar no mesmo lugar dos meus colegas Brasileiros, por eu ter mais afinidade, e usou como disculpa conversa durante o trabalho, mas todos os outros colegas conversam, normalmente, ninguém tem alguma regra da mesma forma, sempre fiz meu trabalho muito bem, um trabalho difícil com muito esforço físico e mental e horas, a única mulher em meio de homens, e eu questionei minha patroa sobre ela não poder me causar isolamento, e comparar um colega de trabalho e ela disse que ele tinha mais tempo de casa. Disse que aqui, com a minha personalidade não vou a lugar algum, meus colegas de trabalho, alguns me entende mas também dizem que sou o problema, que eu devia aceitar e ficar quieta. Então procurei evitar qualquer tipo de problemas, parei com brincadeiras, sou uma pessoa simpática mas na minha, não procuro por ninguém, mas ninguém me leva a sério.. meu namorado fala que eu não daria certo com outra pessoa, porque eu sou muito difícil... Com ele é porque eu peço por mais foco de nós dois no futuro pra adquirir algo, atenção e mais coisas de casal e ele só quer jogar, ficar ao telefone ligado o tempo todo em esportes, e não quer me dar o que eu peço. Me sinto perdida de mim mesma, não consigo criar um relacionamento saudável com quase ninguém, não consigo sair dessa situação, muitas das vezes eu penso o mesmo de mim, que sou o problema mesmo, e que ninguém vai gostar de mim, queria me isolar de todos, hoje em dia passei a não gostar de lugares públicos, sair ou conversar com as pessoas por até medo da reprovação de tudo que eu falo, muitas das vezes ouvi que sou chata, e me desanimei sobre fazer amigos. Comecei a me sentir desanimada com tudo, em fazer as coisas simples da vida como me cuidar, estudar ou tentar algo, procurar um outro emprego... Me paralisei nessa situação e no tempo que só passa, e eu me vejo perdendo momentos que poderia estar sendo incríveis na minha vida. Eu tenho muitos sonhos, abri mão de toda a minha vida pra estar aqui e tentar recomeçar, e parece que pela milésima vez tudo desmoronou, e eu ainda me sentindo o lixo que eles querem que eu me sinta, quero realizar meus sonhos, quero um lar em um lugar isolado na terra pra viver em paz com meus animais, não quero problemas com ninguém. Não consigo entender o que se passa comigo, com a minha vida, onde estão os problemas que são muitos e como começar a mudar tudo isso, alcançar meus objetivos.

A melhor resposta 8 MAI 2023

Olá Isabel, obrigado por compartilhar um pouco da sua história de vida conosco. Imagino como deve estar sendo um conflito para você não poder ser quem você é e sentir que os outros estão repreendendo seu comportamento. O primeiro ponto que posso ressaltar é que você está em outro país e a cultura é bem diferente. Esse choque cultural pode levar algumas pessoas a se sentirem excluídas ou isoladas, que é a desadaptação. Outro ponto é que no ambiente de trabalho nem sempre vamos encontrar colegas cordiais ou chefes compreensivos. Algumas pessoas tentam ser elas mesmas mas são reprimidas porque às vezes aquele comportamento é incompatível com o ambiente de trabalho. Cada local de trabalho tem sua cultura e suas regras, infelizmente o indivíduo tem que se adaptar a elas, quando essa adaptação não acontece isso gera sofrimento e sentimentos negativos e pode adoecer o trabalhador. Sei que não é fácil, mas uma alternativa para esse ponto talvez fosse procurar um trabalho onde você se sentisse mais realizada. Com relação a você, todos temos nossos traumas de infância, nossa bagagem pessoal de experiências que foram nos moldando ao longo da vida. Essas situações vão moldando nosso comportamento e nossa maneira de lidar com o mundo e de se relacionar com as pessoas. Uma sugestão que te dou é anotar o que você gostaria de fazer na vida, coisas que sejam possíveis e realizáveis. Avaliar um prazo razoável para realizar essas coisas, dividir ao longo do tempo essas tarefas e o que é necessário para alcançá-las. Quando nos sentimos perdidos em relação ao nosso propósito e objetivos colocar num papel ajuda a visualizar melhor. Por fim, fazer terapia pode ajudar a entender e lidar melhor com seus sentimentos e comportamentos. Então espero ter ajudado com a reflexão e boa sorte para você.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

8 MAI 2023

Olá Isabel.
Grata pelo envio das suas demandas. Todas necessitando especial atenção em relação à linha do tempo da história de sua vida. Aos 23 anos, você destaca as queixas inerentes a uma crise existencial. Trago a seguir destaques a partir do que você traz em sua pergunta:
- ocorreram traumas no passado;
- pontuação dos "pontos fortes" [brincalhona, divertida, sincera, ajuda os outros] versus "pontos fracos" [se impõe em momentos inadequados, no trabalho não é levada a sério, destrato da patroa em público];
- reconhece que precisa de conserto na vida;
Você enfatiza que colegas de trabalho lhe aconselham a aceitar normas comportamentais do ambiente de trabalho. Você então decide parar com brincadeiras.
Já na sua relação amorosa com seu namorado, há pontuações dele que você não daria certo com outro, por você ser difícil.
Você tenta investir em seu namoro com ações visando o futuro. E, ao que parece, seu namorado não corresponde ao que você pleiteia.
Você prossegue em suas queixas, reconhecendo sua dificuldade em criar relações saudáveis no geral.
Resumindo, você declara seu desejo por mudanças e alcançar seus objetivos.
Isto é valioso e importante para significativas alterações comportamentais suas. Torna-se imprescindível que você inicie seu atendimento psicoterapêutico.
Agende um horário comigo o mais breve possível para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica.
Abraços, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

7 MAI 2023

Isabel
Nossa, voce tem varias frentes por onde começar mudar...
Primeiro, precisa curar seus traumas, suas carências, sua dependência, através da Psicoterapia.
Depois, precisa corrigir informações que te foram passadas quando na tua infância voce deixou de lado a tua inteligência vital para seguir o que o meio te ensinou.
Precisa resgatar essa inteligência que é a bússola interna que orienta.
Não pode deixar que estas experiências travem a tua vida; precisa conhecer estas travas e liberá-las.
Precisa se conhecer, saber quem é voce de verdade, qual a sua real identidade e o teu objetivo de vida.
Se não conhece isso, aceita qualquer coisa e nada te realiza.
Mesmo estando em Portugal, pode fazer Terapia Online.
Abraços

5817 respostas

5 MAI 2023

Olá Isabel, li o seu relato e realmente sinto muito pela situação.
O que pude perceber é que as opiniões dos outros são de suma importância para você e que você valida essa opiniões sobre você mesma como verdades absolutas.
Buscar por um tratamento igualitário não te faz uma pessoa ruim ou difícil de lidar, até porque como você mesmo citou, isso já faz parte de você (pontuado no momento que você informa que cresceu em um ambiente onde era habitual lutar por seus direitos).
O trauma que sofreu aos 13 anos (sinto muito por você ter passado por isso inclusive), pode estar relacionado a essa necessidade pela validação do outro, mas não apenas isso, seria necessário uma análise mais apurada.

Lembre-se, o que o outro pensa sobre nós, está relacionado com as questões internas dele (criticas, julgamentos... normalmente são carregados pela percepção que eles possuem de mundo) e não necessariamente com você de fato.
Você precisa se compreender e talvez se (re)conhecer.

Será mesmo que você precisa mudar à você mesma por ser essa pessoa "difícil" de lidar (com base na concepção dos outros)?
Ou talvez você precise se compreender para se aceitar, e aí sim, mudar o que você acredita ser necessário e que te incomode de verdade?

O interessante seria que você procurasse auxilio psicológico para te ajudar entender essas questões.

Fico a disposição caso queira minha ajuda.

Priscila Santos Presente Dias
Psicóloga Clínica - Especialista em Neuropsicologia, Psicanálise e Psicologia Hospitalar.

Priscila Santos Presente Dias Psicólogo em São Bernardo do Campo

7 respostas

4 MAI 2023

Olá, Isabel!
Muito obrigado por seu relato.
Compreendo que esteja passando por um momento difícil e conflituoso em sua vida. É muito corajoso e importante que você tenha buscado ajuda ao compartilhar suas angústias. Como psicanalista, posso enfatizar a importância de fazer terapia psicológica para ajudá-lo a entender melhor suas emoções e comportamentos e, consequentemente, a descobrir formas de lidar com os desafios que enfrenta.
Parece que você tem alguns traumas do passado, incluindo abuso e exposição na internet. Esses eventos podem ter um impacto significativo em nossa vida emocional e afetar a forma como nos comportamos em situações futuras. É possível que esses traumas estejam afetando suas relações interpessoais no trabalho e com seu namorado.
Além disso, é comum para muitas pessoas enfrentarem dificuldades em lidar com suas emoções e lidar com situações estressantes, e isso pode estar impedindo você de alcançar seus objetivos. É importante entender que não há nada de errado em buscar ajuda profissional para superar essas dificuldades.
Na terapia, você terá um espaço seguro para explorar seus pensamentos e sentimentos, além de trabalhar em questões de autoestima, autoconfiança e habilidades de comunicação. Também poderá aprender a identificar seus padrões comportamentais e aprender maneiras saudáveis ​​de lidar com situações estressantes.
Lembre-se de que o processo de terapia pode levar tempo, mas é uma jornada importante para o crescimento pessoal e o desenvolvimento emocional. É uma oportunidade para se conhecer melhor, aprender a se amar e, finalmente, e poder perseguir seus objetivos para viver a vida que deseja.

Estou à disposição, envie uma mensagem.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

4 MAI 2023

Oi Isabel! Que bom que você escreveu! Para começar, o isolamento é a pior opção que as pessoas fazem. Viver em outro país, envolve muitos aspectos diferentes. Ter a iniciativa de mudar-se de país, junto com o contexto e razões de mudança, já é um ponto de partida para se entender alguns aspectos da personalidade da pessoa. Você escreveu aqui porque quer ajuda. Ajuda consistente e significativa é antecedida por estudo, pesquisa, avaliação. Pelo relatado, salvo outros dados, você é percebida como alguém que interage com comunicação que é vista como inadequada pela patroa. Será preciso entender isso. Também seu namorado, só querer jogar e entender que você somente dá certo com ele, são dados que precisam ser avaliados com cuidado. Há fortes sinais de que isso está inadequado.
Vamos aprofundar?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.