Ser egoísta ou abrir mão de mim mesma?

Feita por >Luísa · 6 jul 2023 Terapia de casal

Meu marido e eu sairemos de férias por 2 semanas e o destino será a cidade natal dele. Vamos para lá todos os anos e eu sempre o acompanho nos compromissos dele que nem sempre envolvem descansar ou turistar. Este ano, eu o pedi que pelo menos 1 semana aproveitássemos para descansar e ficar só nós dois porque eu precisava relaxar da minha rotina estressante de trabalho. Ele disse que seria ótimo, porém o tempo foi passando e eu tive que me contentar com pelo menos 4 dias, depois 2 dias e agora, o escutei contar a um familiar seus planos para a viagem que não incluíam nenhum dia de descanso para nós. Fiquei muito chateada. Conversei e ele disse que não podia mudar porque tem responsabilidades. Ao ver minha tristeza dias depois, disse que tentaria deixar alguns dias para nós dois, mas agora eu nem me importo mais, me sinto desvalorizada. Por outra parte, sei que não sou obrigada a nada, então, estava pensando em fazer, eu mesma, meu roteiro de turismo e descanso pela cidade, sozinha, e encontrá-lo na 2ª semana. Mas me sinto egoísta e que ele e os familiares me veriam assim também. Mas por que sou sempre eu que tenho que abrir mão? Estou triste e confusa.

A melhor resposta 7 JUL 2023

Luisa,
Voce está perfeitamente correta!
Faça o teu roteiro, já que no dele, ele não te contemplou.
Se ele não tem consideração por voce, voce precisa ter por voce mesma!
Não se incomode se isso provocar conflitos... eles surgem para criar consciência e provocar crescimento.
Isso não é egoísmo não; é cuidar de si mesma.
Em ordem de importância, partindo de ti mesma, voce é a pessoa nº 1; ele, como seu companheiro, é a segunda e os filhos, se tem, estão em 3º lugar; em 4º estão os outros, incluindo a família.
Partindo dele, ele é a pessoa nº 1; voce, como sua companheira, é a segunda e os filhos estão em 3º lugar; em 4º estão os outros, incluindo a família.
Como casal, podem combinar como querem levar a vida juntos, sem que um se sinta sempre sacrificado em função do outro.
Abraços

5817 respostas

7 JUL 2023

Bom dia, Luísa,
Por que seria egoísmo da sua parte fazer algo que você gosta e quer tanto, e seu próprio marido não te apóia?
Já pensou nos pilares de uma relação saudável? É necessário que cada um tenha o seu tempo e a sua individualidade, para que o encontro e a relação seja sólida e consistente.
Ele sabe que é importante pra você, e mesmo assim não se importou. Então, SEJA egoísta com aquilo que você quer. Faz parte de ser individual, e se a relação for mesmo importante pra ele, ele vai dar um jeito de participar.
Não deixe o seu brilho ser ofuscado pelos compromissos dos outros. Seja você, e valorize o que é importante pra você. Tenho certeza que ele vai saber te dar o devido valor. DESDE QUE você seja a primeira a se valorizar.
A psicoterapia pode ajudar a alinhar estes fatores de atenção e interesses. Se quiser conversar melhor, fico à disposição.
Será um prazer ajudar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

7 JUL 2023

Olá Luísa! Que bom que você escreveu. Abrir mão de si mesma é uma impossibilidade. Toda pessoa que abre mão de si mesma, anula suas vontades, suas atividades, passa a ser submissa, não oferecendo parâmetros para aqueles com os quais convive, deixando assim, a outra pessoa na solidão e com total responsabilidade por duas vidas. De outro lado, convivência exige diálogo, argumentação, tolerância, flexibilidade, responsabilidade. Passar alguns dias por ano, algumas vezes por ano, sozinho, sem marido ou mulher, é algo muito saudável, amadurecedor, resgatador da essência, da autonomia. Isso precisa ser sensata e harmonicamente compreendido e elaborado pelos dois.
Pode ser que seu marido já tenha amadurecido e lide de forma positiva com tua ideia.
Conversem! Dialoguem! Ponderem! Sejam recíprocos! Respeitem-se.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.