Tenho a autoestima muito baixa, me sinto feia, queria poder mudar isso em mim

Feita por >Flor · 3 mai 2020 Autoestima

Sempre tive a minha autoestima muito baixa, sempre me achei feia já cheguei a um ponto de me olhar no espelho e chorar por não estar satisfeita comigo mesma, apesar de nunca ninguém ter me falado que eu era feia eu não consigo me sentir bonita, já vive 2 relacionamentos anteriores que também não foram muito bons pra mim, mais hoje eu encontrei uma pessoa maravilhosa estamos namorando a 9 meses ele me trata muito bem é carinhoso comigo, gentil, amável, sempre me elogia diz que eu sou Linda!, mais eu mesmo assim me sinto insegura sempre tenho a mania de ficar me comparando com outras mulheres que nem conheço, achando que qualquer uma delas é mais bonita e mais interestante do que eu, e acabo pensando que meu namorado vai me trocar pela primeira mulher bonita que ele vê, e isso tá me fazendo muito mal acabei de completar 29 anos e sofro com essa baixa autoestima a anos e sinceramente eu não sei como tirar isso de dentro de mim.

A melhor resposta 21 DEZ 2021

A auto estima é a imagem que cada um tem de si mesmo, é a forma que a pessoa se enxerga, o valor que dá a si mesmo. Se você se enxerga de forma positiva, se você reconhece seu valor, isso vai gerar uma auto estima boa, agora se você se enxerga de uma forma negativa, vai ter uma baixa autoestima e com isso se sentir deslocada, inadequada que pode trazer vários prejuízos para sua vida tanto pessoal quanto profissional.
Para se sentir bem, é importante que você reconheça os seus valores, você é a única pessoa que pode fazer isso por você mesma.
Algumas características das pessoas com baixa autoestima
- Falta de confiança
- Medo de ser rejeitado
- Precisa de elogios e reconhecimento dos outros para se sentir satisfeito consigo mesmo
- Comparação, está sempre se comparando com outras pessoas
- Perfeccionismo
- Não reconhece seu valor e seu sucesso.
Para ter uma melhora da sua autoestima busque ajuda psicológica.
Fico à disposição
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

24 AGO 2021

Olá, boa tarde. Que bom que procurou uma forma de partilhar sua insatisfação sobre o que acha de sua aparência. Muito provavelmente isto tem lhe causado algum sofrimento. Contudo, percebo em sua fala dois pontos muito positivos e que certamente poderá lhe fazer bem. 1) afirma que ninguém nunca se referiu a você como uma mulher feia. Já avaliou o quanto isso é positivo? 2) Por outro lado embora avalie seus dois relacionamentos anteriores como ruins, neste momento está numa relação prazerosa. Certamente é uma relação que lhe faz bem, já que ele é gentil, carinhoso, amável e acima de tudo lhe faz elogios. Penso que você deve neste momento se ater a essa relação. Procure se desvencilhar destes pensamento negativos com relação seu namorado. Se sentir necessidade, procure uma ajuda psicológica, isto certamente lhe fará bem. Seja feliz.

Anônimo-390302 Psicólogo em Varginha