Como mudar uma concepção negativa que tenho de mim mesma?

Feita por >Leticia · 19 out 2017 Psicologia clínica

Eu tenho muita facilidade de acreditar em coisas negativas ao meu respeito, mas não consigo acreditar em nada positivo, nem mesmo quando alguém me elogia, na verdade, elogios na maior parte das vezes me incomodam muito.

A melhor resposta 20 OUT 2017

Oi Leticia
Seria interessante você buscar ajuda profissional para trabalhar sua autoestima e autoconhecimento. Não dá pra viver uma vida sendo inimiga de si mesma!
Cuide de sua saúde mental!
Um beijo
Erica Taylor
Niterói RJ

Anônimo-245300 Psicólogo em São Paulo

198 respostas

8 NOV 2017

Letícia, boa tarde! Dentro da terapia cognitiva chamamos de distorção cognitiva quando acontece uma situação como a que você descreveu, ou seja, alguém acreditar e dar mais peso para informações negativas a seu respeito do que a positivas. A psicoterapia pode te ajudar a entender porque isso acontece e modificar essa maneira de pensar, procure ajuda. Estou à disposição, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

22 OUT 2017

Olá Letícia, se você tiver oportunidade recomendo muito que comece psicoterapia.
Você poderá ter uma grande ajuda para aprender a focar nos seus pontos positivos, se valorizando mais e aos poucos ganhando mais segurança.
Ter auto carinho não é simples, mas é possível e pode deixar a vida mais leve.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

20 OUT 2017

Olá Leticia! Deve ser difícil estar sempre se indentificando com coisas que te colocam pra baixo né? Imagino que isso te traga tristeza. Como muitos dos colegas já falaram aqui, acho que a psicoterapia seria um bom caminho pra você compreender melhor o que te faz acreditar apenas nos aspectos negativos sobre você mesma e descartar os elogios. Seria um espaço para olhar mais pra você e construir uma auto imagem a partir dos seus próprios parâmetros. Espero que fique bem! Estou a disposição. Abraços!

Camilla Moreira de Oliveira Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

20 OUT 2017

Oi Letícia,
Pelo que você relata sua auto estima está fragilizada, então mesmo ao receber vários elogios você não se convence de que são reais. A Psicoterapia poderá auxiliá-la no resgate a uma boa auto estima, busque ajuda de um profissional.
Abraço,
Kaline Anjos.

Kaline Anjos Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

20 OUT 2017

Ola Letícia!
Esra sensação e dificuldade é sinal de baixa autoestima.
O indicado é que você inicie a psicoterapia para reconstrução e resgate dela através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional.
Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 OUT 2017

Olá Letícia, boa noite. Busque a ajuda de um psicólogo. Seria importante investigar em psicoterapia o motivo dessa distorção da sua autoimagem e trabalhar no fortalecimento da sua autoestima. Seja gentil consigo mesma, observe os seus sentimentos e se nutra de autoamor. Boa sorte. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

20 OUT 2017

Oi Letícia,
Se você tem um conceito baixo de si, qualquer opinião positiva parece mentirosa.
Sugiro que procure ajuda terapêutica para se conhecer melhor e trabalhar sua auto estima. Assim você se sentirá melhor a respeito de si!

Estou à disposição,
Um abraço

Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

20 OUT 2017

Boa noite Letícia,

O acompanhamento terapêutico poderá ajudá-la nessa questão, buscando aprofundar crenças distorcidas que podem influenciar nesta sua percepção de si mesma.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

19 OUT 2017

Temos que verificar o que está por trás dessa crença de que você não pode aceitar elogios.
Será que você não se permite confiar em você para não se frustar em seguida? A confiança gera uma expectativa. Não temos a chance de cair se não nos levantamos.

Psicóloga Virna Lima Psicólogo em São Paulo